Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Assetto Corsa Competizione Review (PS5) - Simulação pura

Chega finalmente às consolas PS5 e Xbox Series.

Problemas técnicos retiram o brilhantismos que deveria atingir. As bases estão criadas para melhorias em futuras atualizações.

Quem anda por estas andanças do mundo da simulação virtual do desporto automóvel sabe perfeitamente tudo sobre Assetto Corsa Competizione, sendo neste momento um dos jogos prediletos de todos os pilotos virtuais. O título da Kunos Simulazioni conquistou o seu lugar por mérito próprio, com uma abordagem muito fidedigna na recriação das corridas de carros. Transportou para nossas casas esta paixão, com uma intensidade que poucos conseguem, mas, sobretudo, com uma enorme atenção à simulação pura e dura. A aposta é clara e sem rodeios, criar um simulador o mais perfeito possível, indo direto ao assunto sem grandes alaridos e com apenas uma categoria em mente, a classe GT.

As consolas da anterior geração tiveram o lançamento de Assetto Corsa Competizione em julho de 2020, mas tinha um enorme problema, corria apenas a 30 fotogramas por segundo. Não é aceitável num jogo de simulação jogar-se a 30fps, e por vezes até menos, resultando numa experiência completamente errática e sem reais possibilidades de sucesso. É um tanto incompreensível, mas foi o que aconteceu com Assetto Corsa Competizione (ACC) nas consolas Xbox One e PlayStation 4. Por mais trunfos que tivesse nunca conseguiria conquistar os aficionados. Quem de seu perfeito juízo iria dispensar horas do seu precioso tempo num título com problemas de reação? Sim, a versão de 2020 para consolas tem um input lag absurdo, que é percetível a olho nu.

Na nossa review realizada por Vítor Alexandre, ele refere as "assinaláveis quebras de frame rate, especialmente quando o aglomerado de veículos é maior. É um tanto frustrante nunca conseguir uma condução polida e rápida pois nem os 30 fps são constantes". Esta frase descreve a experiência de jogo que vos esperava na versão PS4 e Xbox One, nada aceitável para o que é suposto ser um simulador de corridas GT. Podem sempre ler a nossa review à versão da anterior geração, muita coisa ainda é válida para esta atualização da nova geração de consolas.

Cover image for YouTube videoAssetto Corsa Competizione - Release Date Announcement Trailer | PS5

Input lag ainda percetível

Mas finalmente temos agora a chegada da versão para as consolas mais poderosas, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. As coisas deram um salto substancial, com a passagem para os 60 fotogramas por segundo, melhorias na resolução e texturas, adição de mais elementos, tanto nos carros como nas pistas, e melhoria significativa no tempo de resposta. É a versão que deveria ter sido disponibilizada há 2 anos atrás, mas que pelos vistos só as capacidades das novas máquinas a puderam concretizar.

Obviamente que o retardar da versão PS5 e Xbox Series X|S retirou muito do seu impacto, esta demora prejudicou em muito a sua popularidade no universo das consolas, e a real dimensão da adesão a longo prazo por parte de novos pilotos permanece uma grande incógnita. Um lançamento tem de ser robusto e eficaz, e este desfasamento temporal colocou ACC na garagem do esquecimento. Mas a verdade é que está agora muito competente, devo dizer até com grande qualidade em todos os parâmetros. É uma transcrição bem mais fiel da versão PC para o universo das consolas. É mesmo de lamentar esta demora de quase dois anos.

Apesar dos grandes progressos aqui feitos ainda temos algumas ressalvas, sendo ainda uma delas a presença de algum input lag, incompreensível mesmo. Certo que a latência está mais reduzida, mas é notada quando fazemos viragens mais rápidas e até correções de trajetória. Quando temos a visão do volante, é notório que a imagem que estamos a observar não é inteiramente fiel ao movimento das nossas mãos, ou dedos se jogarem de comando. O pormenor da latência coloca qualquer piloto virtual com dúvidas na hora da aquisição de ACC.

Inconsistências visuais e diversos bugs

Outro reparo que deve ser feito está relacionado com o visual apresentado, certo que é apenas uma atualização em relação às consolas da anterior geração, mas poderia ter sido feito muito mais. Um dos exemplos são os retrovisores, que possuem uma péssima resolução da imagem, penso que é a mesma qualidade das consolas mais antigas. Está tudo com muitos píxeis e sem definição, apesar de cumprir com o propósito. Também detetei alguns bugs, como o retrovisor virtual nem sempre funcionar, o multijogador por vezes algo errático, o mapeamento dos botões a desaparecer, não poder trocar entre o volante e comando instantaneamente, ficar em som após um embate forte na parede, e bastantes mais. Há muito trabalho a fazer no campo da correção de bugs.

Cover image for YouTube videoAssetto Corsa Competizione - Launch Trailer | PS5

Base sólida que precisa de polimento

Assetto Corsa Competizione é recebido com algumas reservas, em parte devido à referida latência combinada com vários bugs que a Kunos Simulazioni precisa de corrigir. Mas está criada uma base sólida que poderá a longo prazo tornar-se incontornável para os puristas da simulação de jogos de corrida. Também seria excelente a adição cross-play entre as consolas e até PC, juntando vários ecossistemas para corridas ainda mais intensas.

Para quem prefere um jogo completamente virado para a categoria GT, com uma forte implementação vinculada à simulação e sem espaço para erros, onde a curva de aprendizagem é muito célere, Assetto Corsa Competizione será mesmo a tua pista. Não te irás arrepender, e agora com todas as capacidades das novas consolas PlayStation 5 e Xbox Series X|S consegue esticar a fluidez e ser o que deveria ter sido na anterior geração. Boas corridas!

Prós: Contras:
  • Agora a 60fps
  • Algumas melhorias visuais
  • Um simulador como nenhum outro
  • Sonoridade permanece intacta
  • Apenas carros GT
  • Algum input lag
  • Muitos bugs

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Assetto Corsa Competizione

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Related topics
Sobre o Autor
Adolfo Soares avatar

Adolfo Soares

Director

É o nosso homem do PC, por isso qualquer coisa é com ele. É também responsável pelo Eurogamer, bem como dá uma perna nas notícias.

Comentários