Novo jogo do criador de Bioshock não será lançado tão cedo

O desenvolvimento está a ser um inferno, comentam ex-funcionários.

Já lá vão quase oito anos desde que recebemos a notícia de que a Irrational Games, o estúdio que desenvolveu Bioshock e Bioshock Infinite, ia fechar. Naquela altura, parecia um contra-senso que um estúdio tão bem sucedido estava prestes a deixar de existir, mas Ken Levine, o director e a mente por detrás de Bioshock, afirmava estar esgotado do desenvolvimento de jogos AAA.

O plano de Ken Levine era abrir um novo estúdio, com uma pequena fracção da equipa que constituía a Irrational Games. E foi isso o que aconteceu. Assim nasceu a Ghost Story Games, um estúdio de dimensões indie com a liberdade para experimentar diferentes conceitos e ideias, sem a pressão que habitualmente existe por detrás dos grandes projectos.

A descrição do estúdio parece ser o sonho de muitos produtores, todavia, passado todo este tempo, as coisas não estão a correr tão bem como deviam. O Bloomberg publicou, com base nas declarações ex-funcionários da Ghost Story Games, um artigo que pinta uma situação complicada. Os funcionários estão cansados da direcção de Ken Levine, que descarta meses de trabalho num instante.

"As coisas não estão a correr tão bem como deviam"

O prazo inicial para o novo jogo de Ken Levine era 2017, mas o tempo foi passado. Estamos em 2022 e ainda não existe um prazo fixo para o projecto estar terminado. O conceito do jogo é descrito como narrativa LEGO. A ideia é que a experiência de cada jogador seja única, com as personagens a reagir diferente dependendo das acções do jogador.

O género seria, tal como Bioshock, um jogo de tiros de ficção científica. Desta vez o palco seria uma estação espacial, habitada por três facções. Cada uma das facções poderia ser aliada, inimiga ou algo no meio, dependendo das acções do jogador. De acordo com os relatos de dois funcionários, em 2016 havia uma versão com níveis ricos e elaborados, ostentando gráficos tridimensionais.

ken_levine_bioshock
Ken Levine, o criador de Bioshock e líder da Ghost Story Games.

Um dos problemas que está a atrasar o desenvolvimento é a ambição de Ken Levine. Os ex-funcionários dizem que quer desenvolver um jogo de qualidade AAA com um fracção dos recursos. Pelo lado positivo, a abordagem relaxada do estúdio não tem exigido crunch dos funcionários, mas nem tudo é um paraíso. Um ex-programador de IA diz que Ken Levine pode ser tanto "encantador e carismático" como "tornar-se temperamental, enervar-se e apontar o dedo a um indivíduo, repreendendo-o em frente aos colegas".

"Cada uma das facções poderia ser aliada, inimiga ou algo no meio, dependendo das acções do jogador"

Surpreendentemente, apesar dos atrasos, a Take-Two está a dar todo o tempo e liberdade a Ken Levine, possivelmente porque espera algo tão grandiosos e influente como Bioshock. Entretanto, há funcionários que depois de terem feito faísca com Levine, simplesmente deixam de aparecer. Outros simplesmente ficaram cansados de repetir o ciclo, como é o caso de Mike Snight, que foi um dos 11 escolhidos da Irrational Games para continuar na Ghost Story.

Mike Snight era um designer de níveis na Irrational Games e continuou com Ken Levine no seu novo estúdio, mas acabou por sair eventualmente. Sobre isso, comentou com o Bloomberg que "É muito difícil de trabalhar para uma pessoa como o Ken".

"Acho que ele tentou muito mudar, e realmente dá-se melhor na sua companhia do que na Irrational Games porque é um grupo mais pequeno de pessoas", continuou Snight. Porém, o designer queixou-se que "quando andas continuamente em ciclos e já não alinhas, ficas cansado de fazer parte disso, eu já não estava contente".

Neste momento, metade da equipa original da Ghost Story Games já deixou o estúdio.

Salta para os comentários (2)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

God of War PC receber trailer ultrawide

Sony mostra alguns dos encantos da nova versão.

Artigo | The Settlers - Um regresso ao passado

Já lá vão mais de 10 anos...

Monster Hunter Rise - truques e dicas para iniciantes

Tudo o que deves saber sobre Monster Hunter Rise.

Hitman 3 Ano 2 terá modo roguelike, compatibilidade RV e novo mapa

Trilogia chegará ao Game Pass ainda em janeiro.

Comentários (2)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários