Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Microsoft relembra como foi rejeitada a proposta da Rockstar para colocar GTA 3 na Xbox original

Não acreditavam na transição para 3D.

A Microsoft apresentou o fascinante documentário Xbox: Power On, no qual fala dos 20 anos da sua divisão Xbox, desde a génese até ao momento atual. Como seria de esperar, é um documentário repleto de momentos curiosos.

Um dos momentos abordados é quando a Microsoft rejeitou a proposta da Rockstar Games para colocar Grand Theft Auto 3 na Xbox original em 2001, uma decisão que resultaria num fenómeno de vendas disponível na PS2 da Sony, como exclusivo temporário.

A situação é abordada no terceiro episódio do documentário, onde vários membros da equipa Xbox original falam dos preparativos para o lançamento, que contou com uma digressão pelos Estados Unidos para falar e convencer criadores de jogos que a consola teria sucesso.

Nessa digressão, conta Kevin Bachus, na altura o responsável pelas relações com estúdios externos, a Microsoft foi abordada por "uma pequena editora" que planeava revisitar um dos seus jogos PC 2D, mas um grupo de "novos executivos importantes na Xbox" analisaram a proposta e decidiram que o jogo não iria transitar bem do 2D.

"Sentiram que era complicado," diz Bachus, "não entenderam a interface, pensaram que era baseado num jogo que não tinha assim tanto sucesso. Para a minha surpresa, foi rejeitado."

Grand Theft Auto 3 é o jogo rejeitado e como sabes, tornou-se exclusivo temporário da PS2 e acabou por vender mais de 14.5 milhões de unidades, lamenta Bachus que diz ainda "foi o jogo mais vendido de 2001 e teria sido o mais vendido de 2002 se não fosse batido pela sua própria sequela."

Esta não é a primeira vez que ouvimos a história de como a Microsoft permitiu à PS2 obter um dos seus maiores trunfos, mas é certamente uma curiosidade, especialmente num documentário da companhia.

Power On: The Story of Xbox, trailer oficial.Ver no Youtube

Read this next