Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sony mostra capacete VR com 8K e baixa latência

O futuro da realidade virtual?

A Sony revelou hoje um capacete de realidade virtual protótipo que impressiona pelas suas dimensões reduzidas e capacidade para entregar resolução 4K em cada olho, perfazendo um total de 8K.

O capacete consegue projectar espaços 3D de alta definição recorrendo a novos processos de sensores de imagem que permitiram criar micro-ecrãs OLED com elevada densidade de pixels. O resultado é uma qualidade de imagem impressionante, apesar dos ecrãs miniatura.

O potencial dos micro-ecrãs está na redução das dimensões do capacete. Com ecrãs mais pequenos e com maior densidade de pixels, pode-se reduzir o tamanho do dispositivo e torná-lo mais confortável para os utilizadores.

A Sony também conseguiu reduzir a latência do sistema inteiro recorrendo a "integração de dados de múltiplos sensores". Deste modo, o tempo de resposta ao movimento do utilizador é menor, reduzindo o perigo para o enjoo de movimento, um problema comum para quem experimenta capacetes de realidade virtual.

Este protótipo que a Sony mostra no vídeo pode ser a primeira amostra do PlayStation VR 2, que está oficialmente confirmado para a PS5. Segundo as informações mais recentes, o PS VR 2 terá 4K, HDR, um ângulo de visão de 110 graus, e feedback háptico.

Ver no Youtube

Read this next