Ex-funcionária da PlayStation processa a companhia por alegada discriminação

Diz ter sido despedida após apresentar queixa de discriminação.

Uma ex-funcionária da PlayStation decidiu processar a Sony Interactive Entertainment na Califórnia alegando que a companhia "cultiva um ambiente de trabalho discriminatório contra as funcionárias femininas", processando a companhia por discriminação de género, assédio e término ilegal de contrato.

O documento legal foi submetido a 22 de novembro por Emma Majo (obrigado ao Axios), ex-funcionária da SIE que acusa a companhia de "violar" leis laborais e promover discriminação entre géneros.

Majo trabalhou na SIE em 2015 e diz que as funcionárias femininas não são remuneradas de igual forma aos funcionários masculinos que desempenham trabalhos similares e queixa-se que as mulheres viram promoções negadas.

Os gestores da Sony são acusados de não ficarem sozinhos numa sala com uma mulher de porta fechada e que um deles nem sequer fala com mulheres, ignorando pedidos enviados pelas funcionárias, mesmo que os assuntos sejam idênticos aos dos funcionários, que recebiam resposta.

Majo diz que questionou frequentemente os gestores se teria direito a uma promoção, mas a resposta nunca chegava e diz que tentou ser promovida, mas acabou despromovida após questionar sobre o assunto, enquanto homens recebiam promoções.

A SIE é acusada de lidar de diferentes formas com homens e mulheres que trabalham na companhia e em 2021 Majo enviou uma mensagem à Sony, na qual descreve a discriminação da qual foi alvo e pouco depois recebeu uma carta a dizer que estava despedida.

Esta acusação de Majo chega num momento em que a Activision Blizzard está debaixo de fogo devido a polémicas internas, após algo similar ter acontecido na Ubisoft, levantando novamente as atenções para o quão abrangente parece ser esta problemática.

Salta para os comentários (27)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

PlayStation submeteu nova patente para a retrocompatibilidade

Mark Cerny e a sua equipa conseguiram novos avanços.

Rumor: Cartões PlayStation Now retirados da lojas no Reino Unido

Concorrência ao Game Pass da Microsoft está para breve?

Guardians of the Galaxy Vol. 3 será um filme diferente do que as pessoas esperam

James Gunn diz que a Marvel Studios está empolgada com o que já viu.

Também no site...

Comentários (27)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários