Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Xbox celebra hoje o seu 20º aniversário

O lado verde.

A Xbox está de parabéns! Faz hoje 20 anos desde que a primeira consola da marca foi lançada para o mercado.

A primeira consola Xbox surgiu do desejo da Microsoft de competir com a PlayStation 2 da Sony. Depois de já ter colaborado com a Sega ao transportar o Windows CE para a Dreamcast da Sega, a Microsoft colocou quatro dos seus engenheiros a criar uma caixa tipo consola com suporte para DirectX.

Foi daí, do nome DirectX Box, que surgiu o nome da consola Xbox. Inicialmente, a equipa de marketing não gostou do nome, mas uma sondagem entre os consumidores revelou que Xbox era um nome muito mais popular do que as alternativas. Assim nasceu então a Xbox.

A Xbox chegou primeiro à América do Norte a 15 de Novembro de 2001, tendo sido lançada em Fevereiro d 2002 no Japão e depois em Março na Europa e Austrália. No mesmo ano, a Microsoft inaugurou o Xbox Live, um serviço para jogar online e fazer de download de conteúdos.

O primeiro Halo (e posteriormente a sequela) juntamente com o Xbox Live tornaram-se nas duas grandes forças da consola, que acabou por vender 24 milhões de unidades. A consola seguinte da Microsoft, a Xbox 360, foi um sucesso muito maior, com mais de 85 milhões de unidades vendidas.

As consolas mais recentes da marca são a Xbox Series X e Series S. Ambas ficaram disponíveis em 10 de Novembro de 2020. Para além destas consolas, a marca agora é sobretudo conhecida pelo Xbox Game Pass, um serviço de subscrição que te dá acesso a centenas de jogos por um preço apelativo.

Quais são as tuas memórias da primeira Xbox? Partilha nos comentários connosco.

Historial das consolas Xbox

  • Xbox - 15 de Novembro de 2001 (América do Norte)
  • Xbox 360 - 22 de Novembro de 2005 (América do Norte)
  • Xbox One - 22 de Novembro de 2013 (América do Norte)
  • Xbox Series X | S - 10 de Novembro de 2020 (Mundial)

Read this next