Just Dance 2022 review - Quem dança seus males espanta

O jogo para quem gosta de dançar.

Ainda que as novidades se resumam às novas músicas, Just Dance 2022 é um jogo divertido e que espalha bem-estar para quem gosta de dançar.

Quando os controlos por movimentos invadiram a indústria dos videojogos (uma consequência do sucesso da Nintendo Wii), não faltavam jogos de dança. Tínhamos o Dance Central para o Kinect, o Zumba Fitness para multiplataforma, títulos dedicados a bandas / artistas como Abba: You Can Dance e Michael Jackson: The Experience, e muitos outros. Actualmente, se queres um videojogo de dança, só existe praticamente uma escolha: Just Dance. Apesar da febre dos controlos por movimento ter abrandado bastante, a Ubisoft continua a lançar todos os anos um novo Just Dance e 2021 não é excepção.

Confesso que, por norma, é um jogo que passa debaixo do meu radar, mas devido às condições actuais em que vivemos, chamou-me a atenção e tive uma grande vontade de jogar. Os bares e as discotecas já abriram, mas ainda não me sinto confortável em meter-me no meio de tanta gente, ainda que esteja vacinado. Por outro lado, tenho sentido imensas saudades de dançar, daquela vontade que tens de te mexer quando ouves uma música que adoras. Qual é a melhor solução que encontrei? Just Dance 2022.

Deves estar a pensar que quem quer dançar não precisa realmente de um jogo, basta Spotify e uma coluna portátil, por exemplo. É certo, mas o jogo da Ubisoft ajuda bastante a criar uma atmosfera festiva e ainda te ensina uns novos movimentos de dança. Como bónus, tem ainda um modo Sweat que calcula as calorias que estás a perder enquanto danças. Adoro fazer exercício, mas correr é algo que me aborrece muito rapidamente. Just Dance 2022 junta assim o útil ao agradável, deixando que te divirtas a dançar enquanto fazes exercício cardiovascular.

Quantas músicas tem Just Dance 2022?

Esta edição de Just Dance introduz mais 40 músicas. Apesar do 2022 à frente do título, não significa que todas as músicas presentes foram lançadas este ano. Há diversas músicas como "Rock Your Body" de Justin Timberlake, "Chandelier" da Sia, "Last Friday Night" de Katy Perry, e "You Make Me Feel" de Silvester que são originárias de diferentes décadas. A selecção musical é muito boa, com faixas de variados géneros musicais, incluindo do popular K-Pop. Gostei de quase todas as músicas que dancei, mas se tivesse que apontar uma que gostaria que fosse substituída por outra, seria "Human" de Sevdaliza. O ritmo é estranho, assim como a coreografia. A lista completa de músicas está no vídeo a seguir:

As coreografias desta edição são bastante energéticas e não existem muitas músicas brandas. Pessoalmente, não me incomoda e até agradeço para queimar calorias. Apesar da maioria das danças ser movimentada, existem algumas mais simples do que outras, mas senti falta de estarem ordenadas por dificuldade de coordenação (apenas existe ordenação por intensidade). Por exemplo, a música "Last Friday Night" de Katy Perry tem uma coreografia fácil de aprender e sem movimentos complicados, mas não existe forma de saber isto de antemão. Um filtro destes seria útil para quem não se sente muito à vontade a dançar, mas quer melhorar.

"As coreografias desta edição são bastante energéticas e não existem muitas músicas brandas"

Os videoclipes que acompanham as coreografias são vibrantes, originais e ajudam o jogador a entrar no ritmo. É um jogo que transmite alegria e diversão instantaneamente, seja quando jogas sozinho ou acompanhado. Existem músicas apropriadas para dançar em grupo, com até quatro jogadores, mas outras nem por isso. Há músicas em que as coreografias podem-se tornar confusas para o segundo jogador, porque a personagem correspondente no ecrã não é sempre a mesma. Um jogador experiente não terá problema em perceber o que está a acontecer, mas um leigo ficará confuso porque a personagem que lhe correspondia estava na direita, foi-se embora e aparece outra personagem na esquerda - e agora tem de imitar a coreografia dela.

A maioria das músicas depende do Just Dance Unlimited

O Just Dance Unlimited é um serviço integrado em Just Dance 2022 e que já existia nos capítulos anteriores. Aos subscreveres a este serviço, terás acesso a uma biblioteca superior a 700 músicas, importadas dos anteriores jogos da série. O único problema é que há que pagar pelo serviço, nomeadamente 3,99 euros por um mês ou 24,99 euros por 12 meses. O preço não é excessivo e ultimamente não és obrigado a subscrever, contudo, a interface do jogo faz questão de te lembrar constantemente de que não és subscritor do serviço e, por isso, não estás a ter acesso a todas aquelas músicas fixes. Mediante a versão de Just Dance 2022 que comprares, recebes 1 mês gratuito de Unlimited ou 3 meses (no caso da Deluxe Edition).

Independentemente de seres subscritor ou não do serviço Unlimited, terás sempre acesso às 40 músicas incluídas em Just Dance 2022. Os argumentos do jogo para quem já comprou edições anteriores não são fortes. A grande novidade são as novas músicas e videoclipes, o resto é praticamente igual. Para além do modo Sweat, há um modo Kids que se pode seleccionar no menu principal para aceder a coreografias especialmente desenhadas para crianças. É um jogo bastante inclusivo, fácil de introduzir em festas e reuniões e com diversão garantida para toda a gente. No nosso caso, jogámos a versão da Nintendo Switch com os Joy-Con, mas também é possível utilizar um smartphone como controlador de movimentos através da aplicação Just Dance. O processo de configuração é simples e fácil.

"É um jogo bastante inclusivo, fácil de introduzir em festas e reuniões e com diversão garantida"

Já não jogava um Just Dance há bastante tempo, se bem que recordo, desde a edição de 2016. Compreendo, por isso, que a diversão que extraí desde novo capítulo foi possivelmente muito maior do que aquela que alguém obteria se tivesse jogado a edição de 2021. Apesar de ser muito igual aos anteriores, é uma fórmula divertida.

Prós: Contras:
  • Muito divertido para quem gosta de dançar
  • Grande variedade de coreografias
  • Videoclipes energéticos e animados
  • Boa selecção musical
  • Modo Sweat é útil para quer queimar calorias
  • Dependente do Just Dance Unlimited
  • Não há novidades para além das novas músicas
  • Pequenas inconsistências no registo de movimentos dos Joy-Con

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Salta para os comentários (1)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Os melhores jogos para oferecer este Natal a quem tem uma PS5

Estás com dúvidas em qual comprar? Nós ajudamos.

Netflix mostra pequeno teaser da série Resident Evil

Cerberus é a estrela desta pequena amostra.

Novas informações sobre BioShock 4

Das profundezas até às nuvens, para aterrar na Antártica.

Cristiano Ronaldo eleito como um dos melhores da Champions em FUT22

Os melhores da Fase de Grupos chegam ao jogo.

Comentários (1)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários