Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Marty Party Superstars review - Recuperar o passado

Uma espécie de Best Of, mas um tanto limitado.

Continua a ser um jogo divertido para festas, mas havia oportunidade para incluir mais conteúdos e desbloqueáveis.

Estamos a passar por um momento na indústria dos videojogos em que as remasterizações e remakes são altamente apetecíveis. Para os jogadores, é uma oportunidade de redescobrir títulos clássicos refeitos com todas as potencialidades das tecnologias modernas de desenvolvimento de videojogos. Para as editoras, é uma aposta relativamente segura, uma forma de obter lucros sem o risco e os custos de criar algo de raiz. Com Mario Party Superstars, a Nintendo seguiu, de certa forma, esta abordagem. Não é um remake ou remaster a 100%, mas reutiliza os conteúdos de jogos anteriores da série.

Mario Party Superstars acaba por ser uma espécie de Best Of da saga. Tendo em conta que este é já o décimo segundo jogo da série (não contando com os spinoffs para consolas como a DS e 3DS), a ideia parece-me excelente. É pena, portanto, que os conteúdos reaproveitados estejam limitados aos títulos da Nintendo 64 e Gamecube. Todos os tabuleiros disponíveis são remakes dos jogos da era Nintendo 64. Aqui está a lista completa:

  • Yoshi's Tropical Island (Mario Party 1)
  • Peach's Birthday Cake (Mario Party 1)
  • Space Land (Mario Party 2)
  • Woody Woods (Mario Party 3)
  • Horror Land (Mario Party 2)

A quantidade de tabuleiros está, mais ou menos, em linha com os títulos anteriores, mas tratando-se de um Best Of, havia oportunidade, e creio que era indicado, incluir mais tabuleiros. Quanto aos mini-jogos disponíveis, aí a Nintendo já alargou mais a selecção. Há 100 mini-jogos importados não apenas dos Mario Party da Nintendo 64 como também da Gamecube e Wii. Os mini-jogos são extremamente variados e muito divertidos, vais precisar de jogar um número considerável de partidas para voltares a encontrar o mesmo mini-jogo.

A diversão com mais jogadores é garantida

Qualquer modo disponível, seja o clássico modo de tabuleiro ou a montanha de mini-jogos, pode ser jogado contra a inteligência artificial. Até podes escolher individualmente o nível de dificuldade das personagens controladas pela IA. Pode ser impressão minha, mas das partidas que joguei contra a IA, saiu sempre beneficiada. Calham bastantes vezes em casas da sorte ou em casas de itens, mas ultimamente, este é um jogo muito dependente da sorte. O nível de dificuldade da IA parece estar relacionada com a destreza exibida nos mini-jogos e tomada de decisões no tabuleiro.

Ver no Youtube

Ainda que possas jogar contra IA, o mais divertido é jogar com outras pessoas. Em Mario Party Superstars podes jogar com outras pessoas de várias formas, seja por ligação à Internet, com outras consolas à tua volta, ou na mesma consola. O conceito do jogo continua a ser o mesmo de sempre. Quatro jogadores a competir num tabuleiro para ver quem acumula mais moedas e, mais importante, mais estrelas. A ordem de jogada é decidida antes da partida, e depois em cada turno cada jogador pode lançar o dado e percorrer as casas do tabuleiro conforme o número que saiu.

"O conceito do jogo continua a ser o mesmo de sempre. Quatro jogadores a competir num tabuleiro para ver quem acumula mais moedas"

Cada tabuleiro disponível tem um nível de dificuldade associado. A Yoshi's Tropical Island é o tabuleiro mais simples, enquanto a Horror Land é o mais complicado. A dificuldade está relacionada com a complexidade do tabuleiro. Por exemplo, no tabuleiro Woody Woods existem toupeiras que trocam todos os turnos as tabuletas que controlam a direcção em pontos de bifurcação, o que torna tudo mais imprevisível. No final de cada turno, segue-se um mini-jogo em que o vencedor soma 10 moedas. Nem sempre os mini-jogos são de todos contra todos, por vezes há mini-jogos de 2 vs 2 ou de 1 vs 3.

Uma montanha de mini-jogos

Como as partidas clássicas em tabuleiro duram, no mínimo, uns 20 minutos (podes escolher o número de rondas, mas o mínimo são 10 rondas), se quiseres competir rapidamente com outros jogadores tens um modo à parte em que podes desfrutar exclusivamente dos mini-jogos. Para além de poderes escolher que os tipos de mini-jogos - estão ordenados em diferentes categorias como familiares, destreza, desporto, etc - podes optar por competir apenas 2 vs 2 ou 1 vs 3. Esta configuração é ideal para festas ou descontração familiar. Um casal pode competir contra o outro ou dois irmãos podem competir contra os pais.

Não morras esmagado! Neste mini-jogo, um jogador atira pedras por uma descida, enquanto os outros três têm que se desviar e chegar ao topo.

Nem todos os mini-jogos são justos ou equilibrados. Há vários mini-jogos de 1 vs 3 em que é extremamente difícil ganhar quando estás na equipa de três jogadores. Todos os mini-jogos são relativamente simples, fáceis de entender e, em todo o caso, podes activar nas opções um tutorial que explica o que tens de fazer e deixa-te praticar antes de cada mini-jogo. São raros os casos em que precisas de carregar em mais de dois botões. É um detalhe importante, sobretudo se queres jogar com pessoas que não estão habituadas a videojogos.

"Todos os mini-jogos são relativamente simples, fáceis de entender e, em todo o caso, podes activar nas opções um tutorial"

Por falar em acessibilidade, Mario Party Superstars marca o regresso da Nintendo à língua portuguesa. A versão vendida em Portugal vem com suporte para português do Brasil, o que não é ideal, mas é melhor do que nada. A Nintendo tem sido bastante irregular no suporte à língua portuguesa nos seus jogos, mas vamos fazer fisgas para que se mantenha em futuros jogos.

Para um Best Of, pedia-se mais conteúdos

A fórmula de Mario Party mantém-se divertida como sempre, especialmente para quando recebes pessoal lá em casa. Os tabuleiros importados dos jogos da Nintendo 64 ficaram encantadores na Nintendo Switch. Cada tabuleiro é uma explosão de cores e expressividade, como se fossemos transportados para o reino de fantasia de Mario e companhia. O problema é que as novidades esgotam-se bastante rápido. Para quem já tem um Mario Party anterior, é um jogo com poucos argumentos. Há bastantes mini-jogos, é verdade, mas a Nintendo podia ter colocado mais tabuleiros. Fora isso, as coisas que podes desbloquear não são muito apelativas.

Normalmente, jogas com apenas um dado, mas há itens que te deixam jogar com dois ou três dados.

Quando terminas uma partida, ganhas moedas e sobes de nível. Com essas moedas, podes visitar a loja do Toad para desbloqueares músicas para ouvir, novas figurinhas (são reacções que podes usar a qualquer momento enquanto jogas no tabuleiro), e designs para o teu cartão de apresentação online. Gostava que fosse possível desbloquear personagens adicionais, comprar novos tabuleiros ou variações dos existentes, desbloquear variações das personagens existentes, enfim... a Nintendo tinha um grande leque de possibilidades. Este podia ser o melhor Mario Party de sempre, mas ultimamente, é apenas mais uma entrada que não se destaca muito das restantes.

Prós: Contras:
  • A fórmula Mario Party continua divertida
  • Ideal para jogar com mais pessoas
  • Os tabuleiros da N64 ganharam nova vida nesta versão
  • Uma grande variedade de mini-jogos
  • Suporte para português do Brasil
  • Havia possibilidade de incluir mais conteúdo
  • Desbloqueáveis pouco apelativos
  • Cansa rápido quando jogas contra a IA
  • Poucas novidades perante títulos anteriores da série

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Mario Party Superstars

Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.
Comentários