Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FIFA 22 usa a PS5 para elevar a qualidade do seu futebol

Áudio 3D e DualSense ajudam a Hypermotion a alcançar o seu propósito.

A EA Sports posiciona FIFA 22 para as consolas de atual geração como o alicerce para os próximos 5 anos da sua série, o pilar que sustentará toda uma série de futuros lançamentos, através dos quais a equipa tenta elevar o perfume do seu futebol para níveis mais empolgantes. Grande parte desses esforços estão concentrados no potencial que a Hypermotion traz para os relvados virtuais, é uma tecnologia incrivelmente fascinante que transforma o processo de captura de movimentos em tempo real. A EA Sports alega que isto permitiu introduzir uma quantidade incrível de animações que tornam os movimentos mais fluídos e dão ao seu futebol um tom mais real, menos robotizado e imprevisível.

Todos os anos a EA Sports alega que introduziu uma quantidade absurda de novos movimentos para tornar mais suave até o mais subtil dos toques, não falamos meramente de novos movimentos, mas especialmente das transições entre movimentos e consequente aspeto realista destes gestos. Capturar em tempo real 22 jogadores a jogar num campo é certamente impressionante e se nos anos anteriores parecia treta RP da EA Sports, em FIFA 22 a Hypermotion transporta essas alegações para terreno muito firme. São percetíveis os esforços da EA Sports nas animações e como os bonecos se movimentam de forma altamente satisfatória, sendo facilmente a principal melhoria de um jogo que vendido a ritmo anual é constantemente acusado de estagnar.

Perante isto, é compreensível a alegação que as versões PlayStation 5, Xbox Series e Stadia de FIFA 22 promovem este futebol para uma divisão superior, como se tivessem sido convocados para a Liga dos Campeões enquanto as restantes ficam na Liga Europa. Sim, a Hypermotion consegue um efeito assim tão convincente. Além disto, a EA Sports implementou melhorias no modo Carreira, suavizou a brutalidade dos parâmetros FUT e ajustou o gameplay para o tornar mais interessante e dinâmico. Pela primeira vez em longos anos sinto que a EA Sports tem direito a fazer estas alegações. No entanto, FIFA 22 também conta com uma especial ajuda, o poder das mais recentes máquinas.

Cover image for YouTube videoFIFA 22 | Powered by PS5 | Revelação dos NOVOS Ícones

Mas se vais jogar FIFA 22 numa consola de atual geração, terás ainda o poder desse hardware a trabalhar para ti e isto não se resume somente a gráficos mais bonitos que o tentam afastar-se da sensação de um FIFA 21.5, como é frequentemente satirizado anualmente. A hypermotion é uma tecnologia que consiste numa máquina que analisa automaticamente os jogadores em tempo real e aprender a ajustar-se informando o humano sobre o que mudou.

FIFA 22 na PS5 e Xbox Series desfruta de loadings incrivelmente rápidos, praticamente inexistentes, não sendo preciso esperar entre o pressionar do botão no menu de gestão de equipas até pontapear a bola e dar início à partida. Poderás já estar habituado a esta faceta das novas consolas, mas a verdade é que jamais deixarão de agradar, o tempo de olhar para o telemóvel enquanto esperas pelo carregamento de uma partida é coisa do passado, de uma anterior geração. Em cerca de 3 segundos estás a pontapear a bola e isto torna a experiência incrivelmente dinâmica, especialmente se tiveres pouco tempo para jogar.

Além disto, temos ainda as funcionalidades preparadas pela EA Sports para quem joga FIFA 22 na PlayStation 5, desde a implementação do DualSense para o que chama de "Vibração Melhorada" no menu de opções ao uso do Áudio 3D para maior imersão no jogo. Poderás estar a revirar os olhos demonstrando anestesia pelo progresso tecnológico, mas a verdade é que são elementos que glorificam a experiência e que depois de os experienciar se torna difícil prescindir deles. São pequenos extras para quem comprou uma máquina nova se sentir recompensado e conseguem o seu efeito.

Cover image for YouTube videoFIFA 22 | Trailer de Jogabilidade | PS4, PS5

Após a implementação experimental das funcionalidades do DualSense na versão PS5 de FIFA 21, introduzida como parte de uma atualização que mostrou o potencial de FIFA na atual geração, a EA Sports recebeu o feedback da comunidade e optou por gerir o uso do comando. Ao contrário do que acontecia no ano passado, a implementação não é tão forte nos gatilhos dinâmicos e foca-se mais na distribuição da vibração pelo comando. Ao invés de sentir uma vibração uniforme e padronizada para praticamente tudo o que acontece no relvado, o DualSense permite dinamismo. Isto significa que o comando vibra no meio quando corres, sentes o comando a tremer cada vez mais consoante um jogador acelera a pique e se desgasta, sentes o comando a vibrar do lado esquerdo ou direito de acordo com o pé que está a usar para rematar ou passar e ainda sentes níveis diferentes de intensidade na vibração de acordo com o que acontece.

Comparado com a implementação em FIFA 21, onde os gatilhos iam aumentando a resistência de acordo com o desgaste, o uso do DualSense em FIFA 22 poderá soar mais subtil, menos intrusivo, mas isso é uma reação aos pedidos da comunidade. Podes escolher no menu das opções o estilo de vibração, mas se deixares ativa a pré definição que usa o DualSense, sentirás de forma subtil todas as direções de um desporto de contacto no qual é frequente acelerar pelo relvado fora.

Quero ainda deixar uma palavra para o Áudio 3D, que torna a imersão mais impressionante. Podes escutar todas as diversas fontes de áudio com precisão e no relvado consegues escutar mais facilmente as vozes dos companheiros de equipa a pedir a bola. Das bancadas, os cânticos tornam-se mais percetíveis e, acima de tudo, é a forma distinta com que todos os sons estão misturados e distribuídos que realmente nos conquistam.

FIFA 22 é um jogo pensado para as consolas de atual geração e as diversas melhorias que foram feitas pela EA Sports nos modos, mecânicas e gameplay conquistam o suporte de elementos inerentes ao novo hardware. No caso da PlayStation 5, os loadings praticamente inexistentes coexistem com um Áudio 3D trabalhado pela EA Sports para maior imersão e uma implementação do DualSense que remove o elemento intrusivo da edição do ano anterior e aposta em conferir maior dimensionalidade a todas as vertentes do futebol virtual.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

FIFA 22

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários