Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Patente da Valve indica que podes jogar um jogo enquando o descarregas

Já não era sem tempo.

Há já algum tempo que várias plataformas digitais permitem-te começar a jogar os seus jogos antes de terminar o download do mesmo, uma funcionalidade ideal para os jogadores mais impacientes.

Certos recursos podem estar desativados até que o download seja concluído, mas poderás experienciar logo o jogo sem teres de esperar até ao fim do download - tendo em conta os tamanhos dos jogos e as velocidades lentas da Internet, é sem dúvida uma mais-valia.

O Steam, provavelmente a maior plataforma de videojogos, ainda não tem este recurso disponível, mas parece que é apenas uma questão de tempo.

O criador do SteamDB, Pavel Djundik, usou a sua conta de Twitter para colocar um link que leva para um website de patentes - mais propriamente, para uma patente da Valve Corporation. De acordo com as palavras de Djundik, trata-se de "uma nova patente da Valve para rastrear operações de leitura de arquivos de jogos e permitir "instant play", permitindo-te assim iniciar um jogo antes de terminares o download.

Esta patente iria também permitir descarregar um jogo por partes, fazendo stream de partes do jogo com base no progresso do jogador. Além disso, as partes do jogo que o jogador não precisasse mais - como os níveis anteriores que já completaram - poderiam ser excluídas para economizar memória do sistema.

United States Patent 11123634, criada em março e publicada ontem, não exige nada das produtoras - o Steam lida com os componentes de streaming de dados por conta própria.

O que achas desta patente?

Read this next