Preços exorbitantes de jogos antigos podem ser fraudulentos

Um esquema para aumentar artificialmente o valor dos videojogos?

Notícias sobre jogos retro que são vendidos ou leiloados por valores bem chorudos são relativamente comuns. No entanto, é possível que o seu preço esteja a ser inflacionado, resultado de uma colaboração entre uma empresa de classificação e uma empresa de leilões.

Esta informação foi revelada pelo jornalista australiano Karl Jobst, que alegou que a empresa de classificação Wata Games e a empresa de leilões Heritage Auctions trabalharam em conjunto para aumentar artificialmente os preços dos videojogos retro, lucrando largamente com o esquema.

Recentemente, os preços de alguns jogos dispararam, com uma cópia de Super Mario 64 a ser vendida por £1,1 milhão e até The Elder Scrolls V: Skyrim a atingir o valor de £433 por uma cópia selada da Xbox 360. Nenhum dos jogos é particularmente raro, e Skyrim em específico é um dos jogos mais abundantemente produzidos que existem. Ambos os jogos foram classificados pela Wata e vendidos em leilões da Heritage.

Numa investigação de quase uma hora, Jobst alega que Deniz Kahn, CEO da Wata, colaborou com Jim Halperin, cofundador da Heritage, de maneira a influenciar o mercado de segunda mão, alegando que o valor dos jogos antigos continuaria a aumentar, posicionando-os mais como investimentos do que como itens colecionáveis.

"Toda esta situação está repleta de práticas de negócios antiéticas, enganadoras, conluio e até fraude", diz Jobst.

Entretanto, a Heritage já comentou o caso, tal como reportado pelo VGC:

"A Heritage Auctions gostaria de ter tido a oportunidade de responder antes da publicação do vídeo, porque existem inúmeras distorções dos factos e conclusões imprecisas contidas na peça".

"A Heritage refuta veementemente qualquer alegação de que ela ou os seus funcionários estejam envolvidos em licitações enganadoras, "manipulação de mercados" ou quaisquer práticas ilegais ou antiéticas semelhantes. A Heritage orgulha-se da sua transparência e de ser um lugar construído por e para colecionadores. Com isto em mente, gostaríamos de ter a oportunidade de discutir mais sobre o mercado de videojogos e convidar o Sr. Jobst à nossa sede mundial em Dallas para conhecer as nossas operações."

Salta para os comentários (29)

Sobre o Autor

Jorge Salgado

Jorge Salgado

Redactor

Fã de cultura pop, séries jogos animes. É o nosso noobie.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (29)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários