Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FIFA 22 FUT promete mostrar uma forte resposta ao feedback dos jogadores

A EA Sports persegue o social e divertido.

A EA Sports revelou algumas novidades sobre o popular Ultimate Team de FIFA 22, uma das várias apostas para a edição deste ano da sua série que vende milhões anualmente e que apesar de toda a controvérsia, continua a apaixonar fãs em todo o mundo.

FIFA 22, o primeiro jogo no qual foi implementada uma nova tecnologia de captura de movimentos chamada Hypermotion que revoluciona, diz a EA, as animações e o comportamento da inteligência artificial, é a fundação para os próximos 5 anos da série. Com isto, a EA Sports pretende dizer-te que é o primeiro FIFA verdadeiramente de nova geração (atual geração!) e um jogo no qual reagiram ao feedback dos jogadores para tentar ir mais longe.

A equipa sabe da polémica em torno da monetização na série, sabe dos memes e também sabe que vende milhões de cópias todos os anos, desfrutando de grande popularidade, inerente em certa parte ao quão popular é o futebol na vida real. No entanto, os esforços no gameplay e em modos como o Carreira são exemplos de uma equipa que não quer dormir à sombra do sucesso. A EA Sports quer mais e quer tornar FIFA numa referência absoluta para quem pensa em jogar futebol virtual enquanto espera pelas partidas da sua equipa na vida real.

Um dos modos mais populares é este FUT e na edição de 2021 foram feitos grandes esforços para ir ao encontro dos pedidos da comunidade, em conjunto com um design que o pretende tornar mais acessível e social.

Ver no Youtube

Uma das grandes novidades de FUT serão os Heroes, cartas lendárias que apresentam de forma inédita os melhores jogadores do futebol real. São novas cartas através das quais a equipa pretende injetar uma nova energia na experiência. O gosto de comprar carteirinhas e preencher as cadernetas ainda é vivido em todo o mundo, algo que a EA Sports capturou de bela forma na sua série FIFA.

Para FIFA 22, estas cartas prometem tornar-se num dos objetos mais cobiçados e para os adeptos destes jogadores em específico, serão facilmente encaradas como um incentivo extra para os motivar a jogar.

FUT 22 foi ajustado de acordo com o feedback da comunidade e de segundo as primeiras informações reveladas, isso será percetível através de esforços para suavizar as exigências nas suas vertentes mais competitivas e no aumento da componente social.

Para os jogadores mais dedicados, que passam o ano todo a jogar FUT, Division Rivals é uma das suas maiores dores de cabeça. Este é o lado mais competitivo de FUT e em FUT 22 poderás descansar ao saber que o número de partidas para as qualificações semanais e necessárias para subir nos escalões foram reduzidas. A EA Sports comentou de forma bem humorada que é preciso reconhecer que os jogadores têm vida e não podem passar os dias agarrados a FUT, algo que os motivou a aplicar estes ajustes no equilíbrio.

A decisão de suavizar os desafios no modo mais competitivo de FIFA 22 certamente cairá bem entre alguns jogadores que, enquanto meros mortais, precisam equilibrar trabalho, vida pessoal e paixão pelo jogo competitivo. É um dos elementos de FUT 22 que mais facilmente evidencia o tipo de direção procurada pela EA Sports na tentativa de manter o seu mais valioso modo interessante, sem correr o risco de saturar os fãs que tenta cativar.

Outro elemento que mostra a intenção da EA Sports em melhorar a experiência FUT é na expansão das funcionalidades online, para que o FUT seja mais divertido, mais fácil de jogar com outros jogadores.

Muitos olham para FUT como uma obsessão, mas isso significa que para outros tantos é um modo impensável pois não têm o tempo ou habilidade que poderá ser exigido. No entanto, esforços como o matchmaking público para algumas partidas FUT fora da vertente competitiva e ainda mais mini jogos dentro do espaço FUT prometem dinamizar a forma como os menos dedicados encaram este modo.

A EA Sports há muito que faz de FUT a essência de FIFA, enquanto outros fãs apelam ao reforço do Modo Carreira. Parece que FIFA 22 responderá aos dois grupos e trará grandes novidades para o modo a solo, sem esquecer a dinamização social que poderá tornar-se no futuro de um modo FUT que há demasiado tempo vive à sombra de uma polémica em torno de dinheiro que a grande maioria dos seus jogadores nem sequer gasta.

Além disso, para dinamizar a estrutura de FUT e Division Rivals, existem agora temporadas de desafios e recompensas, que duram cerca de 6 semanas, para implementar um sistema mais familiar e existente noutros jogos populares. Isto permitirá acelerar o ritmo de conquistar de recompensas e apresentar constantemente novos desafios. Também permitirá introduzir a sensação que algo de fresco está sempre à porta.

As mais recentes revelações de FIFA 22, focadas num FUT 22 mais acessível e social, são apenas o mais fresco conjunto de informações na caminhada até ao lançamento do jogo. Será a 27 de Setembro que a edição Ultimate permitirá começar a jogar mais cedo, 1 de Outubro na edição normal, mas por enquanto poderás ter gosto em saber que a EA Sports não se está a descuidar com a sua galinha de ovos de ouro, enquanto tenta dinamizar o resto da experiência e mais importantemente, o Modo Carreira.

Read this next