Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

FIFA 22: Modo Carreira promete maior personalização e melhorias na experiência

Uma espécie de RPG no relvado.

A EA Sports tem revelado diversas novidades sobre FIFA 22 e após falar no gameplay e Pro Clubs, onde poderás jogar com uma futebolista feminina, a companhia decidiu agora algum tempo a aprofundar o Modo Carreira.

Alex Constantinescu (Senior Game Designer) foi a face da equipa para falar das novidades em FIFA 22 no Modo Carreira e o objetivo principal foi elevar a experiência através de uma maior personalização. Agora podes construir um clube e a liga onde jogas, sendo necessário remover um clube desse campeonato para colocar o teu. Escolhes o rival, crias os equipamentos, símbolo e constróis o teu estádio a partir de diversos genéricos com a ajuda de diversas opções de personalização.

De uma forma muito resumida é isto que te espera no Modo Carreira de FIFA 22, um modo que recebeu imensos esforços através da personalização e como podes ver no vídeo em baixo, tudo começa com a criação dos equipamentos, símbolo e o estádio. A Criação do teu Clube é um dos aspetos mais importantes desta revigorado modo carreira pois a EA Sports quer permitir uma maior capacidade de expressão para cada jogador.

A partir daqui, constróis a tua equipa de forma aleatória, com jogadores gerados de acordo com o campeonato onde vais jogar e terás de dedicar algum tempo a definir as prioridades do teu clube. Estes são os objetivos que dão determinar a tua carreira a médio prazo e serão estes os resultados pelos quais os teus atletas vão jogar.

Ver no Youtube

O Modo Carreira jogado da perspetiva do jogador contará com diversas novidades e uma delas é totalmente inesperada, revelando até onde a EA Sports deseja ir para aumentar a imersão. Em FIFA 22, um jogador no Modo Carreira que esteja a iniciar a sua jornada poderá, como esperado, começar imensos jogos no banco. Ao invés de decidir que és titular indiscutível, o jogo poderá definir que um jogador em início de carreira começa alguns jogos sentado no banco e terás esse elemento como parte desta nova experiência.

Consoante tentas demonstrar o teu talento e ganhar cada vez mais minutos, o treinador poderá ficar impressionado com a tua habilidade e dar-te mais tempo de jogo, mas precisarás cumprir objetivos.

A EA Sports criou novas mecânicas através de objetivos do treinador que terás de cumprir enquanto jovem atleta à procura do estrelato mundial. Quantos mais objetivos cumprires, mais confiança terás do treinador e mais tempo de jogo conquistarás. Um dia, a tua dedicação vai permitir que sejas alvo do voto do treinador para figurar como titular.

Pelo outro lado, se falhares demasiados objetivos, o treinador começará a perder a paciência contigo e vai-te considerar um jogador sem interesse, o que te envia para a lista de transferências.

Criando o que quase parece um RPG, a EA Sports vai-te incentivar a jogar melhor e cumprir objetivos para ganhar XP (pontos de experiência) e a cada novo nível desbloqueado, receberás Pontos de Habilidade. Seja a treinar, jogar ou cumprir objetivos, ganharás XP e poderás usar esses PH na Árvore de Habilidades para desbloquear novas melhorias para o teu jogador e conquistar um nível de crescimento ainda mais percetível.

A EA Sports até criou um sistema de Perks que te permite equipar 3 por jogo para te ajudar ou até os colegas de equipa. Dependendo da tua posição, poderás equipar Perks que ajudam no dribble, capacidade defensiva, no remate ou até na marcação de livres.

Ver no Youtube

Na busca por maior autenticidade, seja ao enfrentar o Modo Carreira como jogador ou treinador, a EA Sports introduziu competições como a Liga Europa, novas celebrações para momentos marcantes e o teu jogador até poderá ser um TIFO dinâmico se jogares para o merecer. Juntamente com diversas cinemáticas novas, até para os balneários, a EA Sports procura elevar para um novo patamar a imersão do Modo Carreira.

Na PlayStation 5, Xbox Series e Stadia, as "Histórias Expandidas" que realçam os grandes momentos vão ainda mais além, através de uma quantidade adicional de detalhes que aumentam a imersão. O exemplo dado pela EA Sports foram as sequências de introdução a uma partida nas quais os comentadores podem destacar-te com especial ênfase se a tua prestação recente assim merecer.

Ver a equipa a aquecer, momentos nos balneários e cenas que revelam a intensidade da partida que está a minutos de começar são exemplos de esforços da equipa para diminuir a distância entre uma transmissão na vida real e FIFA 22. A equipa promete um grande nível de dinamismo no Modo Carreira, com maior nível de interação e personalização, que será recompensada com momentos inesperados ao longo das jornadas.

Ainda estamos a sensivelmente dois meses do lançamento de FIFA 22, mas os esforços da EA Sports para responder às críticas do Modo Carreira já são percetíveis. Se esse maior dinamismo e personalização terá um efeito prático, um desenrolar menos robótico e unidimensional dos acontecimentos, ainda teremos de ver, mas as primeiras indicações são positivas. Um Modo Carreira repleto de cenas inéditas, uma maior sensação de interatividade entre todos os intervenientes e o reforçar da perceção que o jogo se adapta de forma natural ao que tu fazes podem ajudar imenso este modo de FIFA 22.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

FIFA 22

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários