Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Loki é um dos momentos mais emblemáticos da Marvel Studios

Seja para o presente como para o futuro.

A série Loki da Marvel Studios, disponível no Disney+, é certamente um dos melhores momentos da companhia, seja no cinema ou na TV, algo para o qual o final da primeira temporada contribui imenso. A Marvel Studios confirmou oficialmente que receberá uma segunda temporada e é fácil perceber o porquê, esta série tornou-se num momento fascinante na adaptação deste universo das páginas das bandas desenhadas para os pequeno e grande ecrãs. O final está a gerar discussões entre as comunidades e despoletou teorias sobre o que poderá acontecer devido aos eventos aqui apresentados, algo totalmente compreensível pois decorrem aqui eventos com implicações para todo o universo cinematográfico da Marvel. O final foi apresentado a 14 de Julho e por isso penso que já passou tempo suficiente para falar dele e ouvir as tuas opiniões, mas ainda assim fica o aviso que este artigo contém spoilers para Loki.

"Por Todo o Tempo. Sempre." é o nome do sexto e último episódio da primeira temporada, no qual Loki (Tom Hiddleston) e Sylvie (Sophia Di Martino) conseguem finalmente chegar ao seu destino e ficar perante a figura que controla verdadeiramente tudo e as surpresas são mais do que muitas. Ao invés de apostar num final de temporada repleto de ação e acrobacias, o criador Michael Waldron decidiu que seriam as palavras a transportar o verdadeiro impacto, tão forte que o seu eco se fará sentir em todo o Marvel Cinematic Universe. A realizadora Kate Herron já nos tinha encantado com a forma como capta o desejo de explorar e expressar as diversas camadas do Deus da Mentira através das suas diversas Variantes e a ameaça de desparecer para sempre desperta novas facetas desta personagem. Loki foi um unidimensional vilão até há bem pouco tempo, até que a Marvel Comics decidiu transformá-lo numa espécie de anti-herói com diversas camadas. No entanto, a busca pela origem da Autoridade de Variação Temporal (organização que o captura e declara que deve ser removido de toda a existência), termina com Loki a abrir uma cortina que jamais poderá ser fechada. Com isto, temos a companhia a dar mais um passo para alcançar um novo patamar de liberdade criativa.

Numa altura em que a introdução do Quarteto Fantástico está envolta em grande mistério, sem falar nos mutantes e X-Men, a Marvel Studios parece ter escolhido Loki para fazer o que muitos pensavam ser responsabilidade de WandaVision. Através do final de Loki, a Marvel Studios explica o porquê de subitamente parecer que muitos dos seus futuros filmes vão abordar temáticas como viagens temporais e interdimensionais, com o potencial para introduzir novos personagens, raças e até locais inteiros. No caso dos X-Men, as coisas até poderiam ser resolvidas de uma forma nada empolgante como "Krakoa permaneceu escondida durante décadas, após Magneto e Xavier terem removido todas as provas da sua existência, mas isso seria uma batota.

Ver no Youtube

A Marvel Studios parece saber como empolgar e te deixar sempre à espera de mais e por isso promete fazer as coisas como deve ser. O entusiasmo em torno do final de Loki é ainda maior pois mostra Jonathan Majors a ser introduzido de forma sensacional neste universo, no papel de He Who Remains. Ele próprio uma variante, neste caso de Kang "O Conquistador", que estará presente no filme Ant-Man 3 como o vilão e um dos mais conhecidos antagonistas dos Vingadores. Isto mostra até que ponto a Marvel estava disposta a ir quando abordou as temáticas de viagens no tempo em Endgame. É mesmo caso para dizer que o seu "endgame" ia muito mais além desse filme e o plano está traçado há anos. Diria mais, senti que o arranque de Loki é um pouco lento pois faz imenso esforço para te fazer sentir o peso dos debates filosóficos em torno do conceito das variantes, para no fim te surpreender com Majors e as implicações do seu personagem enquanto variante. Tudo muito subtil, mas agora é fácil perceber o porquê do foco nas perseguições às variantes e como elas são usadas para avançar Loki enquanto personagem.

É glorioso e empolgante ser uma fã das BDs da Marvel Comics atualmente, especialmente para quem sempre sonhou ver estas personagens no cinema ou televisão. A forma como Majors é apresentado, o suspense em torno do momento, é muito importante, mas é a sua performance, as suas palavras, a forma como as diz, como parece sem esforço roubar as cenas em que surge, que realmente tornam este episódio maravilhoso. Como se fosse uma espécie de peça de teatro e não propriamente uma série, a Marvel Studios podia despir o cenário do CG e deixar apenas Majors a falar com os dois Loki que a cena manteria o seu impacto, importância e fascínio. A forma como explica que "é preferível um mal que conheces do que um desconhecido", o seu indagar pela pertinência de ver os cinzentos entre o preto e branco da vida, especialmente porque tenta de forma irreverente mostrar que os bons nem sempre têm razão, por muito que assistir à sua cruzada te possa deixar que nem há outra forma de pensar.

É este brincar com a tua interpretação dos eventos, o quebrar do convencional, que torna Majors tão magnético, mas é o seu personagem e as implicações para o futuro que estão a deslumbrar as comunidades. A sua existência e o confirmar que criou a AVT para impedir que uma nova guerra interdimensional de variantes aconteça, termina com o caos na linha temporal e infinitas ramificações que basicamente permitem à Marvel Studios fazer o que quiser. No entanto, com o meu entusiasmo em falar deste episódio e do futuro adiantei-me e permite-me agora recuar um pouco, para falar do que foi feito antes deste episódio pois se o final é glorioso e muito superior a qualquer teoria que surgia semanalmente (apesar de ser previsível surgir Kang quando lidamos com uma série cuja temática principal gira em torno de viagens do tempo), a jornada até lá está marcada por diálogos fantásticos, atores de grande gabarito e emoções inesperadas (como toda a carga digna de um debate moral em torno da possibilidade de te apaixonares por uma variante de ti mesmo, que exibe todas as forças que gostarias de ter).

Ver no Youtube

Se Hiddleston e Di Martino deslumbram na forma como atuam nas suas cenas, carregando a série durante a maioria do seu tempo e quase te fazendo esquecer que existe um mar de CG fantástico a demonstrar o quão boa é a tua TV, existem outros nomes que elevam a qualidade de Loki. Gugu Mbatha-Raw como Ravonna Renslayer, Richard E. Grant como Loki Clássico e Owen Wilson como Mobius são escolhas fáceis para destacar. Atores de grande talento que, cada um à sua maneira, conferem mais carisma e qualidade às suas cenas. Diria até que Wilson rouba muitas cenas a Hiddleston. Di Martino também é uma atriz que faz imenso para te conquistar e desde o momento em que aparece (uma das maiores surpresas no início da série) até à sua última cena, senti que foi sempre a personagem mais forte quando estava presente, mesmo quando o Loki principal era o seu parceiro.

Para os fãs das bandas desenhadas da Marvel Comics resta ainda dizer que Loki também funciona como um empolgante jogo da descoberta de referências a eventos vistos em histórias clássicas, uma vez que te deixará submerso num oceano de easter eggs. Seja através de adereços nos cenários, personagens ou falas, a equipa responsável por Loki foi até lugares verdadeiramente fascinantes para posicionar a série como uma peça importantíssima na cronologia da Marvel Studios, especialmente consoante nos preparamos para o empolgante e misterioso futuro. Um dos exemplos disso e o meu favorito é Throg, criado em 2009 e que recentemente esteve em grande estilo na mais recente série de Thor, escrita pelo astro Donny Cates. Muitos dos diálogos e cenas estão repletas de referências às BD e é impossível não ficar com um sorriso à procura desses momentos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários