Investidores da Activision aprovam bónus de $155 milhões para o CEO Bobby Kotick

Os votos a favor foram de 54%.

A maioria dos jogadores não sabem, mas existe um conflito entre os investidores da Activision. O conflito é por causa do dinheiro que Bobby Kotick, o CEO da Activision Blizzard, tem vindo a receber.

O conflito intensificou-se depois da companhia ter despedido 800 funcionários em 2019, e depois mais 400 em 2020 quando encerrou os seus escritórios em França. Apesar destes cortes, o CEO continuou a receber bónus de arregalar os olhos.

Uma das primeiras medidas para atenuar o conflito foi a redução para metade do salário de Bobby Kotick em 2021, ficando em $875 mil anuais. A companhia também reduziu os possíveis bónus do CEO para 2021 e 2022, que são $1.75 milhões por cada ano.

Para responder às preocupações dos investidores, a Activision tinha marcado uma votação para avaliar o pacote de $155 milhões de Bobby Kotick para 2020. A maioria deste valor está ligado a um objectivo de 2016 por ter duplicado o mercado de capitalização da companhia e também pela grande valorização das acções da Activision durante a pandemia (via Financial Times).

Depois da votação ter sido adiada uma semana para que os investidores pudessem avaliar melhor a situação, o pacote $155 milhões para o CEO da Activision Blizzard foi aprovado com 54% dos votos. O CtW Investment Group, uma das principais forças a reclamar da quantidade excessiva de dinheiro que Bobby Kotick tem vindo a receber, diz que a companhia vai ter que fazer mais alterações.

"Com apenas 54% dos votos a favor, a proposta quase falhou em receber apoio maioritário - parece que a Activision apenas torceu suficientemente as medidas para serem aprovadas," disse Michael Varner, director executivo do CtW (via Games Industry).

"Mais importante, leva em conta que os votos Say on Pay na ordem dos 50% são extremamente raros: menos de 4% das companhias no index Russel 3000 recebem suporte para valores tão baixos e o apoio médio para propostas Say on Pay no S&P 500 é de 88.6%," salientou.

Michael Varner destacou também que é o sexto ano consecutivo em que a Activision Blizzard recebeu menos de 70% de votos a favor na sua proposta de Say on Pay. A percentagem de votos a favor em 2021 é a mais baixa de sempre na história da companhia.

bobby_kotick_ceo_activision
Bobby Kotick, CEO da Activision.

Salta para os comentários (33)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

O que estamos a jogar - 31 de Julho

É tu, a que jogos tens dedicado o teu tempo?

Fortnite é um pesadelo, diz José Mourinho

Os jogadores passam demasiado tempo a jogar.

Parte 2 de Fantasian está quase pronta

Mistwalker promete que será maior que a primeira.

Artigo | Spider-Man: Miles Morales tem algo a ensinar aos jogos em mundo aberto

Insomniac Games ressuscitou uma sensação que pensava perdida.

Comentários (33)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários