Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Teorias insistem que Abandoned é um projeto de Hideo Kojima

Geoff Keighley ajudou a intensificar a conspiração.

A comunidade adepta de Hideo Kojima está neste momento imersa numa teia de teorias da conspiração, através das quais pretendem descobrir se o mestre japonês é realmente o responsável por Abandoned e a holandesa Blue Box Game Studios uma companhia fictícia.

Quando a Blue Box (BBGame Studios, sendo BB um termo bem conhecido dos fãs de Kojima devido a Death Stranding) anunciou Abandoned para a PlayStation 5 em Abril de 2021, de imediato surgiram teorias sobre este ser na verdade um projeto de Hideo Kojima e inserido na série Silent Hill. As teorias dizem que é uma farsa que será executada a longo prazo para um maior impacto nas redes sociais e nos fãs de videojogos.

Além de Kojima já ter feito algo similar, quando criou a Mobey Dick Studios antes de revelar MGSV: The Phantom Pain, os fãs acreditam que existem demasiadas coincidências e mensagens para não estarmos perante uma farsa do criador japonês, que já deu diversas pistas nas redes sociais.

Como podes ver no tópico criado no Reddit, a lista de "coincidências" é enorme e envolve diversas palavras associadas a Kojima, muitas mais do que as iniciais do estúdio nos remeterem para um termo introduzido em Death Stranding e os "Bridge Babies" servirem como uma ponte entre realidades. Parece precisamente isso que alguém está a tentar fazer, estabelecer uma ponte enquanto a esconde numa cortina de ilusão.

Quando Abandoned foi revelado, muitos pensavam estar perante um novo Silent Hill e um jogo de Hideo Kojima, mas no blogue oficial da PlayStation, a Sony permitiu à BB Game Studios apresentar-se, tal como Hasan Kahraman, o diretor do estúdio holandês. No entanto, um fã descobriu recentemente que esse nome é aparentemente falso e mais do que isso, é um nome que partilha na sua língua o mesmo significado da palavra Hideo no Japão.

Recentemente, a BB Game Studios partilhou no Twitter que Abandoned correrá a 4K com uma performance a 60fps, não contará com HUD, será necessário verificar manualmente a munição e terás ainda de curar as tuas ferias. Descrito como um jogo de "sobrevivência cinematográfica e realista", a BB Games acrescentou ainda o termo "Snowflakes of Blood", algo que também foi usado nos teasers de P.T. A BB Games pretende ainda apresentar o próximo trailer de Abandoned a partir da própria PS5, o que poderá tornar-se num evento muito especial para os curiosos ansiosos por descobrir a verdade.

Quando a BB Games foi revelada, o seu banner Youtuber eram montes cobertos de nevoeiro e como referido no tópico do reddit onde estão reunidas as conspirações, Kojima já partilhou imagens ou mensagens nas redes sociais com uma caixa azul (Blue Box), as letras Silent e Hill separadas, mas próximas uma da outra, enquanto outros apontam que o logo da BB Games é o logo da PlayStation Studios invertido e que a dada altura da sua animação se torna numa caixa azul.

Esta teoria da conspiração refere ainda que no teaser de Abandoned, podes avistar as letras P e T cobertas por árvores, aos 00:49 segundos do vídeo que partilhamos em baixo:

Ver no Youtube

Nas redes sociais, o estúdio é seguido por Geoff Keighley e foi comunicado que estão a preparar uma aplicação PS5 para Abandoned que permitirá ver em tempo real os trailers na PS5. Isto nunca foi feito, nem sequer pelos estúdios da Sony, o que está a levantar suspeitas quanto ao uso de uma funcionalidade tão pioneira por parte de um alegado pequeno estúdio holandês sem currículo.

Esse pequeno estúdio holandês desenvolveu apenas um jogo, chamado The Whisperer, que foi terminado por outro estúdio e o seu logo é uma mão preta, tal como aquela que podes ver nos logos de Death Stranding, mais uma curiosidade fascinante para um jogo alegadamente desenvolvido e que ninguém conhece. Um dos seus alegados projetos, cancelado, tem como nome "Lost Tapes", o mesmo nome de uma das bandas sonoras de The Phantom Pain e mais uma curiosa ligação entre o estúdio holandês e o criador japonês.

No entanto, a mais recente pista parece ser bem mais direta. O estúdio diz que "Abandoned = primeira letra S, última letra L)" e que a revelação está quase a chegar.

No recente trailer de Death Stranding: Director's Cut para a PS5, Sam usa uma mochila com o logo dos Países Baixos e os jogadores também repararam que as mensagens partilhas no Twitter pela BB Games são feitas num horário estranho. Geralmente, as mensagens são partilhadas às 3 da manhã (7 da manhã em Tóquio), o que torna estranho um estúdio deixar mensagens nas redes sociais de madrugada.

Hasan Kahraman (cujas iniciais KJ são as mesmas de Hideo Kojima) tem um perfil na PSN com o nome "SneakyWarrior" com um número de Troféus relacionado com Silent Hill (1238) e o seu alegado canal Youtube tem como nome "Twentyseven27", outra data alusiva à série da Konami pois Silent Hills foi cancelado a 27 de Abril, mas existem muitos outros detalhes curiosos.

Para um desconhecido que lidera um estúdio pequeno e sem provas dadas, Hasan desfruta de grandes benefícios entre a Sony e até já jogou na sua PS5 um jogo que não foi lançado e o ícone é uma referência a Siren, algo que relembra quando Junji Ito sugeriu estar a trabalhar com Kojima num novo projeto.

Hasan também tem um perfil na App Store, como o criador de uma app de saúde e fitness, descrevendo-se como uma app de "Personal Training" (PT) e se isto parece demasiado rebuscado, mesmo tendo em Kojima já o fez anteriormente, os fãs começaram a pressionar Geoff Keighley que confirmou estar em contacto com o estúdio, após ter sido descoberto que o seguida no Twitter.

Keighley comentou que recebeu uma mensagem de Hasan para revelar gameplay de Abandoned num dos seus eventos de Verão e o apresentador diz que não conhece o estúdio ou o seu líder, mas que está em conversações para ajudar na revelação.

Através do ResetEra, Keighley partilhou a mensagem que recebeu de Hasan, mas os fãs não ficaram convencidos pois a imagem parece fabricada e existem elementos, como datas, que não estão na imagem.

Será que Abandoned é mesmo um novo Silent Hill e Hasan é Hideo?

Teremos de esperar para ver, mas a verdade é que pesquisar isto já está a ser altamente divertido e o simples facto de pensar que toda esta rebuscada teoria da conspiração poderá ser mesmo real e estamos perante mais uma farsa preparada a longo prazo é empolgante. Só mesmo Hideo Kojima poderia preparar algo assim.

O logo da BB Games é basicamente o logo PlayStation Studios invertido.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Abandoned

PS5

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários