Capcom alvo de processo legal pelo uso de imagens sem autorização na série Resident Evil

Fotógrafa diz que as suas fotos foram usadas sem autorizar.

A fuga de informações que afetou a Capcom acabou de ganhar um novo contorno para a companhia japonesa, que viu informação sensível ser partilhada e que está a ser usada num processo legal em tribunal.

Entre as informações roubadas aos servidores da Capcom estão ficheiros de jogos que mostram como dezenas de imagens foram usadas sem autorização para reproduzir elementos em jogos de séries como Resident Evil e Devil May Cry, o que motivou Judy A. Juracek a submeter um processo contra a companhia responsável pelos jogos.

Em 1996, avança o Polygon, Juracek publicou o livro "Surfaces" no qual apresenta centenas de fotos de superfícies e materiais, fotos com direitos de autor que alega não terem sido respeitados pela Capcom ao reproduzir diretamente esses materiais e fotos nos seus jogos.

As imagens, publicadas para "pesquisa visual", vinham acompanhadas de um CD com acesso às imagens, mas Juracek diz que é na mesma necessário pedir autorização das imagens para uso comercial e diz que 80 imagens foram usadas sem consentimento nos jogos da Capcom, apresentando mais de 200 exemplos em que os jogos usam materiais fotografados por si.

Para tornar o caso ainda mais complicado para a Capcom, imensos ficheiros e imagens nos seus servidores ainda usam o mesmo nome dos ficheiros no CD de Juracek e a fotógrafa pede agora uma indemnização até $12 milhões pela quebra dos direitos de autor e ainda mais $2,500 a $25 mil por casa foto usada sem autorização.

1
Imagem de Judy A. Juracek/Capcom apresentada perante o tribunal

Salta para os comentários (12)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (12)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários