Mais detalhes da consola portátil da Valve que vai fazer concorrência à Nintendo Switch

Existe a hipótese de ser lançada em 2021.

Ontem vieram à baila os primeiros detalhes da SteamPal, uma suposta consola portátil da Valve para correr jogos do Steam.

Os detalhes foram encontrados entre os ficheiros da versão beta do Steam, mas agora o ArsTechnica publicou um artigo citando múltiplas fontes onde confirma que a consola está a ser desenvolvida há algum tempo e que pode ser lançada no final de 2021 (se a cadeia de componentes facilitar).

SteamPal não é o nome final do hardware, é um nome de código para um PC all-in-one que tem controlos de comando e um ecrã táctil. A descrição é, de facto, parecida com a Nintendo Switch, uma consola que tem sido um sucesso desde o lançamento.

Uma diferença é que a Valve não vai usar um chip da Nvidia, o mais provável é vir da AMD ou Intel. Por enquanto, é incerto se a Valve vai lançar múltiplas versões da consola com specs diferentes. O preço é igualmente uma grande incógnita (e pode ser difícil de competir com os 329 euros da Switch).

A consola da Valve está em fase de protótipo neste momento. Um dos modelos é bastante largo quando comparado com a Nintendo Switch e tem vários botões, gatilhos, joysticks e pelo menos um touchpad do tamanho do polegar.

O hardware poderá ser ligado a grandes monitores através de uma porta USB Type-C, mas ainda não se sabe ao certo como é que a ligação vai funcionar e se a Valve vai apostar em algum tipo de dock como a Nintendo Switch tem.

Quando ao software, a SteamPal foi desenhada para Linux, que tem sido uma aposta da Valve ao longo dos anos para tornar o seu catálogo inteiro disponível para um sistema operativo aberto.

Esta nova aposta de hardware da Valve parece semelhante ao que aconteceu com o Valve Index (o dispositivo de realidade virtual), que é desenvolvido e comercializado pela própria Valve. Por outras palavras, a SteamPal não parece ser o mesmo que as Steam Machines e pode muito tornar-se numa proposta séria.

A ver vamos.

valve_consola_portatil
Imagem do PC Concept UFO da Alienware

Salta para os comentários (31)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Netflix não comprará estúdios de jogos a torto e a direito

Estará atenta a oportunidades que façam sentido.

FIFA 22 e PS5 no topo do Reino Unido em setembro

Consola da Sony teve um dos seus melhores meses de vendas.

NetEase compra estúdio de No More Heroes

Grasshopper Manufacture Inc. pretende elevar a sua qualidade.

Também no site...

Cole Cassidy é o novo nome de McCree de Overwatch

Efeitos do processo legal que a Activision enfrenta.

Jogos Project Zero poderão receber mais remasters

Koei Tecmo ficou surpresa com as reações.

Netflix não comprará estúdios de jogos a torto e a direito

Estará atenta a oportunidades que façam sentido.

Abertas as reservas para Cotton 100% e Panorama Cotton

Strictly Limited Games e ININ Games celebram 30 anos da série.

Comentários (31)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários