Sony patenteou sistema de dificuldade dinâmica

Demon's Souls é muito fácil? A IA ajusta-se!

A Sony Interactive Entertainment submeteu uma patente, agora descoberta, que volta a insistir numa temática sobre a qual já vimos informações que indicam tratar-se de um foco para a companhia, a forma como a dificuldade interfere com a diversão e interesse dos jogadores por um jogo, especialmente com os singleplayers pelos quais ficou conhecida.

Esta patente, que poderá não resultar em nada, convém salientar, mostra que a SIE estudou um sistema de dificuldade dinâmica, ajustada automaticamente pela inteligência artificial de acordo com a tua performance no jogo.

Apesar de muitos jogos permitirem mudar a dificuldade a meio, outros jogos não te permitem sequer escolher um nível de dificuldade e esta patente da Sony explora a possibilidade de analisar dados do jogador para afinar a dificuldade. O exemplo poderá ser um boss que está a representar um desafio demasiado elevado para o jogador, que após diversas tentativas começa a ficar frustrado e em risco de deixar o jogo.

O sistema analisaria o teu comportamento e decidiria de forma dinâmica ajustar a dificuldade, reduzindo-a ou, no sentido inverso, aumentando-a se deteta-se que a tua performance está a ser tão boa que não quer dar a ideia de uma experiência banal.

Este é um sistema, explorado nesta patente, apresentado como opcional e não deturparia a experiência de jogo se não o quiseres usar. Isto parece uma versão dinâmica do sistema de Tiers vistos em jogos como Outriders, que te permitia aceder ao menu e ajustar a dificuldade, o que afetava até o comportamento dos inimigos, como os golpes que usam, e não apenas o dano que recebem e causam.

Salta para os comentários (34)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (34)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários