Estúdio de Returnal elogia a Sony pelo risco que correu ao apoiar o jogo

"Estamos numa era em que as editoras estão a correr menos riscos criativos".

A Housemarque deixou uma mensagem para celebrar o iminente lançamento de Returnal e aproveitou para agradecer à Sony Interactive Entertainment por correr o risco e apoiar um jogo com um conceito arriscado, numa era em que as editoras correm cada vez menos riscos.

Returnal, que chega amanhã à PlayStation 5, é um jogo pensado para ser jogado repetidamente e para que sintas um elevado desafio a cada nova tentativa, enquanto procuras ajudar Selene a quebrar o ciclo em Atropos.

Ilari Kuittinen, CEO da Housemarque, assinou a mensagem na qual fala como o estúdio procurou reinventar-se após a desilusão com as vendas dos seus mais recentes jogos, o que os levou a acreditar que #oarcadeestámorto. Returnal é a resposta a essa desilusão e a tentativa de preservar a essência do estúdio, enquanto procuram uma experiência de escala superior.

"Queríamos enfrentar o desafio de descobrir como traduzir a nossa mestria no gameplay arcade 2D para um jogo de ação na 3ª pessoa. Pelo outro lado, era tudo muito incerto, se seríamos capazes de ir além do protótipo e convencer a Sony a manter o financiamento de um novo conceito sem provas dadas," diz Ilari.

"O conceito era ridiculamente ambicioso e olhando para trás, enquanto companhia, não tínhamos total noção do desafio à nossa frente e do quão difícil seria enfrentá-lo."

"Na era em que as editoras correm menos riscos criativos e menos riscos, estamos verdadeiramente agradecidos à nossa parceira, a Sony, por nos ter dado uma oportunidade para trabalhar em algo muito arriscado e nos ter dado um apoio fantástico durante todo o projeto. Estamos eternamente agradecidos por esta oportunidade."

Ilari diz que desenvolver um jogo mais ambicioso foi mais difícil do que qualquer outro anterior projeto e relembra que além do aumento para 75 pessoas na companhia, ainda tiveram a ajuda externa da Sony.

Salta para os comentários (7)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (7)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários