Projeto PS Vita cancelado após anúncio do encerramento da loja

Estúdios indie dizem que não receberam aviso.

A Lillymo Games foi um dos diversos estúdios a reagir à notícia que a loja digital da PlayStation Vita será encerrada, tal como a da PS3 e PSP, revelando que não tiveram um aviso antecipado e serão forçados a cancelar essa versão do seu próximo jogo.

Twin Breaker é o próximo projeto e ainda faltam seis meses para o lançamento, o que significa que não chegará antes do encerramento da loja digital da PS Vita a 27 de Agosto. Perante isto, a companhia partilhou uma mensagem nas redes sociais, na qual partilha que não foram avisados e não terão outra alternativa.

Isto significa tempo e dinheiro perdidos, mas estão longe de ser os únicos numa situação idêntica.

O The Gamer conversou com vários estúdios, que contaram como estão a lidar com um inesperado problema e com complicações que podem ditar o cancelamento da versão PS Vita dos seus jogos, colocando-os numa autêntica corrida contra o tempo.

A Spooky Squid Games, responsável pelo port PS Vita de Russian Subway Dogs, disse que terá de acelerar o desenvolvimento, talvez trabalhar mais horas extra, para assegurar que submetem o projeto a tempo para classificação etária na PEGI para o conseguirem lançar nesta janela de tempo.

"Basicamente, é uma nova dor de cabeça em cima do já complexo processo para um pequeno estúdio de lançar nas consolas," disse Miguel Sternberg da Spooky Squid Games. "O port tem sido realmente um trabalho de amor. Passamos o ponto onde faz imenso sentido em termos financeiros lançá-lo na Vita, mas é uma das minhas consolas favoritas de todos os tempos e queria lançar o jogo nela antes de tudo ser encerrado. A maioria do 'preço' de decidir fazer um port na Vita já foi pago. Esta é a primeira vez que passo pelo processo de codificar para as consolas, o meu historial no desenvolvimento é na arte e não codificação, por isso não tenho garantias de cumprir com o prazo. É muito stress."

Para muitos, poderá ser uma surpresa que ainda sejam lançados jogos na PS Vita, o que significa que muitos pequenos estúdios perderão uma das suas fontes de receita.

Thomas Altenburger, criador de ScourgeBringer, escreveu no Twitter que o seu port PS Vita será lançado como previsto, mas será um lançamento limitado que ficará disponível somente durante alguns meses.

Os jogadores terão a capacidade para voltar a descarregar jogos comprados, mas o encerramento da loja significa que não mais será possível comprar jogos digitais.

Salta para os comentários (19)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Halo Infinite poderá ter modo Battle Royale

Ficheiro de áudio na beta assim sugere.

La casa de papel: Parte 5 - Volume 1 recebe trailer

Primeira parte estreará em Setembro.

Digital Foundry | Melhores SSD para a PS5 em 2021

As especificações exigidas pela Sony e as nossas unidades recomendadas.

Comentários (19)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários