Esquema de DavidGyt exposto em reportagem da TVI

O Conto do Vigário.

David Soares, mais conhecido online como DavidGyt, foi alvo de uma grande reportagem da TVI que expõe o esquema montado através de várias empresas e acordos com corretoras para lucrar com as enormes perdas dos seus seguidores.

"O Conto do Vigário" estreou ontem e trouxe para a televisão nacional uma problemática que já vinha a ser discutida online há várias semanas. Tudo começou quando o youtuber Windoh lançou um curso de criptomoedas, mas depois a controvérsia rapidamente se propagou para outros influenciadores.

O dinheiro para os grandes carros não vinha dos investimentos, mas dos clientes angariados para a corretora BDSwiss

A reportagem da TVI mostra como DavidGyt recorria à ostentação de supercarros como BMWs, McLarens e Lamborghinis para aliciar os seus seguidores a entrar no seu esquema que prometia dinheiro fácil. Tudo o que pedia era um investimento inicial de 350 euros na corretora BDSwiss.

Apesar de prometer grandes percentagens de lucro e afirmar que acertava a esmagadora maioria das apostas, muitos dos que investiram para poder fazer parte do seu grupo privado Global Youth Trading - que mais tarde se converteu em WeVesting - acabaram por perder mais de 350 euros devido ao encorajamento para fazer alavancagens muito acima do que seria seguro.

Por cada cliente angariado para a BDSwiss, receberia valores a rondar os 500 euros por cada graças a um acordo celebrado com a corretora. Seguindo os concelhos de David, os clientes perdiam muito mais do que os 350 euros de investimento inicial, transformando-se num negócio lucrativo baseado em enganos e falsas promessas.

DavidGyt está a ser investigado pela CMVM e Ministério Público

Estima-se que David Soares tenha ganho pelo menos 2.5 milhões de euros através do seu esquema. Nas mensagens trocadas com seguidores interessados nas redes sociais fazia-se passar por trader profissional, o que não era verdade. Neste momento encontra-se a ser investigado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e pelo Ministério Público.

Todos os lesados por este esquema de David Soares estão a ser encorajados a prestarem testemunhos e provas. A reportagem da TVI pode ser revista aqui.

davidgyt_esquemas_burlas_reportagem_tvi

Salta para os comentários (45)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Netflix não comprará estúdios de jogos a torto e a direito

Estará atenta a oportunidades que façam sentido.

FIFA 22 e PS5 no topo do Reino Unido em setembro

Consola da Sony teve um dos seus melhores meses de vendas.

NetEase compra estúdio de No More Heroes

Grasshopper Manufacture Inc. pretende elevar a sua qualidade.

Também no site...

Cole Cassidy é o novo nome de McCree de Overwatch

Efeitos do processo legal que a Activision enfrenta.

Jogos Project Zero poderão receber mais remasters

Koei Tecmo ficou surpresa com as reações.

Netflix não comprará estúdios de jogos a torto e a direito

Estará atenta a oportunidades que façam sentido.

Abertas as reservas para Cotton 100% e Panorama Cotton

Strictly Limited Games e ININ Games celebram 30 anos da série.

Comentários (45)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários