Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Valheim - guia da construção - Como construir uma casa, chaminé, cama, lareira e construções de pedra

Como começar a tua primeira casa - e fazer upgrade para uma fortificação mais forte.

How to build your first base in Valheim - or upgrade to a more serious fortification with a chimney, stone buildings and other features.

Construir em Valheim é um processo vital e, por vezes, bastante complicado.

Ter um abrigo é importante não apenas para ajudar-te a sobreviver contra os elementos e criaturas que podem vaguear pelo mundo do jogo, mas é também onde começarás a transformar os teus recursos em armas e itens úteis para ajudar-te a explorar novos biomas.

A partir daqui, o processo começa novamente e, por isso, decidimos explicar-te como e onde construir em Valheim de maneira a que se adeque a cada novo ambiente hostil.

No entanto, se fores como nós e preferes jogar de uma forma mais comedida, então existe uma série de upgrades em que te podes focar - desde adicionar uma chaminé até construir edifícios de pedra.

Caso queiras saber mais sobre o jogo, consulta o nosso guia sobre como derrotar os bosses de Valheim!

Nesta página:

Cover image for YouTube videoValheim LIVEstream - Primeiras impressões, primeiro boss e cortar muita lenha!

Precisas de mais informações sobre Valheim? Não te esqueças de consultar todos os nossos guias sobre o jogo dos vikings:

Valheim - Como localizar e derrotar os bosses

Valheim - Guia da construção

Valheim - Cheats, códigos e comando de consola

Valheim - Como criar e melhorar bancadas

Valheim - Onde encontrar sílex e para que serve

Valheim - Onde encontrar ferro e como usar

Valheim - Como domar um lobo


Onde construir em Valheim?

Ao iniciar Valheim, encontrar-te-ás indefeso contra os diferentes monstros e doenças que o jogo apresenta; por isso, antes de decidires onde construir uma casa, vamos concentrar-nos num abrigo simples para sobreviver à primeira noite e começar a cultivar materiais.

Primeiro, verifica se tens materiais suficientes para uma bancada, que é o objetivo principal na área iniciante de Meadows.

Uma vez que a bancada requer um telhado para funcionar, é também o local ideal onde poderás erigir a tua primeira construção. Em Meadows, não há um primeiro lugar mau para construir - embora recomendamos um lugar que seja aberto (portanto, evita áreas com árvores densas) ou, se encontrares uma ruína, conserta-a para tornar o teu primeiro abrigo mais barato e rápido de criar.

Assim que estejas mais confortável e tenhas, idealmente, derrotado o primeiro boss, podes então deslocar-te para diferentes biomas. Exploraremos isto numa secção posterior, portanto, se estás apenas a começar, não te preocupes com isso até que estejas pronto para te aventurares pelo mundo com melhores recursos na tua posse.

Como construir uma casa em Valheim

Depois de escolheres o local para construir a tua nova casa e colocares a bancada, equipa o Martelo na barra rápida e usa-o para exibir um novo menu pop-up que mostrará diferentes separadores.

Seleciona o separador 'Construção' e verás todos os diferentes componentes de construção que podes construir. Para começar, tens que usar madeira; tem em mente que qualquer construção baseada em madeira exigirá um certo nível de atenção, uma vez que eventos naturais como a chuva irão erodir a durabilidade de qualquer componente de madeira que não esteja coberto por um telhado, obrigando-te a repará-los de vez em quando.

Depois de selecionares o componente que pretendes, terás que posicioná-lo, seja no chão ou conectado a outra peça que já construíste.

As peças de construção feitas à mão irão encaixar-se umas nas outras à mesma altura, mas não terão o mesmo alinhamento perfeito com uma construção de spawn natural.

Também tens uma área específica para operar, limitada pela tua bancada. Uma solução para isso é colocar várias bancadas em redor para estender essa área, mas na maioria das vezes não vais precisar de tanto terreno assim para construir.

Quanto às necessidades da tua casa, recomendamos o seguinte:

Pisos: Cada edifício precisa de uma base sólida; então, precisas de começar por aí. Podes escolher um local nivelado ou nivelá-lo tu mesmo usando a Enxada. De qualquer forma, este é o ponto de partida de qualquer construção, então gasta o tempo que precisares a planear.

Paredes e portas: Logo depois de lançares os alicerces da tua casa, o próximo passo lógico é colocar paredes que a separem dos perigos externos. Podes deixar alguns pontos abertos (como uma janela) que, embora não sejam exatamente defensivos, dão-te uma melhor visão da situação externa caso precises de sair, ou uma boa forma de atacar monstros de longe usando um arco. Claro, todas as casas precisam de uma porta e, como os monstros não podem abrir portas, elas certamente podem salvar vidas.

Telhado: Construir um telhado em qualquer edifício é extremamente importante, pois é a principal forma de proteção que conhecerás no jogo. Estar sob um telhado dá ao jogador o status Protegido e protegerá a durabilidade de qualquer componente à base de madeira construído sob ele, bem como preservar o jogador e as partes de madeira da chuva e dos danos da erosão.

Uma Cama: As camas são a prioridade assim que terminares a casa adequadamente, já que elas não só fornecem o buff Descansado, mas também são o teu ponto de spawn. Elas também permitem-te saltar no tempo diretamente para a manhã se estiveres a jogar sozinho e for noite. Lembra-te, só podes ter um ponto de spawn ativado de cada vez, independentemente da quantidade de camas que tenhas criado - e apenas podes usar a cama se estiver protegida por um telhado e tiver uma fonte de calor por perto (explicamos mais sobre fogueiras e lareiras na próxima seção).

Baú: Também é recomendável construir baús tanto quanto forem necessários, pois precisarás do máximo de espaço possível para armazenar materiais, troféus e tesouros. Eles não têm muito espaço, mas são fáceis de fabricar e podes ter quantos quiseres; então, constrói-os de acordo com a tua conveniência.

Cercas: Embora as cercas não façam parte de uma casa em si, é útil cercar a tua casa com uma camada extra de precauções defensivas para proteger-nos a nós mesmos e os nossos itens. Fácil de construir e mais fácil de colocar, cercas e estacas afiadas impedirão qualquer ataque inimigo até um certo grau. No entanto, terás algumas dificuldades caso os trolls se lembrem de vir dizer "olá"..

Como criar uma fogueira ou lareira em Valheim

Agora que aprendeste a mecânica básica e como construir em geral, é hora de manter o aquecimento nas nossas casas.

Porque é que o fogo é necessário? Primeiro, precisas de uma fonte de calor próxima para construíres a tua cama. Outro mecanismo importante para prestar atenção são os Cold e Wet Debuffs, que afetam as estatísticas de regeneração de saúde e resistência. Para lidar com eles, uma fonte de calor colocada nas proximidades irá neutralizar ou remover rapidamente os referidos efeitos.

É por causa destes efeitos que precisas de construir uma fonte de calor, como uma fogueira ou uma lareira. No entanto, lembra-te de que precisas de alimentá-los com madeira e, se forem construídas em portas, considera construir uma chaminé ao seu redor (mais sobre isso na próxima secção).

Como construir uma fogueira em Valheim

As fogueiras são a fonte de calor mais básica que pode ser criada. Os materiais são os seguintes:

  • Stone x5
  • Wood x2

Para construir uma fogueira, precisas de selecionar o martelo, clicar com o botão direito para exibir o menu de criação e ir para o separador Miscellaneous, onde verás as diferentes fontes de calor que podes construir. Só podes colocar uma fogueira no solo, rocha natural ou componentes de construção baseados em pedra.

Pode ser extinta pela chuva, por isso precisa de estar protegida com um teto colocado sobre ela, e também podes colocar uma Cooking Station em cima dela para poder cozinhar carne.

Como construir uma lareira em Valheim

Por outro lado, para desbloquear a receita da lareira, precisas de desbloquear iron e, para a construíres, precisas dos seguintes materiais:

  • Stone x15

Nota que só podes colocar uma lareira dentro da área de efeito de um Stonecutter. No entanto, a lareira tem uma área de efeito maior do que a fogueira, e mais Cooking Stations podem ser colocadas sobre ela.

Como construir uma chaminé em Valheim

Se acenderes uma fogueira dentro de casa, ela produzirá uma coluna de fumo que se espalhará por toda a casa se não for redirecionada para fora do espaço fechado, infligindo o debuff Smoked ao jogador. Este debuff inflige 2 pontos de dano continuamente até que o jogador saia da nuvem de fumo.

Construir uma chaminé é bastante intuitivo e, embora possas adotar várias abordagens para definir o formato desejado da chaminé que desejas construir, o conceito básico envolve sempre as mesmas etapas básicas. Precisas de criar uma maneira do fumo sair da tua casa enquanto cobres o fogo com um telhado ao mesmo tempo, criando assim um sistema de ventilação que ainda protege o teu fogo da chuva.

Cerca a fonte de calor que escolheste com paredes, deixando a parte frontal aberta para poderes interagir com o fogo e continuar a alimentá-lo.

Adiciona mais paredes no topo, criando uma coluna que poderás estender até atingir a altitude adequada para redirecionar ainda mais o fumo para fora da casa.

Assim que o tenhas feito, acrescenta um telhado de madeira, sendo o de 45° o mais adequado, pois deixa mais espaço para a chaminé expirar. Não cubras totalmente a parte superior, deixa espaço suficiente para o fumo escapar. Como podes ver, cumpre o propósito da chaminé de redirecionar o fumo para fora da casa, ao mesmo tempo que protege o fogo da chuva.

Outro exemplo de como funciona uma chaminé pode ser visto usando uma lareira como base para uma chaminé de pedra. Por ser maior que uma fogueira, o tamanho da lareira deixa mais espaço para ventilar, pelo que construir o telhado desta chaminé é menos difícil e a altitude, neste caso, menos necessária.

Deterioração das construções em Valheim e a integridade dos edifícios explicada

Para além do básico, há coisas mais avançadas a serem consideradas na manutenção da tua construção ao longo do tempo:

Deterioração de edifícios em Valheim

Qualquer construção em madeira exigirá um certo nível de atenção, pois qualquer tipo de contato com a água irá danificá-la, alterando a sua cor e forma, e afetando a sua durabilidade total.

Eventos naturais como a chuva irão erodir qualquer componente de madeira que não esteja coberto por um telhado, e edifícios que estão em contato com corpos d'água, como rios, lagos ou o oceano, terão as suas fundações danificadas.

Felizmente, os danos que a madeira sofre desta forma só reduzirão a sua durabilidade para 50%; então, desde que fiquemos de olho nisso, vai correr tudo bem.

Como tal, de vez em quando, vale a pena dar uma olhada à tua construção com o martelo equipado, verificando todas peças para ver se precisam de conserto. Se estás a ter dificuldades com isso, mudar para edifícios de pedra é uma boa ideia - algo que explicaremos melhor numa secção posterior.

Integridade das construções em Valheim

Building Integrity é a mecânica relacionada à altura possível que os nossos projetos de construção podem atingir. É o nível de estabilidade que uma estrutura mantém, que muda dependendo da distância entre o solo e o telhado.

Com os componentes mais "aterrados" sendo azuis e os mais distantes, e os menos estáveis, sendo vermelhos, uma vez que um componente de construção atinge um nível de integridade vermelho, não serás capaz de construir sobre ele; por isso, é importante manter isso em mente no momento de projetar uma casa.

Tal como acontece com a deterioração de edifícios, as estruturas de pedra são úteis porque têm melhor integridade e podem ser construídas em maiores alturas - terás mais informações sobre como desbloquear isto numa secção posterior.

Como remover um edifício em Valheim

Finalmente, para demolir qualquer edifício, precisas de selecionar o martelo e apenas pressionar a roda do rato enquanto miras no componente que logo será destruído.

Receberás os teus componentes de volta, a menos que estejam danificados - nesse caso, receberás metade dos materiais de volta.

Alternativamente, se estiveres a destruir algo que outro jogador construiu, não receberás nada. Lembra-te de que, se estiveres a tentar limpar uma área inteira, terás de deixar a bancada para o fim, caso contrário, terás de construir outro para continuares a eliminar estruturas.

Como desbloquear edifícios de pedra em Valheim

Para além dos componentes de pedra em edifícios terem uma durabilidade geral muito superior à da madeira, eles também permitem que o jogador alcance novas alturas.

Se colocares um componente de madeira sobre um de pedra, eles terão um reset no seu nível de integridade, contando como se tivesses acabado de colocar essa parte de madeira no chão. Isto traz um novo nível de construção que nos permite ser mais criativos em termos de design e, claro, tem uma aparência certamente melhor.

No entanto, construir usando pedra como matéria-prima é uma história totalmente diferente do que usar madeira. Em primeiro lugar, precisas de construir um Stonecutter.

Para fazeres isso, deves prosseguir para as Sunken Crypts, onde encontrarás e poderás extrair iron das Muddy Scrap Piles.

Lembra-te de que as Crypts estão disponíveis apenas após derrotares o segundo boss, por isso, sê paciente e atualiza o teu equipamento tanto quanto o jogo te permitir antes disso.

Depois de colecionares o material necessário, serás capaz de criar um Stonecutter usando os seguintes materiais:

  • Wood x10
  • Iron x2
  • Stone x4

O Stonecutter irá permitir-nos construir uma ampla gama de novos componentes e, para além dos componentes de pedra serem mais resistentes aos elementos, eles também contam permanentemente como "aterrados", o que ampliará o nosso alcance em termos de Integridade de Construção.

Lembra-te: para obteres pedras, podes pegar em pedras do chão em zonas como Meadows ou, assim que obtiveres o teu primeiro Picaxe, podes obtê-las minerando diferentes rochas espalhadas por quase qualquer área.

Construir nos biomas posteriores de Valheim, desde a Black Forest até às Plains

Conforme avanças em Valheim, irás deparar-te com a necessidade de progredir através de diferentes biomas. Cada um tem uma variedade de considerações quando se trata de materiais e na aprendizagem em como sobreviver.

Black Forest

Estas são grandes florestas repletas de pinheiros e abetos, exibindo colinas cheias de rochas e várias criptas funerárias para explorar. Lá, podes encontrar nós de cobre e estanho e encontrar esqueletos, trolls e greydwarfs; então, embora seja útil ter uma casa neste bioma, deves construir uma casa bem guardada, não apenas na estrutura em si, mas também adicionando mecanismos de defesa como cercas ou espigões.

Swamp

Lugares muito escuros e lamacentos, os pântanos estão cheios de árvores enormes que bloqueiam a entrada da luz, e é dentro das Sunken Crypts que poderás encontrar ferro. Podes encontrar também monstros hostis, alguns deles muito venenosos, e geysers de fogo protegidos por Surtlings, pequenas criaturas flamejantes que disparam fogo. Não é o lugar mais amigável ou adequado para construir uma casa, mas é certamente interessante.

Mountain

Estes biomas são lugares difíceis. Estes picos estão inteiramente cobertos de neve, e obténs continuamente o debuff Congelar aplicado à tua personagem. Isso pode ser facilmente resolvido acendendo uma fogueira, vestindo uma capa ou bebendo uma bebida que ajuda na resistência ao frio.

Isto, é claro, não resolve a presença de golens de pedra, matilhas de lobos e drakes. Se planeias morar aqui e minerar os preciosos nós de prata e obsidiana, é altamente recomendável vires preparado para lutar pela tua vida, antes mesmo de criares um lugar que te proteja deste clima implacável.

Ocean

O bioma oceânico não é um lugar onde vais construir uma casa, mas vale a pena ser mencionado. Qualquer grande corpo de água é considerado um bioma oceânico. Podes encontrar serpentes marinhas, peixes ou leviatãs, e apenas tens acesso a este lugar através de barco ou jangada, pois nadar irá drenar a tua stamina.

Plains

Planeado para ser o último bioma a ser visitado devido à progressão natural do jogo, o bioma Plains é uma área muito aberta que exibe diferentes formações rochosas e é habitada por Fulings, semelhantes a goblins, e pelos fortes e assustadores Deathsquitoes.

De longe o lugar mais perigoso do jogo, não só precisarás de progredir o suficiente para te sentires confortável nesta área, mas também precisará de construir um lugar muito fortificado se pretendes ficar por muito tempo.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Valheim

PC

Related topics
Sobre o Autor

Santiago Leguiza

Contributor

Comentários