Fantasian poderá ser o último trabalho completo do lendário Nobuo Uematsu

Compositor japonês criou 60 temas para orquestra.

Nobuo Uematsu é um dos nomes mais lendários para os apaixonados pelos JRPGs, especialmente os da Square Enix, um compositor japonês responsável por algumas das mais memoráveis bandas sonoras do género.

Uematsu conta no seu currículo com obras como Final Fantasy I, II, III, IV, V, VI, VII, VII, IX, X, Chrono Trigger, Lost Odyssey, Blue Dragon, entre muitas outras, numa carreira durante a qual trabalhou uma grande parte dela ao lado de Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy e que agora desenvolve Fantasian com a sua Mistwalker.

Fantasian marca o reencontro entre Uematsu e Sakaguchi, que em conversa com o MobileSyrup explicou como as constantes colaborações ao longo de 35 anos podiam não ter direito a encore devido ao estado de saúde do compositor.

"Antes de o abordar sobre o trabalho em Fantasia, ele estava a lidar com problemas de saúde e fiquei preocupado se ele seria capaz de compor algo ou se era sequer possível para ele trabalhar nisto," disse Sakaguchi.

Uematsu conseguiu trabalhar no projeto e compor 60 temas com orquestra, algo que provavelmente não voltará a fazer no futuro devido ao esforço que isto representa.

"Penso que ele sugeriu que Fantasia será talvez o último jogo que faz por completo em termos da composição de toda a banda sonora. Fantasian poderá ser o seu último álbum," diz Sakaguchi sobre o trabalho de Uematsu que provavelmente se focará apenas em compor temas individuais.

Sakaguchi diz que Uematsu deu o seu "coração e alma a Fantasian" e que quando ouviu a banda sonora, quase chorou devido ao significado do trabalho.

Salta para os comentários (8)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (8)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários