Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Pokémon Go - Liga de Batalha Go - Datas, Mudanças, Ligas, Recompensas e Ranks da Temporada 7

Tudo o que tens de saber sobre a mais recente temporada do modo competitivo de Pokémon Go.

A Liga de Batalha Go pega no sistema de batalha de Pokémon Go - que até 2020 permitia que amigos ou jogadores locais competissem uns contra os outros - e tornou-o numa liga competitiva mundial em que qualquer jogador pode participar.

Com o lançamento da Temporada 7 a 1 de março de 2021, a Liga de Batalha Go sofreu uma série de alterações que incluiu aumentar o número de ranks para 24, sendo que os ranks mais altos foram marcados com nomes especiais (Ace, Veteran, Expert, Legend), novas recompensas e uma duração estendida, o que significa que a Temporada 7 terminará juntamente com a Story of Leagues na terça-feira, 1 de junho de 2021.

Apesar destas mudanças à estrutura geral da Liga de Batalha Go, o processo mantém-se igual - os jogadores são ainda colocados em Ranks que sofrerão um reset a cada Temporada.

Como as Raids, também possui entradas gratuitas e pagas, cada uma com diferentes recompensas da Liga de Batalha Go.

Nesta página:

Como funciona a Liga de Batalha de Pokémon Go, desde os Ranks às Temporadas

Existem vários componentes por trás do funcionamento da Liga de Batalha de Pokémon Go, com uma série de alterações a serem introduzidas com a Temporada 6 juntamente com a Temporada de Celebração, mas podes consultá-los a seguir:

  • A Liga de Batalha de Pokémon Go decorre ao longo da Temporada e irá rodar ao longo das três Ligas existentes que limitam Pokémon pelo seu CP - a Great League (1500 CP), Ultra League (2500 CP) e Master League (qualquer CP) - a cada duas semanas. Existem ligas bónus introduzidas nas novas temporadas,mas essas três estarão presentes em todas as temporadas.
  • Com a introdução da Temporada 6, o número de ranks da Liga de Batalha de Pokémon Go foi aumentado do Rank 1 para Rank 24. Os ranks ainda possuem uma série de requisitos para progredir; subir do Rank 1 para o Rank 20 obriga-te a participar e vencer um determinado número de batalhas, enquanto que do Rank 21 para o Rank 24, cada um com o seu próprio título, terás de obter uma certa classificação.
  • A tua 'classificação de batalha' aumenta quando ganhas e diminui quando perdes. Embora exista fora do sistema de Rank, deves progredir além de certos valores para atingires os últimos quatro Ranks. Esta classificação também fornece uma métrica adicional para completar (com os teus amigos ou até contigo mesmo) assim que alcançares o Rank 24 de uma temporada.
  • Para participar na Liga de Batalha Go, terás primeiro de caminhar 3kms para poderes entrar, sendo que o teu progresso será visível no ecrã de Batalha. Existem aqui alguns requisitos que vale a pena salientar: de cada vez que completares este medidor, terás o direito a 5 partidas, sendo que podes igualmente "armazenar" uma caminhada; isto significa que podes ir caminhando que vai contar para a vez seguinte. Podes jogar um máximo de 3 conjuntos (15) de batalhas por dia.
  • Adicionalmente, desde que caminhes uma determinada distância, podes usar PokéCoins para reduzires o tempo de recarga, sendo que o custo baixa quanto mais próximo estiveres dos 3kms. (Update: Até novo aviso, não tens de caminhar nem usar PokéCoins para carregar a Liga de Batalha Go.)
  • Para as cinco partidas que jogas dentro de um conjunto, podes receber recompensas, que são exibidas no ecrã nas faixas 'grátis' e 'premium', sendo que a última só se adequa se tiveres usado um Premium Battle Pass (que substituirá o Premium Raid Pass e que te permite entrar em qualquer uma das atividades). Nota que, assim que começares uma série de batalhas, não poderás mudar de faixa a meio.
  • Também há recompensas adicionais que ganhas ao subires de nível e mais no final da temporada.
Ver no Youtube

Pokémon Go - Datas da Temporada 7 da Liga de Batalha e requisitos de nível para a Liga de Batalha Go

A Temporada 7 da Liga de Batalha Go em Pokémon Go segue o formato das três ligas principais - Great, Ultra e Master - com Premier Cups e uma série de competições especiais a decorrer simultaneamente para dar mais fulgor à competição.

É importante recordar que estas datas estão sujeitas a alterações e manteremos esta página atualizada com quaisquer mudanças que possam ocorrer.

Abaixo, podes encontrar todas as datas da Liga para a Temporada 7. Cada liga irá mudar no horário habitual de reset, que costuma ser às 13:00:

  • Datas da Great League - Segunda-feira, 1 de março, até segunda-feira, 15 de março
  • Datas da Ultra League e Premier Cup - Segunda-feira, 15 de março, até segunda-feira, 29 de março
  • Datas da Master League, Master League Classic e Great League - Segunda-feira, 29 de março, até segunda-feira, 5 de abril
  • Datas das três ligas - Segunda-feira, 5 de abril, até segunda-feira, 12 de abril
  • Remix da Great League e Great League - Segunda-feira, 12 de abril, até segunda-feira, 26 de abril
  • Datas da Ultra League e Premier Cup - Segunda-feira, 26 de abril, até segunda-feira, 10 de maio
  • Datas da Master League, Master League Classic e Retro Cup - Segunda-feira, 10 de maio, até segunda-feira, 17 de maio
  • Datas das três ligas - Segunda-feira, 17 de maio, até segunda-feira, 24 de maio
  • Os jogos ranked vão terminar em - Segunda-feira, 24 de maio
  • Datas da Kanto Cup Unranked - Segunda-feira, 24 de maio, até segunda-feira, 31 de maio

Haverá também uma surpresa ainda por anunciar para a 7ª temporada da Liga de Batalha Go entre segunda-feira, 29 de março, a segunda-feira, 5 de abril.

Por favor, lê a secção a seguir para saberes mais sobre a Master League Classic, Great League Remix, Retro Cup e Kanto Cup.

A Temporada 8 vai começar quando a Temporada das Lendas terminar, a 1 de junho.

Pokémon Go - Liga de Batalha da Temporada 7 - ligas e competições especiais explicadas

Existe uma série de competições especiais e ligas onde podes participar durante a Temporada 7 da Liga de Batalha Go.

A primeira é a Master League Classic, que decorre durante os dois períodos dedicados à Master League no decorrer da Temporada 7 - Segunda-feira, 29 de março, até segunda-feira, 5 de abril; segunda feira, 10 de maio, até segunda-feira, 17 de maio.

Se queres participar nesta liga, deves garantir que nenhum dos Pokémon da tua equipa foi melhorado através de Candy XL.

A Great League Remix vem a seguir e decorre ao mesmo tempo que a segunda Great League - Segunda-feira, 12 de abril, até segunda-feira, 26 de abril.

Nesta liga especial, não poderás usar os Pokémon de topo mais usados para a Great League, que será anunciada na segunda-feira, 15 de março.

A terceira competição especial é a Retro Cup que irá decorrer desde segunda-feira, 10 de maio, até segunda-feira, 17 de maio.

O limite de CP para esta competição estará limitado a 1,500 e estarás restrito aos 15 tipos de Pokémon originais. Isto significa que não poderás usar Pokémon do tipo fada, dark ou aço.

A próxima competição especial é a Kanto Cup que irá decorrer desde segunda-feira, 24 de maio, até segunda-feira, 31 de maio.

Durante esta competição, apenas poderás usar Pokémon do Pokédex de Kanto, que consistem nos Pokémon numerados de 1 a 151 no National Pokédex. O limite de CP também estará restrito a 1,500 e o teu rating não será afetado pela Kanto Cup, o que significa que podes participar livremente nesta competição sem teres que te preocupar com o teu ranking.

Finalmente, uma nova surpresa será anunciada entre segunda-feira, 29 de março, e segunda-feira, 5 de abril, que poderá ser uma nova e especial liga ou competição.

Pokémon Go - Regras e restrições de batalha da Liga de Batalha

As batalhas da Liga de Batalha Go parecem funcionar da mesma forma que as batalhas padrão contra um amigo ou localmente, mas existem algumas regras e restrições voltadas para a competição que tornam tudo mais justo:

  • De cada vez que entras na Liga de Batalha Go, poderás jogar um "conjunto" de 5 partidas.
  • Existe um limite para a quantidade de Liga de Batalhas Go em que podes participar por dia, quer seja de forma gratuita ou paga, que é de 6 conjuntos (30 batalhas) por dia.
  • Podes apenas usar um Pokémon de cada espécie na tua equipa numa competição.
  • De acordo com as mudanças nas regras de batalha de todo o jogo, se os Pokémon usarem Charged Attacks ao mesmo tempo, o Pokémon com a maior estatística de Ataque irá primeiro. Se elas forem iguais, um Pokémon escolhido aleatoriamente será o primeiro.
  • Alternar entre Pokémon irá fazer reset a todas as alterações feitas no Ataque ou Defesa, como buffs ou debuffs de movimentos feitos durante a batalha.

Um obrigado ao martycochrane no reddit por ajudar com a informação acima apresentada.

Pokémon Go - Requisitos do Rank da Liga de Batalha

A Liga de Batalha Go permite-te progredir em 24 Ranks por temporada. Este número foi aumentado de um valor inicial de 10 a 30 de novembro de 2020, juntamente com o lançamento da 6ª temporada da Liga de Batalha Go e da Temporada de Celebração.

Cada Rank requer um objetivo diferente para que possas progredir, e cada um tem também o seu próprio conjunto de recompensas.

Da Temporada 6 em frente, terás de participar e vencer um determinado número de batalhas para progredires do Rank 1 para o Rank 20.

Certos ranks são mais fáceis de obter que outros uma vez que apenas te obrigam a completar um conjunto de batalhas para progredires. Isto significa que, mesmo que ganhes apenas 1 de 5 batalhas, irás progredir na mesma para o rank seguinte.

Os ranks que apenas te obrigam a ganhar um conjunto de batalhas são - Rank 5, Rank 10, Rank 15 and Rank 19.

Se pretendes subir do Rank 21 para o Rank 24, contudo, terás de obter uma certa classificação e não podes ser derrotado durante um certo número de partidas.

Cada Rank do 21 ao 24 possui o seu próprio título específico - Ace, Veteran, Expert e Legend - que, para além de te ajudar a identificar cada rating que precisas de atingir, dá-te também uma razão para te gabares!

Abaixo, podes encontrar o título que foi dado a cada Rank, juntamente com o rating que precisarás para progredir para esse rank específico:

  • Rank 21 - Ace - 2,000 rating
  • Rank 22 - Veteran - 2,500 rating
  • Rank 23 - Expert - 2,750 rating
  • Rank 24 - Legend - 3,000 rating

Pokémon Go - Recompensas da Liga de Batalha

À medida que sobes na Liga de Batalha Go de cada temporada, verás que serás de alguma forma recompensado. Isto inclui conjuntos de recompensas, encontros com Pokémon e recompensas por progredires para um novo Rank.

As especificidades das recompensas, especialmente os encontros com Pokémon, costumam mudar de temporada para temporada, pelo que é sempre uma boa ideia ler esta secção no início de cada temporada, para que saibas aquilo com que podes contar.

Recompensas de Rank

Recompensas de Rank são, como o nome sugere, as recompensas que recebes por progredires para um novo rank na Liga de Batalha Go. Estas recompensas incluem itens úteis, como Poções e Stardust.

A Temporada 6 trouxe uma série de mudanças importantes à Liga de Batalha Go, sendo que uma delas foi as Recompensas de Rank.

Sob o novo sistema de Ranking, uma série de ranks obrigam-te agora a completar apenas um conjunto de batalhas, quer ganhes ou percas, para progredires para o rank seguinte. Estes ranks também receberam recompensas específicas, o que significa que receberás garantidamente algum tipo de recompensa ao completá-los.

A seguir, podes encontrar estes ranks espciais e o tipo de recompensa que receberás ao completá-los:

  • Rank 5 - Itens mistério
  • Rank 10 - Stardust
  • Rank 15 - Candies Raros
  • Rank 19 - Encontros com Pokémon e Elite Fast TM

Conjunto de recompensas se venceres

Cada conjunto contém 5 batalhas, e ganhas mais recompensas por cada vitória subsequente, permitindo-te ganhar um total de 5 recompensas se venceres cada batalha.

Antes de jogares, podes obter recompensas básicas (gratuitas) ou usares um Premium Pass para ganhares um conjunto diferente de recompensas. Elas costumam ser do mesmo tipo ou poderão ter a sua ordem trocada, pelo que é mais fácil obter certas recompensas.

Podes ver quais são as recompensas grátis e premium antes de começares, cabendo-te a ti decidir se vale a pena gastar o Premium Pass ou não (até porque, a vitória não está garantida!).

As possíveis recompensas - gratuitas e premium - podem ser:

  • Stardust
  • Charged TMs
  • Item Mistério (uma Sinnoh Stone, Charged TMs ou Silver Pinap Berry - um obrigado ao oAbuttre no reddit por confirmar)
  • Candy Raro
  • Encontro com Pokémon
  • Itens para Avatar, como roupa inspirada em Pikachu Libre e Steven Stone
  • Pode de Avatar

Todos os encontros dos Ranks da Liga Go

Os encontros Pokémon são os mesmos independentemente se escolhas a vertente gratuita ou premium das recompensas, mas diferem de acordo com o Rank. Se estás a jogar para as recompensas gratuitas, então terás garantidamente um encontro Pokémon após três vitórias mas, se estiveres no lado premium, precisarás apenas de uma para obteres esse encontro.

Quanto mais alto o rank, maior a gama de possíveis encontros que obténs, com mais criaturas raras disponíveis. Seguem-se os encontros Pokémon com os quais serás recompensado que foram atualmente anunciados para a temporada 7:

RankEncontros Pokémon garantidosOutros possíveis Pokémon
1ZebstrikaPoliwhirl
Flaaffy
Pupitar
Galvantula
10Medicham
Frillish
Stunfisk
Encontros de Pokémon prévios
15Scraggy
Lampent
Rufflet
Encontros de Pokémon prévios
20Lendários disponíveis no momento em raids de 5 estrelasEncontros de Pokémon prévios
AceDeinoEncontros de Pokémon prévios
LegendPikachu LibreEncontros de Pokémon prévios

Sabemos que terás encontros com Pokémon inspirados em Elesa - a líder de ginásio do tipo elétrico de Pokémon Black, White, Black 2 e White 2.

Também obterás mais Candy XL quando capturares Poliwhirl, Flaaffy, Pupitar, Medicham, Scraggy, Galvantula, Lampent e Stunfisk como recompensa nos encontros Pokémon da Liga de Batalha Go.

Se chegares ao rank 20, terás também um encontro garantido com o Pokémon lendário que está de momento nas raids de 5 estrelas quando desbloqueares a recompensa.

Encontros Pokémon garantidos ocorrerão sempre, mesmo se não tiveres vitórias suficientes nesse ranking específico. Isto significa que, se não encontraste Zebstrika quando chegares ao Ace Rank e, finalmente, ganhares um encontro como recompensa, então enfrentarás esse Pokémon em vez de Deino.

Assim que tenhas capturado Zebstrika, poderás capturar Deino durante o encontro Pokémon seguinte, e funciona sempre da mesma forma no que diz respeito aos encontros garantidos com Pokémon.

Outras recompensas da Liga de Batalha Go de Pokémon Go

Se chegares ao Rank 10 na Liga de Batalha Go de Pokémon Go, serás então recompensado com roupas inspiradas em Pikachu Libre.

Se chegares ao Rank Legend, o rank mais alto da Liga de Batalha Go, serás recompensado com uma nova pose e roupas inspiradas em Elesa.

Elesa, introduzida em Pokémon Black e White, é a quarta líder de ginásio para a Unova Pokémon League. O seu ginásio está localizado em Nimbasa City, dedicado a Pokémon do tipo elétrico. O Pokémon que receberes como recompensa da Liga de Batalha Go será também inspirado em Elesa.

Se chegares ao Rank 19 no fim da Temporada 7, receberás um segundo Elite Charged TM e também um Elite Fast TM no fim da temporada.

Lembra-te: o teu ranking sofrerá um reset no fim de cada temporada pelo que, se uma certa recompensa chamou a tua atenção, certifica-te que a obténs nesta temporada ou poderás perdê-la!

Confere esta página à medida que a Temporada 7 da Liga de Batalha Go for progredindo.

Read this next