Abrir o DualSense revelou a possível causa do drift

O uso de partes pré-feitas usadas em vários comandos.

O pessoal do iFixit decidiu abrir um comando Dualsense da PlayStation 5 para tentar descobrir as possíveis causas para o drift do analógico, algo que está a valer à Sony a ameaça de um processo legal.

No vídeo, que podes ver em baixo, ao desmontar o comando para ver o que está por dentro da caraça, é descoberto que o DualSense, tal como o DualShock 4 e os comandos da Xbox One e Xbox Elite usam todos hardware pré feito e genérico, "com um longo historial de previsíveis e evitáveis problemas".

A investigação do iFixit descobriu que os componentes usados nestes comandos podem "facilmente exceder a sua vida útil de apenas pouco mais de 400 horas de jogo", mas existem problemas na forma como foram fabricados.

O principal problema parece estar nos potenciómetros, uma resistência de três terminais com um contacto deslizante ou rotativo (rotativo no caso do DualSense) que forma um divisor ajustável de voltagem para medir a tua posição. É o sistema quaso na maioria dos comandos modernos. Existem outras possíveis causas para o drift, mover o analógico pode estilar ligeiramente o mecanismo de auto centralização e criar um novo ponto neutro.

Além disso, é referido que com o tempo, o mecanismo poderá acumular pó do plástico e impedir que funcione como desejado.

O iFixit diz que existe uma forma de resolver o problema no DualSense, que terá de ser aberto por ti, mas também podes mandá-lo para a garantia. O iFixit pede que as fabricantes de comandos tornem mais fácil substituir analógicos como uma forma de tornar mais fácil corrigir o problema. Segundo dizem, é bizarro que as fabricante não considerem os analógicos como componentes consumíveis que precisam ser substituídos com o tempo.

Salta para os comentários (46)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Netflix não comprará estúdios de jogos a torto e a direito

Estará atenta a oportunidades que façam sentido.

FIFA 22 e PS5 no topo do Reino Unido em setembro

Consola da Sony teve um dos seus melhores meses de vendas.

NetEase compra estúdio de No More Heroes

Grasshopper Manufacture Inc. pretende elevar a sua qualidade.

Também no site...

Jogos Project Zero poderão receber mais remasters

Koei Tecmo ficou surpresa com as reações.

Netflix não comprará estúdios de jogos a torto e a direito

Estará atenta a oportunidades que façam sentido.

Abertas as reservas para Cotton 100% e Panorama Cotton

Strictly Limited Games e ININ Games celebram 30 anos da série.

Vídeo | Lootbox #34 LIVE - Em direto com a comunidade

Junta-te a nós pelas 16h de Portugal, 12h no Brasil.

Comentários (46)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários