Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Polícia chamada para controlar multidão que queria comprar uma PS5 em Tóquio

Loja foi forçada a cancelar a venda.

Os problemas no fabrico e distribuição da PlayStation 5 estão a limitar a capacidade da Sony em colocar stock nas lojas. Além disso, os possíveis compradores ainda têm de lidar com os mesquinhos scalpers que compram consolas apenas para as revender mais caras.

No Japão, a falta de stock e os scalpers estão a tornar as coisas especialmente complicadas, até para a própria Sony que vê menos consolas PS5 ativadas e consequentemente, menos jogos vendidos. A pandemia COVID-19 também se faz sentir nas restrições sobre as lojas e quando chegam notícias a indicar a chegada de novo stock da PS5, os ânimos podem aquecer.

Numa cena verdadeiramente inédita, nem sequer com a intensa procura pela Nintendo Switch no quente verão japonês de 2017 se viu disto, a polícia de Tóquio foi chamada para intervir e controlar uma multidão mergulhada no caos. A cena foi tão intensa que a loja foi forçada a cancelar a venda da PS5 e os consumidores foram para casa como vieram, de mãos a abanar, mesmo quem não teve qualquer culpa.

A Yodobashi Camera em Akihabara, popular local de Tóquio, prometeu vender centenas de consolas PS5 por ordem de chegada, mas quando a multidão que se formou à porta da loja começou a invadir a loja, ao ponto de empurrar as caixas e balcões, as autoridades foram chamadas e as vendas suspensas, tal foi o caos, como podes ver nos vídeos e imagens partilhados nas redes sociais e disponíveis em baixo.

Dave Gibson da Creatures Inc. esteve no local e diz que as coisas começaram de forma tranquila, mas quando os funcionários da loja começaram a distribuir os bilhetes numerados, começaram os empurrões e gritos. As pessoas que estavam na caixa a pagar foram empurradas para o lado, "ficou dinheiro nos tabuleiros. Os vendedores e funcionários foram empurrados até ao armazém", diz Gibson.

A venda tornou-se popular pois funcionou por ordem de chegada e não pelo habitual sorteio, que ainda assim gera entusiasmo entre os japoneses que procuram uma PS5. Além disso, os scalpers certamente viram-se atraídos para obter mais consolas para revenda a preços ridículos.

Read this next