Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Comissão Europeia multa Valve, Zenimax, Capcom e outras por quebrar regras antimonopólio no PC

Bloqueio regional no acesso a jogos e preços divergentes.

A Comissão Europeia decidiu aplicar multas a diversas editoras na indústria dos videojogos para PC, num valor total de 7.8 milhões de euros, por quebrar regras antimonopólio nas lojas digitais.

A Valve, Bandai Namco, Capcom, Focus Home, Koch Media e ZeniMax foram os alvos da Comissão Europeia por restringirem a venda entre fronteiras de certos jogos PC "com base na localização geográfica dos utilizadores dentro da Área Económica Europeia".

A chamada prática de bloqueio geográfico é contra medidas impostas pela entidade Europeia, que diz ter recebido a colaboração das editoras para reduzir a multa. No entanto, a Valve decidiu não cooperar e terá de pagar uma multa de 1.6 milhões de euros. A Comissão Europeia avisa que as editoras não podem restringir as vendas entre fronteiras pois vão contra os benefícios do Mercado Digital Único na União Europeia.

A Valve é acusada de permitir às editoras ativar uma função de controlo territorial, que permite "restrições geográficas quando é ativada", o que representa um bloqueio ao acesso às chaves de ativação para milhões de jogadores. De igual forma, as editoras que requisitaram esta funcionalidade à Valve para gerir os locais e preços onde os jogos são vendidos também foram contra as regras.

A Comissão Europeia diz ainda que estas práticas decorreram entre Setembro de 2010 e Outubro de 2015 em diversos países como República Checa e Hungria, em cerca de 100 jogos para PC destas editoras. No entanto, diz que as práticas de bloqueio por localização geográfica com direito a cláusula específica decorreram entre 3 a 11 anos em alguns casos.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários