Comissão Europeia multa Valve, Zenimax, Capcom e outras por quebrar regras antimonopólio no PC

Bloqueio regional no acesso a jogos e preços divergentes.

A Comissão Europeia decidiu aplicar multas a diversas editoras na indústria dos videojogos para PC, num valor total de 7.8 milhões de euros, por quebrar regras antimonopólio nas lojas digitais.

A Valve, Bandai Namco, Capcom, Focus Home, Koch Media e ZeniMax foram os alvos da Comissão Europeia por restringirem a venda entre fronteiras de certos jogos PC "com base na localização geográfica dos utilizadores dentro da Área Económica Europeia".

A chamada prática de bloqueio geográfico é contra medidas impostas pela entidade Europeia, que diz ter recebido a colaboração das editoras para reduzir a multa. No entanto, a Valve decidiu não cooperar e terá de pagar uma multa de 1.6 milhões de euros. A Comissão Europeia avisa que as editoras não podem restringir as vendas entre fronteiras pois vão contra os benefícios do Mercado Digital Único na União Europeia.

A Valve é acusada de permitir às editoras ativar uma função de controlo territorial, que permite "restrições geográficas quando é ativada", o que representa um bloqueio ao acesso às chaves de ativação para milhões de jogadores. De igual forma, as editoras que requisitaram esta funcionalidade à Valve para gerir os locais e preços onde os jogos são vendidos também foram contra as regras.

A Comissão Europeia diz ainda que estas práticas decorreram entre Setembro de 2010 e Outubro de 2015 em diversos países como República Checa e Hungria, em cerca de 100 jogos para PC destas editoras. No entanto, diz que as práticas de bloqueio por localização geográfica com direito a cláusula específica decorreram entre 3 a 11 anos em alguns casos.

Salta para os comentários (27)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (27)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários