Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Novo confinamento pode limitar ou suspender Netflix e YouTube, mas não é novidade

Falso alarme.

Hoje de manhã a TSF lançou o pânico entre os portugueses ao publicar uma notícia que alerta que o novo confinamento pode levar à limitação ou mesmo suspensão de serviços como a Netflix e Youtube. Embora não seja mentira, a notícia está errada quando diz que esta hipótese "não existia nos primeiros estados de emergência".

O Decreto-Lei n.º 10-D/2020 emitido a 23 de Março (e que já tinha sido notícia na altura) determinou que os serviços não essenciais de comunicações electrónicas - e aqui está a abrangida a Netflix, HBO, Disney+, Youtube, videojogos online, entre outras coisas - podiam ser limitados ou mesmo bloqueados para garantir o funcionamento dos serviços críticos para a população portuguesa.

Com um novo estado de emergência prestes a começar (a partir das 00h00 de 15 de Janeiro), este Decreto de Lei pode ser aplicado novamente. Recorde-se que no confinamento de Março e Abril os serviços de entretenimento como a Netflix e Youtube nunca chegaram a ser bloqueados, todavia, as provedoras de Internet colocaram limites na velocidade e por todo o país os Internautas aperceberam-se da degradação na qualidade do serviço.

Portanto, se no confinamento de Março e Abril estes serviços descritos como não essenciais não foram bloqueados (e nessa altura o confinamento foi mais abrangente, encerrando todas as escolas), parece improvável que isso aconteça neste novo confinamento que vai durar aproximadamente um mês. Pode acontecer, mas parece uma possibilidade bastante remota.

Read this next