Qual é o comando com menos latência desta geração?

Vídeo coloca à prova o Dualsense e o comando da Xbox Series.

A latência é um factor determinante para ser obter uma experiência ideal nos videojogos. Um jogo com muita latência pode tornar-se praticamente injogável devido ao atraso que há entre o comando introduzido pelo utilizador e a respectiva resposta na televisão.

É por isso que já quase todas as televisões recentes oferecem uma opção de "Modo de Jogo", que reduz o atraso de resposta inerente a todos os ecrãs (nota: os monitores são os ecrãs com menos atraso).

Um avanço, registado nesta geração de consolas, é a aposta no desempenho de 120 FPS, que também ajuda a reduzir o atraso na resposta dos comandos introduzidos pelo jogador. Será que isto resultamente realmente, e mais importante, qual é a consola (ou comando) que tem menos latência, o Dualsense ou o comando da Xbox Series?

O canal NXGamer publicou recentemente os resultados dos seus testes. Para medir a latência, é ligado um LED directamente ao comando e colocado em frente à televisão. Com uma câmera de 240 FPS - e sabendo a latência inerente à televisão - é calculada o atraso na resposta (observando a diferença de tempo entre o LED e a imagem da televisão).

A latência foi testada no menu das consolas e em vários jogos. No que toca à navegação nos menus, a PlayStation 5 é a consola com menos latência (média de 55.33 ms), mas a Xbox Series X ficou muito próxima com uma média de 59.50 ms. No que toca à jogos, depende de caso para caso. Há jogos em que a latência é idêntica em ambas as consolas, há outros que não.

"No que toca à jogos, depende de caso para caso. Há jogos em que a latência é idêntica em ambas as consolas, há outros que não"

Assassin's Creed Valhalla é o caso com mais disparidade. No modo de desempenho (a correr a 60 FPS), a PS5 teve uma latência média de 67.83 ms. A Xbox Series X fez melhor figura com uma média de latência de 61.58 ms. O caso repete-se em Watch Dogs Legion, em que a Xbox Series X tem menos latência (126.17 ms vs 136.58 ms).

DiRT 5 é um caso curioso. O modo de desempenho a 120 FPS regista a mesma latência em ambas a consolas (38.67 ms), mas no modo de 60 FPS, os resultados são diferentes. A PS5 tem uma média de 55.33 ms, enquanto a Xbox Series X 67.83 ms.

Em Black Ops Cold War é a PlayStation 5 que regista menos latência. Correndo a 120 FPS, a consola da Sony consegue uma média de 32.42 ms de atraso. Na Xbox Series X o mesmo modo de desempenho conta com 36.58 ms de atraso.

Nos títulos retro-compatíveis os resultados são mais uma vez parecidos. Foram testados Doom (2016), Battlefield 1, Star Wars Jedi Fallen Order e Red Dead Redemption 2. Embora a PS5 tenha registado menos latência em Doom, a Xbox Series X registou melhores resultados em Red Dead Redemption 2.

Salta para os comentários (32)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Eis um novo olhar à campanha de Halo Infinite

343 Industries revela as novidades.

Guardians of the Galaxy review - diversão limitada

Ação e aventura que entretém, mas com problemas à mistura.

Os 10 melhores jogos da PS5, segundo o Metacritic

Em primeiro lugar não está um exclusivo.

Também no site...

Ubisoft aconselha desligar aplicações como Skype, Discord e OBS

Afirma que podem provocar problemas nos seus jogos!

Apex Legends mostra o novo mapa no novo trailer

A Season 11 terá imensas novidades.

Eis um novo olhar à campanha de Halo Infinite

343 Industries revela as novidades.

Comentários (32)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários