Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Realizador de Dune tece duras críticas à Warner Bros.

Diz que o seu filme foi sequestrado para ajudar a salvar o serviço de streaming.

O anúncio da Warner Bros. em colocar todo o seu catálogo de estreias agendadas para 2021 no HBO Max no mesmo dia em que chegam às salas de cinema promete dar muito que falar e as reações continuam.

No passado dia 8, foi Christopher Nolan quem criticou duramente a decisão de apoiar o pior serviço de streaming e agora é Denis Villeneuve, realizador de Dune, que decidiu escrever e partilhar a sua reação através do Variety, na qual não poupa palavras para criticar o que foi anunciado.

Villeneuve diz que a AT&T (dona da Warner Bros.) sequestrou um dos "mais respeitáveis e importantes estúdios na história do cinema" e que não revela o mínimo de carinho pelo cinema ou pela audiência com esta decisão.

"É tudo focado na sobrevivência de um gigante das telecomunicações, um que está atualmente a suportar uma dívida astronómica superior a $150 mil milhões. Assim sendo, apesar de Dune ser sobre cinema e a audiência, a AT&T está focada na sua própria sobrevivência em Wall Street."

O realizador diz mesmo que o HBO Max tem sido um falhanço e que a AT&T decidiu sacrificar todo o catálogo de 2021 da Warner Bros. para tentar atrair atenções e aumentar o número de subscritores.

Villeneuve confessa que perdeu a confiança na Warner Bros. e que apesar de ver os serviços de streaming como uma "positiva e poderosa adição aos ecossistemas de filmes e TV", deseja que o público entenda que o "streaming sozinho não pode sustentar a indústria do cinema como a conhecíamos antes da COVID."

"O streaming pode produzir grandes conteúdos, mas não filmes da escala e profundidade de Dune. A decisão da Warner Bros. significa que Dune não terá a oportunidade para triunfar em termos financeiros para se tornar viável e a pirataria acabará por triunfar."

Sem poupar na dureza das suas palavras, Villeneuve diz que esta notícia poderá ter sido a morte da série Dune no cinema e que aceitou adiar o filme quase um ano para permitir a chegada de uma vacina e a reabertura das salas de cinema em total segurança para os espectadores.

"Dune é de longe o melhor filme que fiz. Eu e a minha equipa dedicamos mais de 3 anos da nossa vida a torná-lo numa singular experiência para o grande ecrã. A imagem e som do nosso filme foram desenhadas meticulosamente para serem vistas nos cinemas."

Villeneuve acredita que a pandemia será derrotada e os amantes de cinema vão conseguir voltar a encher salas e por isso mesmo sente que a Warner Bros. matou o seu filme e parte da indústria.

Read this next