PS5 - O dia de lançamento

Os jogos, as análises, os vídeos e muito mais.

Estamos finalmente no dia de lançamento da PlayStation 5, um dia que ficará marcado na história da Sony na Europa como a data de chegada da sua nova consola às lojas. Após alguns dias de espera adicional, a PS5 está agora disponível nas lojas para compra, mesmo que o stock seja praticamente inexistente e a aquisição seja sucedida de uma espera de semanas. Mas para os que conseguiram uma, é um momento para celebrar e finalmente descobrir o que a Sony preparou para a sua nova geração.

Se estás simplesmente à espera da hora para ir buscar a tua ou à espera da entrega ao domicílio, este artigo será uma mera curiosidade enquanto esperas para a ter nas mãos, mas este guia é uma forma de obter tudo o que precisas saber sobre a nova consola PlayStation, pensado para os que ainda estão à procura de mais informações. Especialmente os que ainda querem tirar dúvidas e querem de alguma forma tentar participar no entusiasmo que é adquirir uma consola no seu dia de lançamento.

Seja com jogos como Demon's Souls ou Astro's Playroom, a PS5 chega acompanhada por lançamentos exclusivos e cross-gen, pensados para tirar proveito das capacidades da consola e mostrar o seu potencial aos jogadores. Parte desse potencial está nas capacidades do DualSense, o novo comando, equipado com feedback hátpico e gatilhos adaptáveis. Além disso, a retrocompatibilidade com a PS4 também é importante para quem passou 7 anos a construir uma biblioteca e terá de vender a atual consola para financiar a nova. Se queres saber mais, acompanha-nos.

1
Enquanto muitos sorriem, outros tantos estão assim. Mas este artigo serve para todos.

A Consola

A PlayStation 5 é a nova consola da Sony e é descrita como "uma consola Premium" através da qual a "Sony entrega uma verdadeira experiência de próxima geração" na nossa análise. A interface, as cartas de atividades, o novo sistema de captura de momentos gloriosos a cada Troféu e ainda a sensação de algo novo e fresco ajudam a PS5 a manter aquela sensação de deslumbramento que tiveste a cada consola nova que compraste.

Na nossa análise, podes ler que se havia dúvidas quanto ao comprimento do salto geracional que a PlayStation 5 ia trazer, o tempo que passamos com a consola, e os poucos jogos que testámos, são muito promissores. Há algum trabalho a fazer na questão da retro-compatibilidade, mas em tudo o resto, a PlayStation 5 é rápida, sólida e entusiasmante. A consola consegue criar a sensação de novidade e de que tens coisas novas e maravilhosas para jogar, exactamente aquilo que se espera de uma consola de nova geração. A velocidade dos loadings da consola estabelecem um novo padrão nos videojogos, o Dualsense altera completamente aquilo que esperávamos de um comando (num óptimo sentido) e os seus jogos são a maior amostra que tivemos até agora daquilo que o hardware de próxima geração é capaz. A PlayStation 5 oferece-te uma experiência premium, em que 499 euros (preço da edição Standard, com leitor de discos) parecem mais do que justificados. Agora aguardamos com ansiedade os próximos jogos da consola, principalmente os exclusivos.

Se quiseres saber mais sobre a PS5, talvez tenhas interesse nestes artigos que temos para te apresentar, entre eles um olhar às especificações da consola e a análise do Digital Foundry, que inclui análises às temperaturas.

Astros_Playroom_2020_god_of_war_kratos
Estás pronto para navegar para uma nova geração PlayStation?

Os jogos

A PS5 chega às lojas acompanhada por mais de 20 jogos, poderás conferir esta lista com os jogos PS5 disponíveis na PS Store para informação sobre preços e disponibilidade de futuros jogos para encomenda, caso estejas interessado. A lista inclui Demon's Souls remake, Sackboy: Uma Grande Aventura, Marvel's Spider-Man: Miles Morales (que na edição Ultimate inclui Marvel's Spider-Man: Remastered), Godfall e outros jogos third-party como DiRT 5, Assassin's Creed: Valhalla ou Devil May Cry 5 Special Edition, como representantes do período cross-gen third-party.

Existem diversos artigos que poderíamos destacar para quem deseja saber mais sobre o que a chegada da PS5 significa em termos de jogos, mas temos aqui as análises feitas aos jogos PS5 ou jogos com versão PS5. São textos que procuram evidenciar a diferença que fará a nova geração PlayStation para os teus jogos e o tipo de melhorias que desfrutarás ao jogar numa consola equipada com um SSD super rápido e outras novas tecnologias.

São os primeiros dias e existem mais de 25 jogos disponíveis na PS5, alguns deles ports glorificados e outros conversões diretas ainda sem melhorias, mas recomendamos estas leituras:

  • Astro's Playroom - Obrigatório: Astro's Playroom é simultaneamente um jogo de exibição Dualsense e um enorme tributo à história da PlayStation. As pequenas homenagens estão espalhadas pelos diferentes níveis e são adoráveis. Como um jogo de plataformas, está muito desenhado e equilibrado. Em termos de dificuldade, é um jogo bastante acessível, claramente pensado para que qualquer um se possa divertir. Os níveis são muito divertidos, com uma atmosfera vibrante e música animada, e conseguem ter variedade o suficiente para nunca sentires que estás a fazer algo que já fizeste anteriormente. Em suma, um jogo bem concebido, que te desperta um sorriso na cara e que, graças à sua incrível integração com o hardware do Dualsense, torna-se na primeira experiência imprescindível de próxima geração.
  • Marvel's Spider-Man: Miles Morales - Recomendado: Se adoraste o jogo anterior, é garantido que também vais adorar este novo capítulo. A versão da PlayStation 5 conta com a vantagem de gráficos melhorados (e o modo desempenho) e integração com o Dualsense, que cria resistência nos gatilhos enquanto baloiças de teia em teia para que te sintas mais imerso na experiência. À imersividade também ajuda consideravelmente a inexistência de loadings (excluindo o loading inicial, que é rapidíssimo) seja para o que for - não há transições ou pausas, é tudo continuo. Não podemos dizer que é um jogo que aproveita completamente a PlayStation 5 (demasiado cedo para isso), mas deixa-nos um trago agradável do que esperar da nova geração.
  • Sackboy: Uma Grande Aventura - Recomendado: Para um spinoff, Sackboy: Uma Grande Aventura surpreende pela quantidade de investimento. Nota-se um empenho da Sumo Digital na criação deste título e disso resultou um sólido jogo de plataformas, com muitas surpresas, diversão e diferentes níveis. Perante os restantes títulos de lançamento da PlayStation 5, Sackboy: Uma Grande Aventura mantém a cabeça erguida e merece mérito. Embora lhe falte as ferramentas de criação, os fãs de LittleBigPlanet vão encontrar aqui algo que lhes vai agradar muito.
  • Devil May Cry 5 Special Edition - Recomendado: Embora outros títulos tenham oferecido um upgrade gratuito para a próxima geração de consolas, a Capcom optou por um rumo diferente. Lançou uma nova edição com melhores gráficos, diversos modos de desempenho e conteúdos extra - estes conteúdos serão lançados como DLC em Dezembro para as versões PC, PS4 e Xbox One. O preço de €39,99 é mais do que justo. Não custa o mesmo do que um jogo novo, mas tem muitos conteúdos para quem vai jogar pela primeira vez. Mesmo para quem já tenha jogado a versão original, os novos conteúdos aliados às melhorias tornadas possíveis pelas novas consolas - não apenas visuais com ray tracing, mas também loadings incrivelmente rápidos - tornam esta Special Edition aliciante.

DualSense - O Comando

O novo comando da PlayStation 5, o DualSense, procura elevar para novos padrões as sensações que sentes ao jogar um videojogo e a novidade foi descrita pelo nosso Jorge Loureiro da seguinte forma, "nunca houve uma revolução tão grande nos comandos da marca desde a introdução do primeiro Dualshock". É um comando pensado para maior imersão e interatividade que poderá apresentar formas inéditas de sentir um videojogo, como jamais imaginarias ser possível. O exemplo de um gatilho ficar preso quando uma arma num FPS empanca é um exemplo entusiasmante de imaginar.

Se queres saber mais do DualSense e do porquê de despertar tanto furor, podes ler um dos seguintes artigos, incluindo uma comparação com o DualShock 4 e a perspetiva do Digital Foundry sobre este novo comando. John Linneman fala sobre como o comando permite até sentir os pingos da chuva quando Astro passeia pelo cenário debaixo de pluviosidade:

Existem imensas subtis vibrações e sensações que é quase difícil descrever, podes mesmo sentir a diferença nos passos de Astro dependendo da superfície onde caminho. Podes sentir a diferença quando saltas para a água e nadas comparado com caminhar em terra. Quando Astro fica preso na lama húmida, podes sentir a resistência consoante se esforça para continuar. Quando chove, podes sentir as gotas a cair. Tudo isto apoiado pela coluna interna do comando, o som e sensação colaboram com um efeito espantoso.

Retrocompatibilidade PS4

A retrocompatibilidade tornou-se num dos tópicos mais comentados na indústria dos videojogos e todos têm a sua opinião sobre isso. Existem os que não querem jogar os mesmos jogos e apenas querem novidades e existem os que adoram manter intacta a sua biblioteca. Se estás intrigado com as capacidades da PS5 para correr jogos PS4, podes ficar descansado e entusiasmado por saber que poderás voltar a jogar os teus jogos PS4 na nova consola se assim te apetecer.

No seu recente artigo, o Digital Foundry explica que as credenciais de retrocompatibilidade da Sony são muito boas e as lições apresentadas pela Microsoft parecem ter sido bem estudadas pela criadora da PlayStation. Além de melhorias na qualidade visual e performance, até os loadings ficam mais curtos.

No seu artigo, o Digital Foundry terminou dizendo: Por isso, após algumas mensagens confusas da Sony, seguido por um longo silêncio, o panorama é bom. A PS5 entrega uma retrocompatibilidade com jogos de anterior geração equivalente à da Microsoft. A solução da Sony não tem tanta finesse e as resoluções elevadíssimas da Series X a correr versões One X, mas tem as suas vantagens. Antes da chegada da One X em 2017, muitos jogos Xbox maximizavam a 900p vs 1080p nos equivalentes PS4. A Series X não pode quebrar esse limite de 900p, mas 1080p é o que terás na PS5. Os jogos PS4 Pro podem muito bem contentar-se com resoluções inferiores às dos equivalentes na One X, mas em cenários com rácio de fotogramas desbloqueado, a melhoria na performance será superior.

A sério, a mensagem principal aqui neste artigo é que os utilizadores da PS4 que querem transitar para a PS5 podem relaxar. Os teus jogos vão funcionar.

Os vídeos gameplay

Se procuras gameplay de jogos a correr na PS5, temos em baixo diversos exemplos disso, apresentando-te a oportunidade de assistir a gameplay de jogos a correr na nova consola da Sony.

Salta para os comentários (61)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (61)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários