Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Sackboy: Uma Grande Aventura review - Pequeno boneco, grande jogo

Abre o fecho e deixa-te surpreender.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
Um jogo de plataformas para todas as idades que sobressai pela diversão, desafio e criatividade. Ideal para ser jogado em família.

Entre o catálogo inicial da PlayStation 5, Sackboy: Uma Grande Aventura é talvez o nome menos sonante. Entre colossais nomes como Spider-Man: Miles Morales e o remake de Demon's Souls, o spinoff de plataformas da autoria da Sumo Digital - que já tinha desenvolvido LittleBigPlanet 3 - pode parecer de menor importância, mas depois de abrirmos o fecho deste adorável boneco tricotado saíram muitas surpresas lá de dentro.

Sackboy: Uma Grande Aventura é uma experiência familiar para quem jogou LittleBigPlanet, mas também tem acentuadas diferenças que lhe garantem a sua própria identidade e valor. A estética característica de LittleBigPlanet, com níveis compostos por uma grande leque de materiais - papel, cartão, tecido, algodão, madeira, entre outros - permanece presente e encantadora. É um jogo muito bonito, que parece ter saído de algum tipo de sonho ou fantasia, e apropriado para miúdos e graúdos.

A estética vai ficando melhor à medida que vamos avançando para os mundos seguintes, que mudam de temática e apresentam novas personagens que ajudam o Sackboy a continuar a sua aventura para derrotar o temível Vex - raptou e escravizou todos os amigos do nosso protagonista, ameaçando construir uma máquina que vai desolar o Craftworld. Visitar um novo mundo implica também novas mecânicas que mantém a frescura dos níveis. Para um spinoff, fiquei surpreendido com a quantidade de níveis existentes, não é definitivamente um jogo pequeno.

Cover image for YouTube videoSackboy: Uma Grande Aventura (PS5) - Primeiros 25 minutos em português

Um jogo de plataformas muito animado

Inicialmente, Sackboy: Uma Grande Aventura é tímido e conservador. Os primeiros níveis são um tanto básicos e por isso pouco surpreendentes e cativantes, mas isso começa a mudar lentamente quando chegas aos últimos níveis do primeiro mundo. O jogo abre pouco-a-pouco o seu fecho, revelando surpresa atrás de surpresa. Os níveis vão ficando cada vez melhores: mais criativos e com desafios maiores, mas os meus favoritos são os níveis musicais. Sackboy: Uma Grande Aventura tem uma banda sonora fantástica, com temas como Let's Dance de David Bowie ou Uptown Funk de Mark Ronson. O fantástico destes níveis é que foram desenhados ao ritmo das melodias, com tudo a mexer-se simultaneamente com as notas musicais.

"Os níveis vão ficando cada vez melhores: mais criativos e com desafios maiores"

Todos os níveis contam com esferas colecionáveis, habilmente escondidas pela Sumo Digital em sítios que te obrigam a estar atento e a vasculhar os níveis para as encontrar. Alguns níveis têm apenas três destas esferas, enquanto outros podem ter seis. Coleccionar estas esferas é semi-obrigatório, isto é, vais precisar de ter um certo número acumulado para desbloqueares os últimos níveis de cada mundo (onde está o grande boss), mas isto acontece naturalmente. Nunca precisei de voltar atrás para coleccionar mais esferas, tinha sempre mais do que o número necessário. Fora isto, no final de cada nível também recebes um troféu - bronze, prata ou ouro - mediante a tua pontuação. Os trófeus são uma forma de desbloquear os muitos itens de personalização visual para Sackboy.

Um dos níveis do mundo subaquático. Neste nível encontras um caranguejo com um ligeiro e adorável sotaque açoriano.

Embora no princípio fosse fácil cumprir todos os objectivos dos níveis logo à primeira, mais adiante provou ser um desafio. O jogo tem, portanto, um grande valor de repetição - um factor importante para quem gosta de saber que o dinheiro investido no jogo se traduz numa boa longevidade. Os níveis principais são complementados por níveis opcionais em que tens de correr contra o relógio. Aqui também existem troféus de bronze, prata ou ouro mediante o teu desempenho, e poderás depois comparar o teu tempo com o de outros jogadores.

Para já, sem modo cooperativo online

Se Sackboy: Uma Grande Aventura já é divertido quando jogas sozinho, imagina se juntares mais três amigos. O jogo tem suporte para modo cooperativo até quatro jogadores. Existem níveis específicos para o modo cooperativo (um ou dois por cada mundo), mas todos os outros níveis permitem-te jogar sozinho ou com companhia. Por enquanto, o modo cooperativo só funciona em modo local - a promessa é que o suporte para o modo cooperativo online será adicionada por actualização gratuita em Dezembro.

Cover image for YouTube videoSackboy: Uma Grande Aventura | Trailer de Lançamento | PS5

A localização para português em todos os jogos first-party da PlayStation já é uma garantia, mas no caso de Sackboy: Uma Grande Aventura está especialmente fantástica e brilhante. As vozes, a expressividade e as piadas assentam que nem uma luva nas personagens do jogo e nem por um momento consideramos alterar as vozes para a língua original. Adorámos o Rei Caranguejo com sotaque açoriano, mas a taça vai mesmo para a voz do vilão Vex - encaixa na perfeição e a forma de falar não podia ser mais vilanesca.

Um grande jogo para a pequena mascote da PlayStation

Para um spinoff, Sackboy: Uma Grande Aventura surpreende pela quantidade de investimento. Nota-se um empenho da Sumo Digital na criação deste título e disso resultou um sólido jogo de plataformas, com muitas surpresas, diversão e diferentes níveis. Perante os restantes títulos de lançamento da PlayStation 5, Sackboy: Uma Grande Aventura mantém a cabeça erguida e merece mérito. Embora lhe falte as ferramentas de criação, os fãs de LittleBigPlanet vão encontrar aqui algo que lhes vai agradar muito.

Prós: Contras:
  • Visualmente encantador
  • Jogabilidade simples, mas com várias possibilidades
  • Banda sonora electrizante
  • Níveis desafiantes e criativos
  • Imensas opções de personalização para o Sackboy
  • Boa localização para português
  • O modo cooperativo online ainda não está disponível
  • As funcionalidades do Dualsense poderiam ter sido melhor aproveitadas

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Sackboy: A Big Adventure

PS4, PS5

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários