Astro's Playroom Review - Nova sensação

O comando está possuído!

Um jogo incrivelmente divertido e com uma estupenda integração com as funcionalidades do Dualsense.

Já está mais do que provado que, embora bom hardware seja um requisito importante para singrar na indústria dos videojogos, o software é ultimamente a parte mais importante da equação. Por melhor que seja o hardware, o investimento será desperdiçado caso não exista software (um jogo, entenda-se) capaz de tirar proveito do hardware e que mostre, em termos práticos, a potencialidade que se esconde dentro do invólucro da consola.

No que toca a hardware da PlayStation 5, a Sony não apostou apenas em poder gráfico, capacidade de processamento e velocidade do disco de armazenamento. O comando da consola - que até evoluiu de Dualshock para Dualsense no nome para expressar a experiência sensorial do novo comando - está apetrechado de tecnologia. Há funcionalidades que foram herdadas de comandos anteriores, como os sensores de movimento, a barra táctil e as colunas embutidas (que deram um salto de qualidade), mas há outras novidades como os gatilhos adaptativos e feedback háptico que catapultam a experiência sensorial do Dualsense para outro patamar.

O melhor exemplo das capacidades do Dualsense

No período de pré-lançamento da PlayStation 5, a Sony comentou várias vezes que o Dualsense ia alterar a experiência de jogar determinados jogos, mas numa indústria onde surgem mais gimmicks do que inovações, era natural uma postura céptica. Além do mais, é mesmo preciso sentir as diferentes sensações provocadas pelo Dualsense enquanto jogamos Astro's Playroom para perceber o quão fantástica e divertida é esta experiência concebida pelo Japan Studio da Sony.

Depois do excelente Astro Bot: Rescue Mission para o PlayStation VR, que também veio extrair o potencial deste dispositivo, o Japan Studio volta a surpreender com um título descontraído, simples, mas altamente cativante. Novamente vais controlar Astro, um simpático e caricato robô, que parte numa aventura para explorar os diferentes componentes da PlayStation 5. Ao longo de quatro níveis, cada um a representar uma parte diferente como o rápido SSD, a memória, a GPU e o sistema de refrigeração, vais também descobrir imensas homenagens ao historial da PlayStation, desde tributos a muitos videojogos a itens coleccionáveis.

"Um título descontraído, simples, mas altamente cativante"

Cada nível introduz uma nova mecânica que demonstra de alguma forma as muitas possibilidades do Dualsense. No primeiro nível - Fontes de Refrigeração - Astro entra num fato especial que funciona como uma mola, em que temos de carregar no gatilho para saltar e inclinar o Dualsense na direcção desejada. Esta é a primeira amostra dos gatilhos adaptativos do Dualsense, que a partir do momento em que entramos neste fato, começam a oferecer resistência como uma mola: menos resistência no início, e mais resistência quanto mais pressionamos. É impressionante, criando uma ponte muito maior entre o que está a acontecer no ecrã e o jogador.

Mais adiante, Astro encontra um novo fato - desta vez funciona como um pequeno foguetão e tem que manobrá-lo por entre um percurso de minas explosivas. Cada gatilho do Dualsense controla um propulsor. Podes usar os dois para te deslocares mais rápido, ou usar apenas um deles para um controlo mais lento e controlado. Mas o que é alucinante aqui é a forma como os gatilhos e todo o comando vibram quando accionas os propulsores. O comando e os gatilhos tremem loucamente, como se estivesses a segurar o foguetão nas mãos. Uma experiência sensorial deste nível é inédita, indo muito além daquilo alcançado com o HD Rumble da Nintendo Switch.

Mas não é apenas durante estes momentos que Astro's Playroom se destaca. O jogo combina as funcionalidades do Dualsense com a jogabilidade de uma forma constante e uníssona. Todos os materiais do cenário resultam em sensações diferentes no comando. Caminhar em chão de madeira transmite uma sensação diferente de caminhar em relvado. Até a passar pela vegetação sentes pequenas sensações no comando. Graças ao microfone incluído no Dualsense, há secções do jogo onde podes literalmente soprar para o comando e interagir com os níveis. A integração entre hardware e software é perfeita.

Mais do que uma demo

A minha expectativa era que Astro's Playroom não fosse muito maior do que uma demo, mas o que temos é, de facto, um jogo completo e gratuito que vem pré-instalado em todas as consolas PlayStation 5. É certo que este não é o jogo mais longo de sempre - vais precisar de cerca de 4 a 5 horas para concluir os seus quatro níveis - mas há incentivos para jogar durante mais tempo, como níveis desenhados especificamente para Time Trials e coleccionáveis (que são essencialmente todas as consolas PlayStation e respectivos acessórios). Prepara-te para uma grande dose de nostalgia!

Um jogo completo e gratuito que vem pré-instalado em todas as consolas PlayStation 5

Astro's Playroom é simultaneamente um jogo de exibição Dualsense e um enorme tributo à história da PlayStation. As pequenas homenagens estão espalhadas pelos diferentes níveis e são adoráveis. Como um jogo de plataformas, está muito desenhado e equilibrado. Em termos de dificuldade, é um jogo bastante acessível, claramente pensado para que qualquer um se possa divertir. Os níveis são muito divertidos, com uma atmosfera vibrante e música animada, e conseguem ter variedade o suficiente para nunca sentires que estás a fazer algo que já fizeste anteriormente.

Em suma, um jogo bem concebido, que te desperta um sorriso na cara e que, graças à sua incrível integração com o hardware do Dualsense, torna-se na primeira experiência imprescindível de próxima geração.

Prós: Contras:
  • Visualmente catita mas...
  • Incrível integração com o Dualsense, vais sentir tudo!
  • Vem incluído em todas as PlayStation 5
  • Uma grande homenagem à história da PlayStation
  • Muito divertido e acessível
  • Banda sonora animada
  • ... não parece um jogo de próxima geração

Lê o nosso Sistema de Pontuação

Salta para os comentários (38)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (38)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários