A PS5 é grande e grossa por causa da sua ventoinha

Tem a função de arrefecer ambos os lados da placa principal.

Não há como esconder que a PlayStation 5 é uma consola grandona. Pensado 4.5 kg na versão com leitor de discos e subindo até aos 39 cm de altura, é uma consola cuja presença será difícil de esconder.

Mas existe uma boa razão para as dimensões da consola. A consola foi desenhada em redor da sua ventoinha, que tem 120 mm de diâmetro e 45 mm de profundidade (é por isso que a consola é tão grossa).

Yasuhiro Otori, responsável por design de hardware e design mecânico na Sony Interactive Entertainment, explicou ao site japonês XTech como é que a consola foi desenhada. A grande ventoinha tem a funçção de dissipar o calor gerado por ambos os lados da placa principal.

Apesar da ventoinha estar colocada no "Lado A", tem que dissipar também o calor gerado pelo "Lado B", que é tanto como o SoC da PS4. O tamanho da ventoinha acabou por determinar o tamanho da consola. No caso da Standard Edition, a consola aumenta a grossura no lado direito inferior devido ao leitor Bluray.

Aparentemente, havia uma forma de reduzir as dimensões da consola. A Sony poderia ter optado por duas ventoinhas menores, uma para cada lado da placa principal, mas isto teria aumentado o custo da consola, segundo a explicação de Yasuhiro Otori

Salta para os comentários (38)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (38)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários