Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

PS5 inverterá a função dos botões X e O no Japão e os japoneses estão incrédulos

Após 26 anos, a PlayStation unifica globalmente X para confirmar.

Os jogadores japoneses estão neste momento a passar por um duro choque após ter sido comunicado que as funções dos botões X e O no comando DualSense da PlayStation 5 foram invertidas.

Durante os últimos dias, diversos youtubers e meios japoneses tiveram acesso à PS5 e jogaram na consola alguns jogos. Entre eles esteve a Famitsu que comunicou no seu artigo que a Sony decidiu finalmente mudar a função do botão X para aceitar e do botão O para recusar, passados 26 anos com as funções opostas.

No Ocidente, o botão X serve para confirmar e o botão O para cancelar, mas desde o primeiro dia de vida da PlayStation que os botões executam funções opostas para os japoneses. Com a PS4, a Sony estabeleceu o padrão Ocidental mesmo nas consolas japonesas, o que força todos os jogadores japoneses a mudar as definições dos botões no menu da consola, mas pelo menos têm essa opção.

Na PS5, para reforçar a sua decisão de globalizar o esquema de controlo da consola para o Japão e Ásia, o botão X será usado para confirmar e não poderá ser alterado, o que já está a dar muito que falar.

Através das redes sociais, os japoneses comentam esta alteração e as reações mostram que está a ser difícil aceitar a troca de funções nos botões e como esperam que a Sony permita alterar, tal como na PlayStation 4.

"Botões X e O na PS5, se unificarem, não me vou opor, mas para mim o O será sempre para confirmar e X para cancelar, escreve um dos jogadores no Twitter como reação à notícia.

Os japoneses parecem perceber a intenção da Sony e até entendem que isto já acontece em jogos Ocidentais lançados no seu mercado, mas sentem que vai demorar algum tempo até se habituarem a isto.

Read this next