PS5 inverterá a função dos botões X e O no Japão e os japoneses estão incrédulos

Após 26 anos, a PlayStation unifica globalmente X para confirmar.

Os jogadores japoneses estão neste momento a passar por um duro choque após ter sido comunicado que as funções dos botões X e O no comando DualSense da PlayStation 5 foram invertidas.

Durante os últimos dias, diversos youtubers e meios japoneses tiveram acesso à PS5 e jogaram na consola alguns jogos. Entre eles esteve a Famitsu que comunicou no seu artigo que a Sony decidiu finalmente mudar a função do botão X para aceitar e do botão O para recusar, passados 26 anos com as funções opostas.

No Ocidente, o botão X serve para confirmar e o botão O para cancelar, mas desde o primeiro dia de vida da PlayStation que os botões executam funções opostas para os japoneses. Com a PS4, a Sony estabeleceu o padrão Ocidental mesmo nas consolas japonesas, o que força todos os jogadores japoneses a mudar as definições dos botões no menu da consola, mas pelo menos têm essa opção.

Na PS5, para reforçar a sua decisão de globalizar o esquema de controlo da consola para o Japão e Ásia, o botão X será usado para confirmar e não poderá ser alterado, o que já está a dar muito que falar.

Através das redes sociais, os japoneses comentam esta alteração e as reações mostram que está a ser difícil aceitar a troca de funções nos botões e como esperam que a Sony permita alterar, tal como na PlayStation 4.

"Botões X e O na PS5, se unificarem, não me vou opor, mas para mim o O será sempre para confirmar e X para cancelar, escreve um dos jogadores no Twitter como reação à notícia.

Os japoneses parecem perceber a intenção da Sony e até entendem que isto já acontece em jogos Ocidentais lançados no seu mercado, mas sentem que vai demorar algum tempo até se habituarem a isto.

Salta para os comentários (39)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Rumor: Sony vai juntar PS Plus e Now para criar novos patamares do serviço

Acesso a demos, jogos PS4, PS5 e streaming de clássicos.

It Takes Two alvo de reclamação de direitos de autor pela Take-Two

Hazelight abandonou o registo do nome, mas espera não ter de mudar o nome ao jogo.

PS Plus no Japão conta com Judgment em dezembro

Japoneses recebem ofertas diferentes.

Também no site...

Bioware e EA celebram o Dia Dragon Age

Festividades para todos os fãs.

O que estamos a jogar - 4 dezembro

E tu, a que jogos tens dedicado o teu tempo?

Chrono Cross regressa num evento de Another Eden

Square Enix promete mais novidades para 9 de dezembro.

Hellblade 2 estará nos Game Awards, dizem fontes não oficiais

Hellblade 2 poderá regressar aos holofotes.

Comentários (39)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários