Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Football Manager 2021 está na Xbox Series porque a Microsoft fez por isso, ao contrário da Sony

"Falamos com a Sony, não temos dev kits."

A Sports Interactive anunciou que Football Manager 2021 terá versões para as consolas Xbox, incluindo a Xbox Series S e Xbox Series X o que, nada de admirar tendo em conta o atual estado da indústria, gerou uma imensa discussão sobre o porquê das consolas PlayStation ficarem de fora.

Ao invés do foco ir para o anúncio do jogo, as atenções centraram-se na ausência de versões PS4 e especialmente PS5, algo que parece ter uma resposta muito simples. Ao contrário do que a Microoft fez, a Sony não mostrou interesse em ter o jogo nas suas consolas e a Sports Interactive nem dev kits PlayStation tem para desenvolver essas versões.

Miles Jacobson, patrão da SI, decidiu responder às críticas que receberam após o anúncio e explicou que não se trata da Microsoft ter pago por exclusividade, especialmente porque existirá uma versão Nintendo Switch. A Microsoft simplesmente fez um esforço para ajudar a Sports Interactive e mostrou interesse.

"Estão-me a perguntar muito por isto, vou-me meter em sarilhos por responder. Os nossos amigos na Xbox passaram anos a pedir-nos para voltarmos às suas consolas. Foi assim que FM19 e FM20 chegaram ao gamepass perto do final do ciclo de vida e como FM21 chegará à Xbox One, Series X/S," diz Jacobson.

No entanto, "a Sony não o fez", acrescentou.

Este comentário gerou imensa discussão e Jacobson viu-se novamente forçado a explicar o porquê da Sports Interactive não conseguiu fazer tudo sozinha e precisar da ajuda, permissão até, da Sony para converter o jogo para a PlayStation.

"Bem, basicamente, a Microsoft abordou-nos para ter os nossos jogos na sua plataforma, enquanto a Sony não. As plataformas têm bloqueios e são curadas," explicou.

Num outro comentário, Jacobson disse que a Sports Interactive falou com a Sony, mas não recebeu um dev kit PS5, algo que seria essencial para colocar jogos na consola.

"Para criar jogos para uma plataforma, precisas de um dev kit," explicou Jacobson nessa mensagem. "Para ter um dev kit, a dona da plataforma precisa querer o jogo nessa plataforma. Falámos com a Sony, não temos dev kits. Falámos com a Microsoft, enviaram-nos para nós."

Jacobson acrescentou ainda que isto poderá ser simplesmente uma questão relacionada com a quantidade de dev kits disponíveis e que a Sony preferiu disponibilizar dev kits PS5 para outros estúdios e jogos.

Para os que questionaram a versão Nintendo Switch, Jacobso explicou que a Nintendo pediu à Sports Interactive para desenvolver jogos para a sua consola, mostrou o hardware em desenvolvimento, receberam dev kits a tempo e trabalharam em conjunto. Algo que a Xbox também fez, ao contrário da Sony.

O patrão da Sports Interactive disse ainda ao Eurogamer que trabalharam com a Sony na PSP e PS Vita, existindo um grande poder do lado da fabricante da plataforma para decidir quem desenvolve jogos para a sua consola.

"Portanto, tendo em conta que temos um acordo com a Microsoft, enviaram-nos o hardware necessário. Não temos um acordo com a Sony, por isso não temos da parte deles o hardware necessário. Pessoalmente, reservei as duas consolas porque existem jogos incríveis que quero jogar em cada uma delas."

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Football Manager 2021

Xbox One, Xbox Series X/S, PC

Awaiting cover image

Football Manager 2021 Mobile

Android, iOS

See 1 more

Football Manager 2021 Touch

Android, iOS, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários