Como o PS Plus ajudou Fall Guys a tornar-se num sucesso

A melhor ferramenta de marketing para um estúdio pequeno.

Neste preciso momento, já toda a gente que gosta de videojogos deve ter ouvido falar de Fall Guys: Ultimate Knockout. Quer tenham jogado ou não, o título desenvolvido pelo estúdio britânico Mediatonic propagou-se com uma velocidade impressionante. O crescimento foi mesmo exponencial, registando milhões de jogadores no espaço de 24 horas. O sucesso de Fall Guys não foi mero acaso, a equipa fez uma jogada inteligente ao aliar-se à Sony para incluir o jogo nas ofertas do PlayStation Plus de Agosto.

O enorme alcance do PS Plus

Para títulos com nomes já conhecidos, oferecer um jogo no PlayStation Plus é uma medida de último recurso para obter mais lucros quando as vendas já estão nos mínimos, mas quando se trata de um jogo pouco divulgado, fazer parte das ofertas mensais do serviço pode ser uma jogada de marketing brilhante. Ao colocarem um jogo nas ofertas do PlayStation Plus, os produtores não vão receber dinheiro por cada unidade vendida (a Sony adianta uma quantidade de dinheiro generosa), mas recebem uma exposição que de outra forma seria inalcançável. Segundo os números mais recentes, o PlayStation Plus tem quase 45 milhões de subscritores. A não ser que tenhas um orçamento de marketing gigantesco, é impossível alcançar tanta gente.

"Fazer parte das ofertas mensais do serviço pode ser uma jogada de marketing brilhante"

Para uma pequena produtora como a Mediatonic, oferecer Fall Guys: Ultimate Knockout no PlayStation Plus foi a melhor ferramenta de marketing que podiam ter escolhido. Numa questão de dias, o jogo já somava mais de 8 milhões de jogadores na PS4, além daqueles que adquiriram a versão PC através do Steam. Mas isto foi apenas a ponta do iceberg, ao longo de Agosto o jogo continuou a crescer em popularidade a um ritmo fulminante. O PlayStation Plus foi, certamente, uma ajuda para expor Fall Guys a uma grande quantidade de jogadores, mas é claro que nunca teria tido o sucesso que tem se não fosse pela extrema diversão que oferece e inovação conseguida num género que até há pouco estava completamente agarrado ao género dos tiros e à ideia de matar para ganhar (que é tão comum nos videojogos).

Um jogo estupidamente divertido e acessível

Com um esquema de controlos que se resume a apenas três botões - saltar, mergulhar e agarrar - Fall Guys: Ultimate Knockout despe o preconceito que os videojogos são excessivamente complexos. Muitas vezes isto é verdade, os jogos requerem um elevado grau de compromisso e de compreensão das mecânicas, assustando a audiência que não é "core" e muito menos "hardcore". Este é um jogo imediatamente divertido e acessível, em que toda a família pode jogar e ter bons momentos. Uma partida também não dura muito tempo, respeitando o tempo que tens disponível. Há jogos em que 30 minutos praticamente não servem para nada, mas em Fall Guys: Ultimate Knockout isso chega para pelo menos duas partidas.

"É um jogo imediatamente divertido e acessível, em que toda a família pode jogar"

Não há como não gostar de Fall Guys. O jogo bombardeia-nos com fortes cores que levantam o ânimo e bonecos fofinhos que podem ser personalizados ao nosso gosto com novos padrões, cores e skins. E assim que começamos uma partida, a diversão é imensa. O conceito do jogo é extremamente simples, mas tão eficaz. A Mediatonic pegou no conceito de Batle Royale (partidas com muitos jogadores, todos a competir entre si) e aplicou-o ao género das plataformas, desenhado diversos percursos de obstáculos. A variedade de percursos é muita e decorre por fases, até que haja finalmente um jogador vitorioso. As partidas começam sempre com uma corrida de obstáculos para fazer uma primeira eliminação, sendo que quem fica para trás perde. Apesar da sua simplicidade, requer habilidade, calma, boa capacidade de reacção (e também um pouco de sorte) para alcançar a vitória.

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Ainda posso fazer download de Fall Guys no PS Plus?

Os subscritores do PS Plus que adicionaram o jogo à sua biblioteca durante o mês de Agosto continuam a ter acesso desde que mantenham a sua subscrição ao serviço. Para os restantes, a única solução agora é comprar o jogo de forma tradicional: custa €19,99 na PlayStation Store e no Steam. O mais impressionante disto é que, apesar de ter sido uma oferta do PS Plus em Agosto, Fall Guys também se tornou no jogo mais vendido da PlayStation Store durante esse mesmo mês (pelo menos na Europa). É uma prova que o PlayStation Plus resulta como ferramenta de marketing e exposição para pequenos produtores, traduzindo-se num grande volume de vendas.

Até agora a Mediatonic está a gerir muito bem o sucesso que alcançou. Fall Guys tem recebido actualizações e ajustes regulares, sejam novos conteúdos ou medidas para combater os batoteiros (que tendem sempre a aparecer nos jogos mais populares). Novos conteúdos já estão programados para Outubro, com o início da Season 2 que terá um tema medieval. Não restam dúvidas que este é um dos títulos que já marcou 2020 e que seguramente vai influenciar outros jogos do género Battle Royale.

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Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

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