Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Nomes das consolas Xbox causam confusão e "One S" foi tendência no Twitter ao invés da "Series S"

Troca de nomes fez "One S" e "One X" entrarem para os assuntos mais comentados.

A Microsoft revelou finalmente a Xbox Series S, mas o nome e aspecto da consola geraram alguma confusão inicial com a sua outra consola, de actual geração, a Xbox One S. Além disso, a confusão com os nomes das duas gerações de consolas Xbox fez com que "Xbox One S" e "Xbox One X" se tornassem dois dos assuntos mais comentados no Twitter, ao invés de "Xbox Series S" e "Xbox Series X".

Anunciada como uma alternativa exclusivamente digital e menos poderosa do que a Xbox Series X, a nova Xbox Series S custará 299 euros e foi confirmada oficialmente para 10 de Novembro, prometendo tornar-se na máquina ideal para quem desejar entrar na próxima geração, mas não se importa tanto com poder e ambiciona desfrutar do Xbox Game Pass.

No entanto, o entusiasmo em torno da revelação desta nova consola, a primeira de próxima geração a receber preço e data oficiais, confirmando que estamos mesmo num momento estranho da indústria, não impediu uma troca e confusão de nomes.

O criador indie Rami Ismail comentou que após os criadores terem "tropeçado" ao tentar referir-se a uma das consolas Xbox One S, Xbox One X, Xbox Series S ou Xbox Series X, foi a vez dos consumidores passarem pelo mesmo, referindo-se os tópicos mais comentados no Twitter, que se tornaram as consolas de actual geração da Microsoft, ao invés das duas de próxima geração.

Além do anúncio oficial da Xbox Series S, as mesmas fontes que revelaram antecipadamente essa consola acrescentaram que a Xbox Series X custará 499 euros e chegará a 10 de Novembro (mesmo antes da Microsoft confirmar a Xbox Series S para 10 de Novembro). No entanto, Ismail refere que ao invés da Series X e Series S se tornarem em "trend" no Twitter, foram a "One S" e a "One X" a dominar as conversas.

Existem diversos exemplos de conversas onde os nomes foram trocados e tentativas de encontrar outros nomes para as consolas (que evidenciam o grande foco da Microsoft no Xbox Game Pass), mas também existem comentários mais sérios, de outros participantes nesta indústria, que abordam a confusão gerada pelos nomes escolhidos para as consolas Xbox.

Shahid Ahmad, que durante 10 anos trabalhou na Sony e desde 2015 trabalha novamente no desenvolvimento de videojogos, também comentou a confusão e acrescentou que se os criadores de jogos se enganam com as consolas, o mesmo poderá acontecer aos consumidores.

"Obviamente que não sou imparcial, mas penso que a nomenclatura Xbox é confusa," diz Ahmad.

"Com a PlayStation, sabes que ao comprar uma PS5 terás um salto de gerações sobre a PS4. Se comprares uma Xbox Series S onde é que se encaixa e o que perco ao não comprar uma Series X. E se eu fico confuso, imagina o tipo comum."

"Há algo a defender numa linha simplificada de produtos e uma estratégia de preços directa."

Concordas que os nomes das consolas Xbox poderão gerar confusão entre os menos entendidos na indústria ou é uma questão de hábito?

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários