Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 review - Glória recuperada

Depois de maus momentos, a série regressa em alta.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
Um pacote de sonho para quem adora Tony Hawk's Pro Skater. Jogabilidade refinada com uma quantidade generosa de conteúdos.

Existem jogos tão influentes que podemos efectivamente traçar uma linha bem clara entre o antes e o depois. Em 1999, a Neversoft conseguiu gerar esse fenómeno com Tony Hawk's Pro Skater, um jogo que teve um impacto tão grande como um bomba nuclear. Os videojogos nunca mais foram mesmos, a cultura do skateboarding também não. Com Tony Hawk a emprestar o seu nome ao jogo e também a servir como consultor, a Neversoft produziu um clássico instantâneo: um jogo que representava bem o skate, que era imediatamente divertido e acessível, e que transportava a cultura underground do skateboarding para as massas. Potenciando o lançamento do jogo, Tony Hawk aterrou com sucesso, cerca de dois meses antes, um "900" nos X-Games, o que gravou o seu nome para sempre na história do skate. Naquela altura, ainda não sabia que o seu nome estava prestes a tornar-se ainda mais conhecido graças ao lançamento do videojogo da Neversoft e Activision.

Lançado originalmente para a PlayStation, exibindo gráficos 3D impressionantes para aquela época, aumentou largamente as expectativas e padrões de qualidade para todos os futuros jogos de desporto. Rapidamente surgiram versões para a Dreamcast e Nintendo 64. Uma sequela, Tony Hawk's Pro Skater 2, surgiu exactamente um ano depois, refinando a jogabilidade e introduzindo os manuals, o que passou a permitir combos ainda maiores. Ainda hoje é considerado como um dos melhores de sempre e como um dos grandes responsáveis pela popularização do skateboarding. Apesar de toda esta glória, e da série ter continuado a ser um sucesso de vendas durante muito tempo, nem tudo dura para sempre e os jogos Tony Hawk começaram a mostrar falta de frescura e de novas ideias depois de American Wasteland. Os jogos que viriam depois, como Downhill Jam, Proving Grounds, Ride e Shred apenas ajudaram a manchar a reputação da série. Em 2015 a Activision ainda tentou recuperar a velha glória com Tony Hawk's Pro Skater 5, mas revelou-se como um jogo assombrado por erros.

Óculos de Nostalgia? Não!

Recordamos os nossos jogos favoritos sempre com óculos de nostalgia, mas se os voltarmos a jogar passados largos anos, geralmente percebemos que já não são tão bons como eram antes. O factor nostalgia é especialmente forte nos videojogos porque, devido à evolução constante da tecnologia, os padrões de qualidade continuam a subir bastante a cada nova geração. Graças ao trabalho fenomenal de recuperação da Vicarious Visions, não precisamos de jogar Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 com óculos de nostalgia. Esta remasterização (que está mais próxima de um remake, parece-me) compila todos os níveis dos primeiros jogos da série e refina a jogabilidade com coisas que só viriam a surgir depois, como é o caso dos Reverts, que foram introduzidos em Tony Hawk's Pro Skater 3. Por isso, o que a Vicarious Visions fez aqui não foi somente retocar visualmente os dois primeiros jogos, foi mais além e melhorou-os em todos os aspectos.

Uma imagem que mostra os gráficos refeitos do zero para Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2. É uma diferença abismal. A única coisa igual é mesmo a estrutura e design do níveis, de resto, todos os elementos visuais foram actualizados.

Toda a diversão gravada na tua memória está presente aqui nas mesmas quantidades. Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 é uma das melhores remasterizações já feitas e que nos recorda que, apesar dos lançamentos manchados nos últimos anos, continua a ter um grande potencial. Para os padrões actuais, a jogabilidade de Tony Hawk's Pro Skater está mais próxima do arcade do que o realismo - Skate da EA e agora o mais recente Skater XL trouxeram mecânicas de jogabilidade muito mais realistas - contudo, voltar a níveis icónicos como Wharehouse, Hangar e Venice e completar os diferentes desafios como apanhar as letras S-K-A-T-E, as cassetes escondidas e ultrapassar as pontuações indicadas provou ser uma experiência própria e que continua a oferecer enormes quantidades de satisfação. Mais de 20 anos após o lançamento das versões originais, Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 recupera o grande apelo inato à jogabilidade criada pela extinta Neversoft.

Cover image for YouTube videoTony Hawk’s Pro Skater 1 and 2 - Launch Trailer | PS4

Diversão combinada com muitos conteúdos

Para além de incluir todos os níveis e modos de jogo incluídos em Pro Skater e Pro Skater 2, esta remasterização apresenta a possibilidade de criar o teu próprio skater e skatepark, e introduz multijogador online (continuas a poder jogar em ecrã dividido, se quiseres). Indo mais além, foram também introduzidos novos skaters (mas todos os originais estão presentes com modelos actualizados) como Nyjah Huston, Leticia Bufoni, Shane O'Neill e Riley Hawk. A excelente banda sonora está igualmente presente na íntegra, juntamente com algumas novas adições. No geral, é um pacote espectacular em que não há nada que tenha ficado de fora. Todos os fãs de Tony Hawk's Pro Skater - e mesmo jogadores novos que queiram conhecer a série - vão ficar plenamente satisfeitos com o que está incluído nesta remasterização.

"Vão ficar plenamente satisfeitos com o que está incluído nesta remasterização"

O modo carreira apresenta os desafios clássicos da série. Em cada nível terás que cumprir vários dos desafios propostos para poderes desbloquear o nível seguinte. Nesta colectânea, para além dos desafios associados a cada nível, há ainda desafios globais que te permitem desbloquear vários itens cosméticos ou dinheiro extra para gastares na loja na compra de tábuas, lixas, rodas, tatuagens e outros adereços. É pacote que transborda de coisas para fazer e que é difícil de largar. E quando finalmente terminares os conteúdos single-player, não haverá falta de mais conteúdos no multiplayer online, onde podes competir contra vários jogadores ao mesmo tempo em desafios como fazer o maior combo e alcançar as maiores pontuações. Podes também libertar a tua criatividade no modo de criar um skatepark ou simplesmente usufruir das criações partilhadas por outros jogadores.

20 anos depois, a série volta em força

O espírito da série Tony Hawk's Pro Skater está revigorado com esta remasterização. A colecção dos dois jogos traz ao de cima a divertida essência de saltar de grind em grind, de manual em manual, de rodar loucamente no ar, e de fazer transições abusadas em mapas incríveis. Para os fãs de longa data, Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 é perfeição. A única coisa em falta, na perspectiva de alguém que adora skateboarding, é um modo de fotografia e vídeo para poder capturar e partilhar os melhores incríveis (que são muitos!). Ainda assim, são tantas as adições e melhorias que a Vicarious Visions fez, sem corromper ou modificar os conteúdos e níveis dos primeiros dois jogos, que isto é apenas uma pequena falha no meio de muitas conquistas.

Prós: Contras:
  • Jogabilidade clássica viciante
  • Completa renovação gráfica
  • Todos os níveis de Pro Skater e Pro Skater 2
  • Adição de multiplayer online
  • Super divertido
  • Loadings constantes nos lobbies multiplayer

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2

PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários