Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Apple vai encerrar contas de desenvolvimento da Epic e acesso a ferramentas de trabalho para iOS

Epic pede ajuda aos tribunais.

O confronto entre a Apple e a Epic Games promete continuar a dar que falar, especialmente porque a dona do iPhone parece ter decidido remover todo o acesso às ferramentas de desenvolvimento à criadora de Fortnite.

Segundo comunicado oficialmente pela Epic Games, a Apple comunicou-lhe que a 28 de Agosto "encerrará todas as suas contas de desenvolvimento e cortará o acesso da Epic às ferramentas de desenvolvimento para iOS e Mac."

Isto significa que as aplicações da Epic Games para iOS e Mac vão desaparecer da loja digital da Apple e que a Epic não poderá continuar a trabalhar em actualizações e novidades para estas versões dos seus jogos, sendo o caso mais flagrante o battle royale Fortnite.

A Epic Games decidiu mais uma vez pedir ajuda aos tribunais e iniciou mais uma acção legal para impedir que a Apple corte o seu acesso aos dispositivos iOS, algo que a Apple pretende fazer a 28 de Agosto.

A Epic Games diz ainda que ao ser impedida de actualizar o Unreal Engine para iOS e Mac, sem esquecer a incapacidade de actualizar Fortnite ou apresentar sequer o jogo nessas plataformas, causará danos não só à própria, mas também a todos os programadores e criadores que usam o Unreal Engine como o motor para os seus trabalhos.

A alternativa para muitos criadores interessados em desenvolver jogos para iPhone, iPad ou Mac passaria por usar outros motores de jogo.

Este confronto começou quando a decidiu contornar as leis da Apple e apresentar um método directo e alternativo para comprar V-Bucks na app de Fortnite, queixando-se da taxa de 30% cobrada pela Apple. Passadas algumas horas, a Apple removeu Fortnite da sua loja digital, mas quem fez o download enquanto estava disponível ainda o pode jogar e actualizar. Em breve, até isso poderá deixar de ser possível.

Read this next