Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Criador de Yakuza rendido a Ghost of Tsushima

"Faz-nos sentir que são ainda mais japoneses que nós".

Ghost of Tsushima chegou às lojas a 17 de Julho e este título da Sucker Punch para a PlayStation 4 está a gerar imenso entusiasmo no Japão, especialmente porque é uma perspectiva ocidental sobre esse país.

Toshihiro Nagoshi, uma lenda japonesa na indústria dos videojogos e um dos mais conceituados criadores na SEGA, responsável por séries como Super Monkey Ball e Yakuza, sem esquecer o seu trabalho em diversas outras propriedades intelectual, foi questionado pelos jogadores sobre o que pensa deste Ghost of Tsushima.

Nagoshi confessou, obrigado ao Dualshockers, que ficou surpreendido pelo nível de cuidado, atenção ao detalhe e paixão que a Sucker Punch revela pelo Japão, acreditando que este é um daqueles jogos que deveriam ter sido os japoneses a fazer.

"Venceram-nos. Penso que é um jogo que devia mesmo ter sido feito por pessoas japonesas, mas ouvi que eles fizeram um trabalho monstruoso para recolher dados e tudo isso. Também existe o Modo Kurosawa, demonstrando como tentaram perseguir uma sensação artística cinematográfica para o jogo no geral. É o tipo de trabalho, feito por pessoas não japonesas, que nos faz sentir que eles são ainda mais japoneses do que nós."

"Penso que é espantoso. Frequentemente, acreditamos que os ocidentais jamais acertariam em certas coisas japonesas, mas o jogo mostra que essa forma de pensar está errada," acrescentou Nagoshi.

O criador japonês elogiou ainda os "imensos elementos inovadores, como a forma como usa muito bem as sombras. Tenho a certeza que trabalharam imenso nestas coisas e combina com a história. É espantoso. Tornou-se na nova PI PlayStation que mais rápido vendeu. Eu sabia que ia vender muito. Mas fiquei a pensar se iria vender assim tanto. Uma vez que jogos de aspecto similares foram lançados recentemente, como Sekiro, alguns poderia pensar que não precisavam de Ghost of Tsushima."

Nagoshi deixou ainda elogios para Kazuya Nakai, actor que dá voz a Jin Sakai na versão japonesa e Roronoa Zoro em One Piece, mas também partilhou o seu apreço pela coragem e talento de todos na Sucker Punch.

Ver no Youtube

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Ghost Of Tsushima

PS4

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.
Comentários