Sabias que The Last of Us: Part 2 tem um sistema de respiração para as personagens?

Obsessão com pormenores.

A Naughty Dog já tem um longo historial de obsessão com pormenores, mas em The Last of Us: Part 2 o estúdio parece ter levado isso a um patamar nunca antes visto nos videojogos, ao ponto de criar um sistema de respiração para as personagens.

O sistema foi detalhado no Twitter por Beau Anthony Jimenez, que trabalha no estúdio como sound designer. O designer escreveu que "uma das vantagens de trabalhar na Naughty Dog é que o céu é o limite", comentando que quando programadores e artistas têm uma colaboração próxima, a "magia pode acontecer".

O resultado dessa magia é o sistema de respiração, que junta o design de som com o sistema de animação das personagens. Por outras palavras, quando ouves uma personagem ofegante, a sua animação corporal também será diferente, havendo "mais oscilação" do que num estado de repouso.

De acordo com o designer, o sistema permite fazer todo o tipo de coisas, como emitir diferentes sons com base no tempo em que a personagem esteve a correr, implementar vários estados de exaustão depois da actividade física, e ter diferentes "estados cardíacos" para ambientes diferentes.

Por exemplo, o ritmo cardíaco de Ellie será maior num ambiente de tensão, quando pode ser avistada por inimigos, do que num ambiente relaxado, sem inimigos à volta. No total existem "centenas de assets de respiração", diz o designer, e têm uma transição com base em variáveis como tensão, quantidade de vida, estado cardíaco e percepção dos inimigos.

"Esta implementação parece natural e faz-te sentir que estás a controlar uma entidade viva, que está a respirar," disse Jimenez.

Salta para os comentários (69)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Comentários (69)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários