Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Burnout Paradise Remastered Switch review - queimar borracha

Sensacional em modo portátil.

Eurogamer.pt - Recomendado crachá
Paradise é um excelente jogo, que abriu portas a diversas inspirações. A versão Switch do remastered é competente quanto baste.

Burnout Paradise Remastered chegou finalmente à Nintendo Switch e isto representa uma oportunidade para jogar um dos maiores clássicos da era PS3 e Xbox 360. Desenvolvido em 2008 pela Criterion Games para a Electronic Arts, Burnout Paradise transportou para os mundos abertos o género de corridas e introduziu diversos dos elementos e mecânicas gameplay que ainda hoje perduram com impressionante vigor. Um jogo de condução arcada, que rompeu com os moldes dos anteriores e se desafiou a ir mais além, apostando numa velocidade frenética, gameplay incrivelmente acessível e constantes novos desafios.

Disponível desde 2018 para a Xbox One e PS4 - versão que na altura teve direito a um Recomendado - Burnout Paradise Remastered chegou finalmente à Nintendo Switch e torna-se no mais recente exemplo de uma experiência que te agarra de imediato pela sua acessibilidade, quando dás por ela estás conquistado. Como é normal, existem concessões tomadas para assegurar que o jogo corre na perfeição na dock e portátil, tornando-se num dos seus maiores atractivos.

O Paraíso antes do Horizonte

Burnout Paradise foi uma total reinvenção da série Burnout, pensado, na altura, como um jogo verdadeiramente de nova geração, com gameplay e design de nova geração. Essa ambição recompensou imenso na altura e em 2020 consegues perceber a sua grandiosidade e o quão bem envelheceu. O seu impacto é imenso e perceptível, pois antes de Forza Horizon da Playground Games ter chegado e conquistado, a Criterion aplicou muitos desses conceitos nesta Paradise City, que infelizmente nunca teve sequela.

Um jogo de condução arcada, em mundo aberto, com ciclo de dia e noite, aceder em tempo real a locais para trocar rapidamente de carro, no qual podias activar o modo online com o simples pressionar de um botão e no qual cada cruzamento permite entrar num de diversos estilos de evento (corrida, duelo, corridas Takedown para eliminar adversários ou corrida acrobática) são os principais traços da personalidade de Burnout Paradise e que o consagraram como um jogo revolucionário em 2008. Muitas dessas mecânicas e facetas do design podem hoje ser referidas sobre a série Forza Horizon (evoluídas ou adaptadas), mas a verdade é que este jogo foi o ponto de partida.

É mesmo isto que Burnout Paradise Remastered é, um jogo de condução arcade que parece simplesmente não ficar sem carga. Estás constantemente a acelerar por Paradise City e arredores, sempre atento aos cruzamentos para iniciar uma corrida, que decorrerá a tamanha velocidade que os teus reflexos serão testados. A condução é incrivelmente fluída, imediata e derrapar é aconselhado, para aumentar os pontos e o nitro. Esta versão Burnout Paradise Remastered inclui todos os conteúdos e actualizações lançados para o original. Isto significa que poderás começar desde logo a jogar com motos, carrinhos de brincar ou desfrutar dos carros especiais, ultrapassando a experiência original de começar do zero e crescendo corrida a corrida.

Cover image for YouTube videoBurnout Paradise Remastered - Trailer de lançamento (Nintendo Switch)

Portabilidade num clássico fenomenal

Não podemos negar que a portabilidade está a injectar novo ânimo em clássicos de outrora e que perder algum polimento visual é uma contra-partida que alguns estão dispostos a aceitar. Desde que seja um acto equilibrado e não comprometa em demasia a experiência gráfica, os ports para a Nintendo Switch permitem desfrutar de jogos como Burnout Paradise Remastered em qualquer lugar e no caso deste jogo da Criterion Games, é algo que se torna mais sensacional do que pensas.

Como referido, Burnout Paradise Remastered é um jogo sem igual na Nintendo Switch, um jogo de condução arcade em mundo aberto, com um gameplay frenético e a electrizantes 60fps. Apesar da sua idade, Burnout Paradise Remastered aguenta-se muito bem, mas como seria de esperar, quando o comparas com outras versões existentes, a perda de qualidade visual é mais perceptível e até poderá ter mais impacto do que previas. A descida na resolução na dock afecta um pouco a percepção dos percursos e, no pequeno ecrã da Switch, poderás começar a sentir que te despistas mais do que normal pois a combinação da elevada velocidade com o pequeno ecrã torna mais difícil perceber os trajectos, especialmente no meio da cidade à noite.

No entanto, Burnout Paradise Remastered continua incrivelmente imediato, divertido como poucos e na Switch poderás levar essa diversão para qualquer lugar. Foi precisamente essa acessibilidade que me permite começar a jogar em segundos que me fez continuar a ter vontade de jogar um jogo que joguei até à exaustão em 2008. Além do mais, não existe nada semelhante na Nintendo Switch e o que realmente confirma o estatuto sublime de Burnout Paradise é que passados 12 anos ainda continua incrivelmente divertido e actual.

Prós: Contras:
  • Remaster altamente competente com uma performance muito boa
  • A banda sonora ainda traz boas memórias
  • Pacote completo de um dos mais divertidos jogos da sua geração
  • Possibilidade de jogar em modo portátil um jogo de carros sem igual nesta plataforma
  • Ocasionalmente, a velocidade poderá tornar difícil perceber o que estamos a ver no pequeno ecrã
  • Jogar em modo dock poderia apresentar mais melhorias visuais

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Descobre como realizamos as nossas análises, lendo a nossa política de análises.

In this article

Burnout Paradise Remastered

PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários