Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

O que ainda NÃO sabemos da PS5

A Sony finalmente mostrou a consola, mas ainda temos perguntas.

Ontem a Sony finalmente tirou o véu à PlayStation 5, permitindo que os consumidores olhassem pela primeira vez o design da consola. A Internet reagiu como sempre reage - com diversos memes engraçados - mas piadas e humor à parte, predomina a sensação de que a Sony começou finalmente a falar daquilo que é realmente importante para um novo hardware: os títulos que vamos poder jogar.

No evento foi apresentado um leque robusto de jogos exclusivos. Tivemos a oportunidade de ver trailers de Gran Turismo 7, Spider-Man Miles Morales (uma expansão para Marvel's Spider-Man), Ratchet & Clank: Rift Apart, Demon's Souls Remake, Sackboy: A Big Adventure, e Horizon 2: Forbidden West. Fora estes, houve espaço também para apresentar uma grande quantidade de jogos desenvolvidos por estúdios third-party, como Hitman 3, Resident Evil 8, Pragmata, Ghostwire Tokyo, e Project Athia.

Dito isto, embora o evento de ontem tenha colocado a imagem da consola na nossa cabeça, e também dos jogos que vamos jogar nela, ainda há muitas coisas que não sabemos sobre a PlayStation 5. Enumerar essas coisas é o propósito deste artigo. Para recapitular o que já foi revelado até agora, consulta o nosso artigo PS5 - Lançamento, jogos, preço e especificações.

Ver no Youtube

O preço

O custo da PlayStation 5 continua a ser a maior incógnita para os consumidores. Existe, visivelmente, muito entusiasmo em torno da consola, mas ultimamente, a decisão de comprar uma consola recai bastante sobre o preço. Nesta questão, a Sony continua fechada em copas. O que sabemos agora é que vão existir dois modelos distintos da PlayStation 5: uma versão padrão com leitor de discos; e uma Digital Edition sem leitor de discos (esta última será, presumivelmente, mais barata). Quanto a isto, apenas temos como ponto de referência as gerações anteriores de consolas. A PS4 foi lançada em Novembro de 2013 a custar 399 euros. Será que a Sony vai exceder esta barreira com a PlayStation 5? A nossa aposta vai para 399 euros na Digital Edition, e 499 euros na edição padrão.

O catálogo de jogos para o lançamento

A Sony mostrou bastantes jogos no evento de revelação da PlayStation 5, mas muitos deles não estarão prontos para o lançamento. Um dos poucos jogos a apresentar uma data de lançamento foi Spider-Man Miles Morales, que estará disponível no Natal de 2020. Este será, quase de certeza, um dos conteúdos disponíveis no lançamento da consola (juntamente com a versão PS5 de Marvel's Spider-Man). Portanto, os jogos mostrados ontem até podem ser entusiasmantes, mas ainda não sabemos quais deles é que estarão disponíveis no lançamento.

Ver no Youtube

A interface da consola

Até agora a Sony ainda não mostrou a interface da PlayStation 5. A simplista interface da PS4 é adorada por praticamente todos os utilizadores da consola, sendo bastante fácil de usar e de aceder rapidamente a qualquer funcionalidade. Neste momento não sabemos se a Sony vai apostar numa versão melhorada da interface da PS4 ou se descartou tudo e fez algo completamente novo. A única amostrar que temos da interface é este curto trecho que apareceu ontem durante a apresentação:

A data de lançamento em concreto

A Sony mantém Natal de 2020 como janela de lançamento, mas ainda não sabemos concretamente em que dia é que a consola chegará às lojas. Provavelmente esta informação só será revelada juntamente com o preço. Natal de 2020 significa que a consola pode chegar tanto em Novembro como em Dezembro. Falta saber ainda se a consola terá um lançamento simultâneo em todo o mundo ou se haverá diferenças conforme as regiões. No lançamento da PS4, a consola chegou primeiro aos Estados Unidos - a 15 de Novembro - e só depois à Europa - a 29 de Novembro. O Japão só veio a receber a consola já no ano seguinte, em Fevereiro de 2014.

Como funciona a retrocompatibilidade

A retrocompatibilidade com os títulos da PS4 foi uma das primeiras funcionalidades a ser confirmada para a PS5, mas o seu método de funcionamento está por explicar. Enquanto a retrocompatibilidade já existe no ecossistema da Xbox e todos já sabemos como funcionam, é uma incógnita na consola da Sony. Será que vamos poder inserir os discos de jogos PS4 na PS5? Será que toda a nossa biblioteca de jogos digitais comprados na PlayStation Store poderão ser descarregados de imediato para a PlayStation 5? São questões às quais a Sony ainda não respondeu.

Será que títulos como The Last of Us: Part 2 serão retrocompatíveis com a PS5 logo no lançamento?Ver no Youtube

Quantas portas USB tem a consola?

É apenas um pequeno pormenor, mas não sabemos a totalidade de portas USB que a consola terá. À frente, se fizeres zoom na imagem da consola, consegues ver uma porta USB padrão e uma porta USB-C. Não sabemos, contudo, se há mais portas USB na traseira da consola (que ainda não foi revelada em nenhuma das imagens oficiais). Mais portas USB são sempre bem-vindas já que isso significa que podemos ligar mais acessórios em simultâneo.

Read this next