Manchester United apresenta processo contra Football Manager pelo uso do seu nome

Red Devils.

16 anos após o lançamento do primeiro Football Manager e 28 anos após o primeiro Championship Manager, o Manchester United decidiu apresentar um processo legal contra a da Sports Interactive devido ao uso do nome do clube.

Segundo avançado pelo The Guardian, o Manchester United alega que a SEGA e a Sports Interactive infringiram a sua marca.

A editora e a programadora dizem que o uso do nome do clube na série é uma "referência legítima ao clube Manchester United no contexto futebolístico", e diz que tem sido usado em Football Manager e desde 1992 em Championship Manager sem qualquer queixa.

Miles Jacobson, responsável pela Sports Interactive disse que não pode comentar a situação.

Desde 1992 que a Sports Interactive desenvolve jogos de simulação de futebol e ao separar-se da Eidos em 2003, continuou o trabalho, mas com o actual nome de Football Manager. Em 2006, foi comprada pela SEGA.

O United alega que Football Manager infringe a marca registada que é o logo do Football Manager ao não usar o símbolo oficial no jogo e desta forma "priva o proprietário do registo do seu direito de ter o símbolo do clube licenciado."

"Os consumidores esperam ver o símbolo do clube ao lado do nome Manchester United e ao não fazê-lo, representa um uso danoso," argumentam os advogados do clube Inglês.

Pelo seu lado, os advogados da SEGA e Sports Interactive defendem que o símbolo simplificado é "um de 14 símbolos genéricos a partir dos quais foi escolhido aleatoriamente pelo motor de jogo quando um novo jogo começa" e que "indica que o uso do logo do Manchester United não foi licenciado."

1
Manchester United em Football Manager 2020.

A editora e o estúdio dizem ainda que o clube está a tentar "impedir uma competição legítima nos videojogos ao impedir companhias não licenciadas pela acusação de usar o nome da equipa de futebol do Manchester United dentro de tais jogos."

Além disso, impedir Football Manager de usar o nome do Manchester United "seria uma restrição insensata sobre o direito da liberdade de expressão ao restringir o uso das palavras 'Manchester United' para se referirem a uma equipa num videojogo."

A SEGA vai ainda mais longe e relembra que a Sports Interactive envia cópias de Football Manager aos responsáveis e jogadores do clube há anos "e existem numerosos comentários na imprensa e nas redes sociais que partilharam sobre o jogo."

"Mais ainda, os funcionários do queixoso que trabalham na análise de dados e equipas de procura de talentos contactaram a SI em várias ocasiões, para pedir acesso à base de dados de Football Manager para procurar talentos e pesquisa."

Ole Gunnar Solskjaer, actual treinador do Manchester United, comentou publicamente que começou a jogar Football Manager quando ainda jogava no clube e que até o ajudou a melhorar as suas tácticas.

"É um jogo fantástico, aprendi muito sobre futebol com ele," disse Solskjaer em 2013. "Lembro-me de pensar na altura o mesmo que penso agora enquanto treinador, queres dar aos jovens a oportunidade e vê-los evoluir. Muitos dos meus jogadores jogam FIFA e Football Manager, penso que os ajuda a compreender melhor o futebol."

Os advogados do Manchester United alegam ainda que a SEGA e a SI beneficiam com os mods e patchs que permitem introduzir réplicas de marcas registadas e desta forma melhorar o seu produto, sem pagar qualquer licença aos responsáveis pelos direitos legais.

O uso de nomes fictícios para clubes reais não é uma novidade, que o diga a Konami com a série PES, mas parece que a SEGA terá um problema para resolver.

Salta para os comentários (6)

Sobre o Autor

Bruno Galvão

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Conteúdos relacionados

Também no site...

A Juventus é exclusiva do PES 2020

Será o único jogo com o nome do clube, o emblema e estádio.

PES 2020 - Demo chegará a 30 de Julho

Arsenal, FC Barcelona, Palmeiras, Flamengo e mais.

FIFA 18 - As melhores promessas e estrelas escondidas

Os jogadores melhores e com mais potencial com menos de 21 anos.

PES 2020 não terá o Liverpool licenciado

O contracto com a Konami terminou.

PES 2020 - Data de lançamento, Gameplay, Trailer - Tudo o que sabemos

O que esperar do novo simulador de futebol da Konami?

Comentários (6)

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários