Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

Disney encerra clones de Club Penguin após crianças receberem mensagens inapropriadas

Um homem foi preso devido à partilha de imagens.

Club Penguin foi encerrado em 2017, mas durante anos serviu como um local para crianças e adolescentes conversarem e chegou a registar mais de 200 milhões de utilizadores.

Anos depois do encerramento, surgiram diversos clones criados a partir de uma cópia do código original do jogo, entre eles está Club Penguin Online, que poderá ter um apelo nostálgico para alguns, mas que foi encerrado pela Disney devido à falta de moderação.

Segundo relatado pela BBC, Club Penguin Online gaba-se de um aumento na sua popularidade devido ao isolamento social, causado pela pandemia COVID-19, no entanto, ao contrário da versão oficial, não existe moderação e eram toleradas mensagens racistas e conteúdos sexuais explícitos.

A versão oficial da Disney impedia a partilha de detalhes pessoais e mensagens inapropriadas, mas Club Penguin Online permite tudo e além disso surgiu uma guerra entre clones de Club Penguin, que envolvia ataques DDoS.

A BBC diz ainda que um homem foi preso por, alegadamente, partilhas imagens indecentes de crianças e está a ser investigado pela polícia. Este homem foi preso e mais tarde libertado após pagar a fiança.

Eis alguns exemplos de mensagens inapropriadas apresentadas dentro de Club Penguin Online, capturadas pela BBC.

A BBC foi informada que muitos dos utilizadores de Club Penguin Online tinham menos de 18 anos e um jovem de 14 anos comentou com a BBC que se sentia desconfortável com algumas conversas que viu.

Tendo em conta a elevada semelhança entre este clone e o original, é compreensível que pais e crianças tenham sido enganadas, o que forçou a Disney a intervir com um aviso sobre o abuso de direitos de autor e forçou o jogo a ser encerrado.

A Disney diz que combaterá qualquer tipo de abuso e aproveitamento das suas propriedades e não permitirá que sejam usadas para este tipo de actividades.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

In this article

Club Penguin

PC

Related topics
Sobre o Autor
Bruno Galvão avatar

Bruno Galvão

Redator

O Bruno tem um gosto requintado. Para ele os videojogos são mais que um entretenimento e gosta de discutir sobre formas e arte. Para além disso consome tudo que seja Japonês, principalmente JRPG. Nós só agradecemos.

Comentários