Skip to main content
Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

CEO da Epic explica porque razão o SSD da PS5 é mais rápido do que nos PCs

O caminho é mais curto.

Muito se tem discutido acerca de como o SSD da PS5 pode fazer uma grande diferença nos jogos da próxima geração devido à sua capacidade para ler dados a grandes velocidades, atingindo valores que ainda não são possíveis no PC.

Uma destas discussões aconteceu no Twitter e envolveu Tim Sweeney, o CEO da Epic Games. Depois de dois utilizadores publicarem gráficos que mostravam a velocidade dos discos SSDs nos PCs, Tim Sweeney explicou porque razão o disco da SSD é mais rápido.

"Esses valores do PC são teóricos, e são da drive para a memória kernel. Daí, é uma viagem lenta e circulatória através da decompressão de software para a driver da GPU, chegando à memória de vídeo onde podes eventualmente usá-la. O caminho da PS5 para isto é várias vezes mais eficiente."

Segundo os valores oficiais da Sony, o SSD da PS5 consegue uma velocidade de leitura 5.5 GB/s. Uma das vantagens é que a eliminação de loadings e de inconvenientes como pop-ins nos cenários.

O truque da Sony para atingir este desempenho foi ligar o SSD ao processador principal da consola através de uma interface de 12 canais. É por isso que Tim Sweeney diz que o SSD da PS5 é mais eficiente do que um SSD num PC.

Read this next