CEO da Epic explica porque razão o SSD da PS5 é mais rápido do que nos PCs

O caminho é mais curto.

Muito se tem discutido acerca de como o SSD da PS5 pode fazer uma grande diferença nos jogos da próxima geração devido à sua capacidade para ler dados a grandes velocidades, atingindo valores que ainda não são possíveis no PC.

Uma destas discussões aconteceu no Twitter e envolveu Tim Sweeney, o CEO da Epic Games. Depois de dois utilizadores publicarem gráficos que mostravam a velocidade dos discos SSDs nos PCs, Tim Sweeney explicou porque razão o disco da SSD é mais rápido.

"Esses valores do PC são teóricos, e são da drive para a memória kernel. Daí, é uma viagem lenta e circulatória através da decompressão de software para a driver da GPU, chegando à memória de vídeo onde podes eventualmente usá-la. O caminho da PS5 para isto é várias vezes mais eficiente."

Segundo os valores oficiais da Sony, o SSD da PS5 consegue uma velocidade de leitura 5.5 GB/s. Uma das vantagens é que a eliminação de loadings e de inconvenientes como pop-ins nos cenários.

O truque da Sony para atingir este desempenho foi ligar o SSD ao processador principal da consola através de uma interface de 12 canais. É por isso que Tim Sweeney diz que o SSD da PS5 é mais eficiente do que um SSD num PC.

Salta para os comentários (151)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (151)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários