PS5 - Lançamento, jogos, preço e especificações

Actualizado com as informações mais recentes.

Bem-vindo à nossa página dedicada à PlayStation 5, a consola de nova geração da Sony. Nesta página vais encontrar todas as informações actualizadas sobre a PS5, incluindo a data de lançamento, os jogos confirmados, o preço, as especificações técnicas, a retrocompatibilidade e o novo comando Dualsense. Vamos actualizar esta página sempre que forem reveladas novas informações, fica atento!

PS5 - Data de Lançamento

A PlayStation 5 tem data de lançamento confirmada para o Natal de 2020 - isto significa que provavelmente chegará algures entre Novembro e Dezembro. Por enquanto a Sony ainda não revelou o mês e o dia especificativo para o lançamento da consola. Apesar da situação actual com o COVID-19, a Sony permanece firme na data de lançamento da consola e já disse que a PS5 continua prevista para 2020, não confirmado nenhum adiamento para 2021. Obviamente que isto pode mudar se a pandemia provocada pelo COVID-19 se prolongar mais do que esperado.

PS5 - Design revelado e duas edições disponíveis

A Sony revelou finalmente, a 11 de Junho, o design final da PlayStation 5. É uma consola muito elegante, caracterizada por duas curvas côncavas, reminiscente da forma da Xbox 360. A consola vem com um esquema de duas cores - branco e preto. A maior parte da consola é revestida por uma camada branca, que está unida a uma peça central preta. Entre estes dois materiais existe um espaço para circular o ar.

A PlayStation 5 estará disponível em duas edições no lançamento: uma das edições inclui o leitor de discos Blu-Ray; a outra edição, chamada PlayStation 5 Digital Edition não inclui o leitor de discos Blu-Ray, ou seja, se optares por esta versão da consola, terás que comprar sempre os jogos em formato digital. Por enquanto ainda não se sabe o preço de cada uma destas edições.

ps5_digital_edition

PS5 - Todos os jogos exclusivos confirmados

  • Horizon 2: Forbidden West
  • Spider-Man Miles Morales
  • Gran Turismo 7
  • Demon's Souls Remake
  • Ratcher & Clank: Rift Apart
  • Sackboy: A Big Adventure

PS5 Preço - Quanto vai custar a nova consola da Sony?

Oficialmente, o preço da PlayStation 5 ainda não foi revelado, mas recentemente uma loja canadiana começou a aceitar reservas da consola por 559 dólares canadianos, o que equivale a cerca de 358 euros. Fora isto, em 2019, Mark Cerny, o arquitecto da PS5, disse numa entrevista com o WIRED que a consola terá um preço apelativo para os jogadores. De acordo com um inquérito realizado por nós acerca do preço, os consumidores esperam que a PS5 custe 499 euros.

Acrescentado a 16 de Abril de 2020: Entretanto, um novo rumor avançado pelo Bloomberg, que cita fontes envolvidas na distribuição da consola, adianta que o preço da PlayStation 5 será 499 euros. Este mesmo rumor explica que serão fabricadas menos PS5 no lançamento do que a PS4 devido aos constrangimentos provocados pelo COVID-19. A estimativa é que sejam fabricadas entre 5 a 6 milhões de PS5 nos primeiros meses, menos do que os 7.5 milhões de consolas PS4 fabricadas no período de lançamento.

A Microsoft também ainda não revelou o preço da consola rival da PS5, a Xbox Series X, pelo que o custo das consolas de próxima geração continuam a ser uma incógnita.

PS5 Especificações - Quão potente é a consola?

A tabela seguinte apresenta as especificações oficiais da PlayStation 5, lado-a-lado com as especificações da PlayStation 4. A nova consola da Sony foi desenhada para entregar um silício exótico e topo de gama, com um forte foco em levar para um novo nível a experiência gaming. Mas ao mesmo tempo, o design abraça éticas amigáveis dos criadores, algo que teve imenso sucesso na PS4. A ideia é que os programadores confortáveis com a actual consola possam começar a lidar facilmente com a PS5 e obter fácil acesso às novas funcionalidades CPU, GPU e de armazenamento.

Outro destaque da consola é o seu SSD, que promete eliminar completamente os loadings. O SSD da PS5 consegue carregar 2GB de dados num quarto de segundo. Em teoria, de acordo com o Digital Foundry, os 16 GB de RAM da PS5 podem ser carregados em apenas 2 segundos graças ao disco SSD extremamente rápido da consola. Este desempenho só é possível porque o SSD está "casado" com o processador principal da consola através de uma interface de 12 canais. Deste modo, o SSD entrega 5.5 GB/s de desempenho com um total 825 GB de armazenamento.

PlayStation 5 PlayStation 4
CPU 8x Zen 2 Cores a 3.5GHz (frequência variável) 8x Jaguar Cores a 1.6GHz
GPU 10.28 TFLOPs, 36 CUs a 2.23GHz (frequência variável) 1.84 TFLOPs, 18 CUs a 800MHz
GPU RDNA 2 personalizada GCN personalizada
Memória/Interface 16GB GDDR6/256-bit 8GB GDDR5/256-bit
Largura de Banda 448GB/s 176GB/s
Armazenamento intero SSD de 825GB personalizado 500GB HDD
Velocidades 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Comprimido) Aproximadamente 50-100MB/s (dependente da localização dos dados no HDD)
Memória expansível Porta NVMe SSD HDD interno que podes substituir
Armazenamento externo Suporte USB HDD Suporte USB HDD
Drive Óptica 4K UHD Blu-ray Blu-ray

PS5 - Todos os jogos Third-Party confirmados até agora

  • Godfall - um jogo role-play de fantasia focado em combates corpo-a-corpo na terceira pessoa e de caça ao loot. Está a ser desenvolvido pela Counterplay e será publicado pela Gearbox Software. Está previsto para o final de 2020.
  • The Lord of the Rings: Gollum - este jogo segue as aventuras de Gollum, à medida que a influência malfada do Anel e as remeniscências de Sméagol lutam pela sua mente. Está a ser desenvolvido pela Daedalic Entertainment e será lançado em 2021. As versões PS5 e Xbox Series X foram confirmadas no início de Janeiro.
  • Gods & Monsters - um jogo de acção / aventura baseado na mitologia Grega em que terás de salvar deuses gregos. Desenvolvido pela Ubisoft, ainda não tem data de lançamento anunciada. A confirmação da versão para a PS5, bem como outros títulos da Ubisoft, chegou numa conferência da Ubisoft com os seus investidores.
  • Tom Clancy's Rainbow Six Siege - mais um jogo desenvolvido pela Ubisoft. É o título mais recente da série de tiros Tom Clancy's.
  • Watch Dogs Legion - é o terceiro jogo da série Watch Dogs, desenvolvida pela Ubisoft. Neste jogo serás um hacker do grupo DeadSec e vais lutar contra o regime autoritário do Reino Unido.
  • Resident Evil Village - Resident Evil Village usa o RE Engine e o seu objectivo é levar para um novo patamar os jogos de terror, graças ao poder das plataformas de próxima geração e melhorias no motor.
  • Pragmata - Este novo jogo da Cpacom será lançado apenas em 2022. O primeiro trailer mostra um astronauta a explorar a praça de Times Square em Nova Iorque num estado completamente vazio.
  • Warframe - este é o primeiro jogo free-to-play confirmado para a PS5. No seu relatório financeiro mais recente, a Leyou Technology (que pertence à Digital Extremes, a produtora de Warframe), confirmou os planos de expandir Warframe para as consolas de próxima geração.
  • Quantum Error - É um jogo de acção e terror na primeira pessoa confirmado para a PS5 (e também para a PS4). Por enquanto ainda não tem data de lançamento.
  • MicroMan - Um jogo de acção e aventura focado num homem que durante o seu trabalho num laboratório é encolhido até ficar do tamanho de uma formiga.
  • Ghostwire Tokyo - Desenvolvido com a ajuda da Bethesda, Ghostwire: Tokyo é um jogo muito difícil de explicar, especialmente porque as suas mecânicas e habilidades vão muito além do convencional.
  • Project Athia - Desenvolvido pela Luminous Productions, Project Athia é um jogo de acção e aventura focado numa história entusiasmante, apresentado como a culminação da filosofia deste estúdio em criar gameplay fresco e único.
  • Oddworld: Soulstorm - As informações oficiais dizem que preserva o gameplay principal do jogo, expandido com novas funcionalidades que vão-se tornar relevantes para Abe, enquanto personagem.
  • GTA 5 - a Rockstar Games confirmou que GTA 5 chegará à consola de próxima geração da Sony numa versão melhorada e expandida. Além destas novidades na narrativa e gameplay, os jogadores que comprarem uma PS5 terão acesso gratuito ao GTA Online no lançamento da consola.
  • Hitman 3 - A IO Interactive anunciou Hitman 3 e confirmou que chegará em Janeiro de 2021. Por enquanto, o jogo foi apresentado para a PlayStation 5, mas acreditamos que terá versões para as actuais consolas nas quais os dois anteriores estão disponíveis, juntamente com versões PC e Xbox Series X.
  • NBA 2K21 - a 2K Games mostrou NBA 2K21 a correr na PlayStation 5 e a sua mensagem é simples, "prepara-te para gráficos e loadings de próxima geração." O teaser mostra-te o impressionante detalhe nos personagens, iluminação e animações, que prometem transportar para novos patamares a recriação do melhor basquetebol do mundo.

Dualsense - O novo comando da PS5

Contrariamente a todas as expectativas, o novo comando da PS5 não se chama Dualshock 5. O nome oficial do comando da PS5 é Dualsense e apresenta diversas mudanças comparativamente ao Dualshock 4, seja em design, esquema de cores e funcionalidades. Estas são as principais novidades do Dualsense:

  • Esquema de duas cores (branco e azul escuro)
  • Microfone embutido para permitir conversa sem headset
  • Feedback háptico para, por exemplo, sentires a diferença dos diferentes pisos em jogos de condução
  • Gatilhos adaptatívos (R2 e L2), para que possas realmente sentir a tensão das tuas acções, como puxar uma flecha num arco
  • USB Type-C
  • Botão Create substitui o botão Share

Confere o nosso artigo Dualshock 4 vs Dualsense - Quais são as diferenças do comando da PS5 para mais detalhes.

PS5 Retrocompatibilidade - Que jogos da PS4 serão compatíveis?

A PS5 será retrocompatível coma esmagadora maioria dos jogos da PS4, confirmou Mark Cerny, o arquitecto da consola. A vantagem de correr os jogos da PS4 na PS5 será melhorias no desempenho e resolução.

"Esperamos que os jogos retro-compatíveis corram com uma frequência superior na PS5 para beneficiarem de rácios de fotogramas mais estáveis ou superiores e resoluções potencialmente superiores. Estamos actualmente a avaliar jogo a jogo para descobrir quaisquer problemas que precisam de ajustes por parte dos criadores dos mesmos," disse Mark Cerny.

"Já testámos centenas de jogos e estamos a preparar o teste a mais centenas enquanto nos aproximamos do lançamento. Forneceremos mais detalhes sobre a retro-compatibilidade, juntamente com mais notícias da PS5, nos meses seguintes. Fica atento."

À procura de mais informação sobre a PS5? Então confere as nossas páginas com a as specs oficiais da PlayStation 5, os jogos confirmados para a PlayStation 5 e o que sabemos sobre o comando da PlayStation 5.

Salta para os comentários (64)

Sobre o Autor

Jorge Loureiro

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Conteúdos relacionados

Carrefour coloca preço na PS5 e Xbox Series X

A consola da Sony será a mais cara.

Editora indie diz que os jogos mais pequenos "não vendem nada na PS4"

"Depois disto, duvido que lançaremos outro jogo na PS4."

GTA Online será gratuito nos primeiros 3 meses na PS5

GTA 5 chegará na segunda metade do ano com melhorias gráficas e novos conteúdos.

PlayStation Plus perto dos 45 milhões de subscritores

Registou cerca de 3 milhões de subscritores em 3 meses.

Também no site...

Conferências Gamescom 2019 - Confere as datas e horas

O teu guia para o maior evento de videojogos do ano.

A Switch Lite tem melhor bateria

É ainda mais pequena e leve que o modelo original.

A Switch Lite não veio para substituir a 3DS

Enquanto houver procura, a velha portátil será suportada.

Anunciada a Nintendo Switch Lite

Exclusivamente portátil e mais barata.

Comentários (64)

Os comentários estão agora fechados. Obrigado pela tua contribuição!

Ignora piores comentários
Ordenar
Comentários