Se clicares num link e fizeres uma compra, poderemos receber uma pequena comissão. Lê a nossa política editorial.

ROG Zephyrus Duo 15 é o novo portátil topo de gama da Asus e vem com dois ecrãs

Tudo isto em apenas 2.1 mm de espessura!

A Asus apresentou hoje o ROG Zephyrus Duo 15, o seu novo portátil topo de gama que consegue integrar dois ecrãs num formato compacto.

Desenhado a pensar no gaming mas também nos consumidores que precisam de um portátil poderoso para produtividade, o ROG Zephyrus Duo 15 vem equipado com o melhor que há no hardware sem se exceder nas dimensões: tem apenas 2.1 cm de espessura e 2.4 Kg.

Os consumidores têm à escolha dois processadores - Intel 10th Gen Core i7-10875H ou Intel 10th Gen Core i9-10980HK - e duas placas gráficas - NVIDIA GeForce RTX 2070 SUPER e NVIDIA GeForce RTX 2080 SUPER.

Isto é complementado por memória 16 GB DDR4 3200 MHz de base, mas com expansão possível até 48 GB no total. No armazenamento o Zephyrus Duo 15 pode ir até 2 TB com dual NVMe SSDs em RAID 0.

O ROG Zephyrus Duo 15, assim como os restantes novos portáteis da ASUS ROG, têm a possibilidade de ser carregados por USB (até 65 W), eliminando assim a necessidade de levar o fornecedor de energia de 240 W para todo o lado (a bateria deste portátil é de 90 W).

Os dois ecrãs do ROG Zephyrus Duo 15

O ecrã principal do ROG Zephyrus Duo 15 é validado pela Pantone, tem 300 hz de taxa de actualização, 3 ms de tempo de resposta, resolução Full HD, e a possibilidade de trocar entre os modos G-Sync (que sincroniza a taxa de actualização do ecrã com a placa gráfica) e Optimus (um modo de economia de energia).

O segundo ecrã apresenta-se num formato de 14.09 polegadas e é Ultra HD, com taxa da actualização de 60 Hz e com capacidade touchscreen. O que é realmente interessante neste segundo ecrã é a sua aplicação e sistema de abertura. Mal abras o portátil, o segundo ecrã inclina-se para cima num ângulo de 13°.

Pegando nas próprias palavras da Asus, "Este movimento fluido é coreografado com cuidado pela dobradiça personalizada que escalona a subida do ecrã para evitar danos. Para reduzir a hipótese de haver contacto quando a tampa se abre, a dobradiça incorpora barras curvas deslizantes que atrasam a abertura do segundo ecrã."

Para que serve o segundo ecrã?

A utilidade do segundo ecrã vai depender do utilizador. Especificamente para videojogos, a ROG está a colaborar com produtores como a Techland para integrar o segundo ecrã em Dying Light 2. Os jogadores poderão conversar no segundo ecrã e trocar facilmente itens com outros jogadores.

Em adição, está a colaborar com a Overwolf para lançar downloads de aplicações para títulos populares como League of Legends, Fortnite e CS Go para que os jogadores possam consultar no segundo ecrã estatísticas em tempo real e recomendações.

O segundo ecrã também é útil para multitasking, sendo possível consultar o email e realizar outras tarefas enquanto o ecrã principal está ocupado. Para criadores de conteúdos, o segundo ecrã poderá ter atalhos para ferramentas de streaming, por exemplo.

Um sistema de refrigeração superior

A presença do segundo ecrã e da sua abertura traz um benefício para o ROG Zephyrus Duo 15. O Sistema Aerodinâmico Ativo (AAS) abre uma enorme entrada de ar quando o segundo ecrã levanta, melhorando o fluxo de ar.

Esta entrada de 28,5 mm criada pela abertura do segundo ecrã "aumenta o fluxo de ar até 30% em relação às implementações anteriores da AAS, melhorando o desempenho e colocando menos esforço no sistema de arrefecimento interno".

Optimizando ainda mais a refrigeração do portátil, a ASUS também cobriu o CPU com Liquid Metal da Thermal Grizzly, que regista melhores resultados do que a pasta térmica habitual. Este processo é delicado e normalmente feito à mão, o que obrigou a Asus a encomendar "equipamentos personalizados para automatizar o processo com precisão mecânica, e também desenvolveu uma vedação interna especial para evitar que o líquido vaze".

Falta saber o preço e a data de lançamento

A Asus informa que o ROG Zephyrus Duo 15 estará disponível em breve, mas não refere especificamente quando. O preço também permanece uma incógnita, mas foi nos dito que não vai fugir ao ASUS ROG Zephyrus S, que ronda os 3500 euros.

Sign in and unlock a world of features

Get access to commenting, newsletters, and more!

Related topics
Sobre o Autor
Jorge Loureiro avatar

Jorge Loureiro

Editor

É o editor do Eurogamer Portugal e supervisiona todos os conteúdos publicados diariamente, mas faz um pouco de tudo, desde notícias, análises a vídeos para o nosso canal do Youtube. Gosta de experimentar todo o tipo de jogos, mas prefere acção, mundos abertos e jogos online com longa longevidade.

Comentários